[ x ] Fechar

Falta de manutenção em ar-condicionado pode trazer riscos à saude

  • 26 de agosto de 2011
  • 5 Comentários

É comum as pessoas reclamarem que o ar-condicionado do trabalho ou de casa lhes causou resfriados. Essa ideia não está totalmente errada. O ar-condicionado foi feito para trazer conforto, mas se não houver limpeza e manutenção preventiva periodicamente, a exposição constante ao ar poluído pode trazer riscos à saúde, como gripes, alergias respiratórias, pneumonia, entre outros.

No primeiro vídeo o médico pneumologista, Marcelo Fouad Rabahi, fala à Tv Assembleia sobre os riscos da falta de manutenção do ar-condicionado. E no segundo, uma reportagem no Jornal da Alterosa mostra depoimentos de pessoas que já tiveram problemas em decorrência do ar-condicionado sujo.

Itens dos vídeos:

– a limpeza do filtro de nylon deve ser periódica, de preferência mensal

– o ar-condicionado do tipo dutado merece atenção maior, pois sem a devida manutenção pode ocasionar a Síndrome do Edifício Doente

– bactérias, fungos e ácaros são alguns dos micro-organismos que podem se instalar no ar-condicionado sujo

– tosse, resfriados, nariz irritado, sensação de secura constantes são alguns dos males causados

Vídeo 1

Vídeo 2

Veja também:

Vídeo: A manutenção do Ar Condicionado é importante

Vídeo: Cuidados com o Ar Condicionado

Vídeo: Retirando o filtro de nylon para limpar o ar condicionado split

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

5 Ideias sobre "Falta de manutenção em ar-condicionado pode trazer riscos à saude"

  • Comprei um ar condicionado split da marca continental,o mesmo libera um cheiro de óleo insuportável,não consigo dormir com o aparelho ligado ele suga o oxigênio e causa asfixia,solicitei um técnico e ele me sugeriu uma limpeza,segundo ele era resíduo de fábrica.Não resolveu faz 30 dias que estou com o ar e ainda não consegui usá-lo.Já deixei ligado com as janelas e porta e aberto e o cheiro não sai.É como se tivesse jogando óleo do motor para dentro da ventilação, segundo o técnico isso é impossível e não conseguiu solucionar o problema.

    • Olá Francisco.
      O aparelho ainda está na garantia dos três meses? Pois se estiver a fabricante tem a obrigação de trocar o produto.
      Você fez a instalação com uma assistência técnica autorizada? Pois isso é importante para manter a garantia do aparelho.

      Se desejar, pode entrar em contato com outra assistência técnica para analisar o problema. Se deseja indicação, acesse o Banco Nacional de Instalação.

      Agradecemos o seu contato.

  • Olá pessoal, sou técnico em sistemas de ar condicionado há mais de 20 anos, trabalho com manutenção e instalação.
    Temos um método de Higienização / Limpeza química em equipamentos de ar condicionado “Revolucionário” no qual não é necessária a retirada e desmontagem da unidade evaporadora (interna) para uma higienização completa da turbina, serpentina e bandeja, que antes só era possível com a retirada da evaporadora.
    Executamos este serviço com máxima experiência, caso você nunca tenha feito uma manutenção profunda em seu equipamento veja na apresentação como ele pode estar. (solicite apresentação por e-mail)

    Entre em contato e peça um orçamento sem compromisso:
    Claudinei ( dineisoliveira@hotmail.com) F-11-8574-7924