Agora vai um recado para quem trabalha ou quer trabalhar na área de climatização: Chegou a hora de se especializar! O mercado vem crescendo, mas na contramão deste crescimento está cada vez mais difícil encontrar profissionais qualificados que atendam as necessidades das empresas.

Clique aqui e saiba de cursos e eventos em todo Brasil.


Buscar por novos aprendizados e por um constante aperfeiçoamento e atualização são pré-requisitos indispensáveis para o crescimento ou conquista de um futuro emprego.

A perspectiva de crescimento de 15 a 20% no mercado de climatização não interfere na dificuldade de obter uma mão-de-obra devidamente qualificada para o setor fazendo com que, na maioria das vezes, a procura das empresas por esses profissionais ultrapasse 60 dias.

A situação acontece no segmento de ar condicionado, ventilação, refrigeração e aquecimento. Mesmo com diversos cursos disponíveis na área, muitos não buscam um novo aprendizado. Segundo o presidente da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), Sérgio Helfensteller, existem outros fatores que agravam essa situação:

– O problema também é intensificado com a falta de capacidade dos próprios cursos. O aprendizado deve ser moderno, abordar assuntos atuais que possam preparar da forma mais adequada o profissional para o mercado – diz.

Disponibilizando dois tipos de cursos duas vezes ao ano (curso Mecânico de Refrigeração e Ar Condicionado e curso Instalação de Split) a ASBRAV prepara para o mercado e praticamente todos que fazem o curso já saem com um emprego assegurado.

Outro agravante que impede o crescimento desses profissionais é o nível de escolaridade, já que os cursos possuem como pré-requisito o ensino fundamental ou experiência comprovada na área. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006, 49% da população brasileira com mais de 15 anos possui no currículo menos de oito anos de escolaridade. Para quem deseja começar a trabalhar na área é preciso comprovar a educação básica.

Fica a dica: para garantir o seu espaço no mercado nada melhor do que se especializar e se manter atualizado. Se você gostaria de mais informações sobre o assunto, estaremos postando em breve mais dicas e notícias sobre cursos e assuntos relacionados ao mercado de trabalho. Envie suas dúvidas e sugestões para o nosso site!!

Fontes:
http://www.asbrav.org.br/conteudo/imprensa/noticia_modelo.asp?id=76
Imagem: http://fiepb.com.br/noticias/2010/04/19/senai_abre_inscricoes_para_curso_de_mecanico_de_ar_condicionado_e_refrigeracao