[ x ] Fechar

Como ser um profissional da climatização

  • 24 de janeiro de 2014
  • 30 Comentários

Técnico de Ar CondicionadoA climatização oferece muitas possibilidades de trabalho, sendo hoje um segmento com grande demanda por mão de obra especializada. No entanto, muitas pessoas têm a vontade de ingressar no ramo e não sabem como proceder. Neste texto vamos mostrar o procedimento necessário para se tornar um profissional do setor.

1º passo – Qual área dentro da climatização?
Primeiro de tudo, defina o que você quer fazer. A climatização é um segmento amplo. Os profissionais podem se especializar em diferentes áreas do HVAC, que são aquecimento (heating), ventilação (ventilation), ar-condicionado (air conditioning) ou refrigeração (refrigeration).

2º passo – Qual curso fazer?
Depois de definir qual braço da climatização será percorrido, é hora de iniciar o curso de capacitação. No mercado existem cursos técnicos de curta duração, cujos valores estão na faixa de 800 a 2500 reais, e também graduações de nível universitário. O valor da faculdade tem uma variação maior e varia de acordo com a instituição de ensino e curso selecionado.

Os cursos técnicos mais encontrados são:
o Projetos de climatização (Projetista)
o Técnico em ar-condicionado (instalação e manutenção de splits e janeleiros)
Profissional da climatizaçãoo Ar condicionado Solar
o Ar condicionado Automotivo
o Técnico em Refrigeração e Climatização
o Refrigeração comercial (câmaras frias)
o Refrigeração Industrial
o Refrigeração aplicada
o Mecânico de Refrigeração
o Automação Residencial
o AC central / Splitão / Self Contained
o Técnico climatização de grande porte (instalações comerciais e industriais)

Cursos Superiores que trabalham com a climatização
o Engenharia Mecânica
o Engenharia Civil
o Arquitetura
o Curso Superior de Tecnologia em Eletrotécnica
o Pós-Graduação em Engenharia da Climatização

3º passo – Mãos à obra – Autônomo ou empregado?
Feito o curso, o profissional já está apto para o trabalho. Neste momento ele tem duas escolhas: trabalhar como dono do próprio negócio de forma autônoma ou então ser contratado em uma empresa de climatização. Cada uma das opções tem seus pontos positivos e negativos, por isso, avalie qual melhor caminho a seguir. Lembrando que trabalhadores autônomos precisam ter um carro e um ajudante (ou sócio) para poder instalar e fazer as manutenções.

3º passo – Credenciado ou não?
Manutenção de ar-condicionadoCaso opte por ser um instalador autônomo ainda existem mais duas opções: se credenciar ou não junto à uma ou mais marcas de ar-condicionado. O credenciamento não é obrigatório. Existem ótimos profissionais autônomos que não representam nenhum fabricante e trabalham com todas as marcas normalmente. Contudo, quando o profissional faz parte de uma assistência técnica autorizada, poderá haver o aumento de trabalho, visto que é um fato determinante para alguns clientes na hora da instalação, manutenção e garantia.

4º passo – Como ser um agente credenciado?
Para ser um profissional autorizado de alguma marca, é preciso fazer a solicitação diretamente com a empresa desejada. Cada marca possui o seu sistema de credenciamento. Algumas o contato pode ser por telefone e outras solicitam por e-mail.

Veja neste link como ser um autorizado das 12 principais marcas no Brasil. Escolha a empresa e clique no link para verificar qual é o procedimento necessário.

5º passo – Divulgação dos serviços
Uma das ferramentas mais utilizadas para divulgação de serviços no setor é o Banco Nacional de Instaladores. Ele é o maior cadastro brasileiro de profissionais de HVAC, onde milhares de usuários pesquisam por técnicos em todas as regiões do país. O registro é gratuito e, hoje, conta com mais de três mil inscritos. Aqui neste link é possível o registro gratuito.

6º Passo – Mantenha-se atualizado
Independente de o profissional ser autorizado ou não, autônomo ou empregado, uma coisa é fundamental: estar sempre com os conhecimentos atualizados. Fique atento aos cursos e eventos que complementam o seu ofício. Além disso, mantenha uma postura ética, isto gera boas recomendações no setor.

