[ x ] Fechar

Mercado de climatização cresce, mas falta mão de obra qualificada

  • 13 de dezembro de 2010
  • 23 Comentários

Agora vai um recado para quem trabalha ou quer trabalhar na área de climatização: Chegou a hora de se especializar! O mercado vem crescendo, mas na contramão deste crescimento está cada vez mais difícil encontrar profissionais qualificados que atendam as necessidades das empresas.

Clique aqui e saiba de cursos e eventos em todo Brasil.


Buscar por novos aprendizados e por um constante aperfeiçoamento e atualização são pré-requisitos indispensáveis para o crescimento ou conquista de um futuro emprego.

A perspectiva de crescimento de 15 a 20% no mercado de climatização não interfere na dificuldade de obter uma mão-de-obra devidamente qualificada para o setor fazendo com que, na maioria das vezes, a procura das empresas por esses profissionais ultrapasse 60 dias.

A situação acontece no segmento de ar condicionado, ventilação, refrigeração e aquecimento. Mesmo com diversos cursos disponíveis na área, muitos não buscam um novo aprendizado. Segundo o presidente da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), Sérgio Helfensteller, existem outros fatores que agravam essa situação:

– O problema também é intensificado com a falta de capacidade dos próprios cursos. O aprendizado deve ser moderno, abordar assuntos atuais que possam preparar da forma mais adequada o profissional para o mercado – diz.

Disponibilizando dois tipos de cursos duas vezes ao ano (curso Mecânico de Refrigeração e Ar Condicionado e curso Instalação de Split) a ASBRAV prepara para o mercado e praticamente todos que fazem o curso já saem com um emprego assegurado.

Outro agravante que impede o crescimento desses profissionais é o nível de escolaridade, já que os cursos possuem como pré-requisito o ensino fundamental ou experiência comprovada na área. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006, 49% da população brasileira com mais de 15 anos possui no currículo menos de oito anos de escolaridade. Para quem deseja começar a trabalhar na área é preciso comprovar a educação básica.

Fica a dica: para garantir o seu espaço no mercado nada melhor do que se especializar e se manter atualizado. Se você gostaria de mais informações sobre o assunto, estaremos postando em breve mais dicas e notícias sobre cursos e assuntos relacionados ao mercado de trabalho. Envie suas dúvidas e sugestões para o nosso site!!

Fontes:
http://www.asbrav.org.br/conteudo/imprensa/noticia_modelo.asp?id=76
Imagem: http://fiepb.com.br/noticias/2010/04/19/senai_abre_inscricoes_para_curso_de_mecanico_de_ar_condicionado_e_refrigeracao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

23 Ideias sobre "Mercado de climatização cresce, mas falta mão de obra qualificada"

    • Olá Paulo,

      o mercado de climatização está sempre em ascensão, mas o ideal é procurar o Sebrae para se informar melhor e fazer um plano de negócio.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Danilo, o setor de climatização está sempre crescendo por conta das novas tecnologias que surgem todos os dias. É um ótimo ramo para investir e entrar sim, em qualquer lugar.

  • Ótima matéria!!!!
    gostei muito dessa matéria e achei super interessante a parte que aborta o grau de escolaridade e a falta de qualidade dos cursos, sou gerente de uma empresa que atua no ramo, e como a falta de mão de obra é grande, adotamos um meio de capacitar e qualificar nossos colaboradores.

  • Boa Noite;
    Estou interressado em constituir uma empresa de manutenção de ar condicionado na cidade de são de Paulo. Tenho algumas duvidas em relação a categoria em que me enquadraria inicialmente no que se refere ao nivel de razão empresarial junto ao simples nacional. Ex. neste caso a razão social se enquadra como empresa EPP ou ME? Quais são os valores considerando teto maximo para as categorias referidas.

    No aguardo de uma resposta ou caminho para obtela informaçoes.

    Luiz – Sp.

    • ola, gostei muito da matéria e gostaria de saber qual a maior dificuldade de trabalhar no ramo da refrigeração?
      falta de material?
      falta mão de obra?
      falta mais cursos em todo pais?
      falta oque?

      uma forte abraço
      luiz Eduardo.

      • Olá Luiz,

        recebemos diariamente mensagens de instaladores com pouco conhecimento. Acredito que essa seja a maior dificuldade. Cursos não faltam, cada vez mais instituições disponibilizam. Veja aqui.

        Obrigado pelo contato.

  • Gostaria de saber, como faço para ser um prestador cadastrado na área de instalação e manutenção nesta empresa, pois tenho uma equipe especializada neste seguimento.

    • Olá Evaldo.
      Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
      Para fazer o credenciamento você deve entrar em contato direto com o fabricante de sua escolha.
      Neste link você encontra informações separadas por marca para se tornar um autorizado.

      Além disso, você também pode fazer parte do Banco Nacional de Instaladores de nosso site. O cadastro é gratuito.

      Agradecemos o seu contato.

  • sou mecanico de refrigeração a mais de dez anos sofri um acidente e perdi tres dedos da mão esquerda mas sou bom na categoria gostaria de fazer parte de uma equipe para intalações e manutenção faço e concerto camera frigorifica o acidente não tirou minha força e dedicação mas agora tem coisae que no momento não posso fazer sozinho com sempre fiz mas gostaria de dividir minha experiencia com pessoas com enterese na area .

    • parabéns, Ronaldo

      eu também a 120 dias atrais passei por uma cirurgia no cérebro retirei um tumor de 5cm + ou – do tamanho de uma laranja. para ter que lembra e votar a milha vida normal tinha que ler ou ver tv, fiz a opção de fazer um curso de manutenção de central de ar acabo o curso esse mês mais estou muito feliz já estou trabalhando
      como autônomo.
      faça o mesmo que vc vai longe.
      Luiz Eduardo
      porto velho-RO.

  • Estamos entrando em contato para oferecer prestação de serviços, atendemos toda linha Brastemp e Consul, e trabalhamos com instalações e manutenções de condicionadores de ar split de todas as MARCAS.Com equipe formada de tres tecnicos e duas equipes de instalações de SPLITS.Todos com mais de 15 anos de experiencia em autorizadas.Priorizando a excelencia no atendimento ao cliente, oferecemos garantia de 1 ano do serviço prestado, atendimento e conclusão do mesmo com rapidez e qualidade. Além, de manutenção efetuamos instalações de side by sides com troca do filtro da água, instalações de lavadoras, secadoras, lava-louças, fogões, depuradores,coifas e coktoop. Nosso diferencial é o serviço prestado por profissional Técnico treinado por fábrica, dando total segurança e garantia do serviço com qualidade, e o principal sem retornos. Segue em anexo fachada de nossa empresa. Estamos situados na Edgar Pires de Castro, 156 lj 01 ao lado Inst.Ronaldinho Gaúcho
    Fone (051) 30856882
    Ipanema

    Att
    Simara Vasconcelos
    FAST SERVICE

  • Gostaria de saber como faço para tornar-me instalador credenciado de vossa marca, tenho experiência de dez anos em instalação e estou constituindo empresa com a finalidade de expandir meus negócios, tenho equipe de seis instaladores e gostaria de atingir este objetivo.

  • É, mas pelo menos aqui na minha região além da falta de profissionais, falta cursos de capacitação, estou enfrentando esse problema pra me especializar e trabalhar. Meio oeste de Santa Catarina é o fim do mundo mesmo =/