Existe também a profissão de Consultor em Projetos de Climatização. A consultoria acontece quando o profissional tem bastante experiência e possui condições de investimento empresarial. Então ele atende um grupo de clientes fornecendo soluções personalizadas.

Cursos técnicos complementares
o Técnico Eletricista
o Conserto de Placas Eletrônicas
o Higienização e limpeza de sistemas
o Curso em Compressores
o Selecionamento de componentes técnicos
o Automação Industrial
o Gestão Empresarial e de Pessoas

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

30 Ideias sobre "Como ser um profissional da climatização"

  • Administrador onde eu encontro essa parte de tirar dúvidas no forum, não encontro em lugar algum, tem muitos links quebrados , se vc puder me orientar onde está essa parte !

  • Bom dia meu nome é Luan, gostaria de saber como é o mercado nessa área de refrigeração e climatização aqui em SP capital, sou formado na área de TI mas não estou encontrando os frutos esperados gostaria de saber sobre a área de refrigeração pois pelo q pesquisei e muito ampla tem a vantagem de trabalhar como autônomo, por favor se alguém puder me ajudar com minhas dúvidas sobre área e cursos ficarei grato

  • Olá,volto aki com mais uma dúvida,eu quero trabalhar sendo mecânico de ar condicionado split ,então eu achei um curso básico de 80 de instalador e manutenção de ar condicionado split,sendo que é 60℅ de horas praticas , será que estou certo em fazer o curso? Pra iniciar na profissão???

    • Olá Arthur,

      para se profissionalizar nesse setor, o ideal é realizar um curso técnico. Existem muitos cursos básicos de instalação de ar-condicionado, porém, eles não são tão completos. Nada lhe impede de fazer, mas ao longo da sua jornada poderão surgir muitas dúvidas, o setor é muito extenso, e a instalação e manutenção de ar-condicionado possui muitos detalhes que exigem uma boa qualificação.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá Meu nome é ARTHUR e gostaria de alguns conselhos,eu queria fazer o curso de mecânica em refrigeração mas não tem na minha cidade e é muito longe de onde tem, procurei alguns cursos na internet será que é viável fazer sem ser pelo SENAI?

    • Olá Arthur,

      existem escolas boas sim, sem ser o SENAI. Mas o ideal é pesquisar bem sobre a instituição e sobre o curso que escolher. Colocando o nome dela no Google é possível encontrar informações.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Jose,

      somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar-condicionado. Aconselhamos que entre em contato diretamente com a fabricante.

      Qualquer dúvida sobre ar condicionado estamos à disposição.

  • fico muito triste pois aqui em fortaleza a variedade de cursos na área é limitada, seria formidável se houvesse alguma palestra sobre climatização aqui.
    obrigado pelo espaço .

  • Sou técnico em eletrotécnica e trabalho com instalação de ar condicionados em uma empresa aqui na Bahia. Trabalho mais especificamente em Engenharia (Infraestrutura, dutadas e VRFs). Gostaria de saber se seria uma boa eu me tornar prestador de serviço (autônomo) na empresa a qual trabalho e ainda fazer serviços “por fora”?

    • Olá Ricardo,

      se você conseguir conciliar os dois trabalhos e ficar melhor financeiramente para você, não vemos problemas.

      Obrigado pelo contato.

  • muito bom as informações encontradas aqui nesta página
    gostaria de saber como encontrar um curso de conserto de placas eletrônicas ou pela internete ou na minha região em são luís no maranhão. pois e grande a necidade pra minha região aqui. desde já agradeço!

    • Olá Tatiane,

      sugerimos que entre em contato com o SENAI, acredito que eles ofereçam esse curso. O telefone é (31)3263-4200.

      Obrigado pelo contato.

  • gostaria de saber se e preciso ter autorização do Ibama para eu instalar gas 134a em ar condicionado de veiculos dentro de minha oficina de Funilaria Pinturae e Mecanica.
    Desde ja agradeço.
    Edvard.

    • Olá Antonio.

      Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
      Não ministramos cursos profissionalizantes, mas você pode acompanhar em nosso blog oportunidades as do setor na seção “Cursos e Eventos”.

      Cadastre gratuitamente para receber a nossa Newsletter. Clique no ícone “receba nossas novidades” no canto superior direito de tela.

      Agradecemos o seu contato.