Atualizado em 26/03/2020 por Yuri Correa
Redação do WebArCondicionado

Quem não fica feliz quando pega um ônibus com ar-condicionado? É a chance de escapar do calor das grandes cidades brasileiras e ter algum conforto no caos dos transportes lotados do dia a dia.

E aqui vai uma curiosidade: são produzidos cerca de 8 mil ônibus com ar-condicionado todos os anos no nosso país. Acha pouco?

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Já imaginou como funciona o ar-condicionado no ônibus? – Imagem: WebArCondicionado

Hoje, nós queremos te explicar melhor como funciona o ar-condicionado para ônibus. E por isso nós fomos conversar com a Thermo King, empresa que é referência nesse tipo de instalação. Confira abaixo!

A Instalação de Ar-Condicionado para Ônibus

A instalação ar condicionado de ônibus é feita no teto, por fora ou direto na carroceria. No caso dos ônibus de viagem, a ventilação e a distribuição de ar no compartimento de passageiros são feitas por meio do bagageiro, aquela prateleira logo acima dos bancos que se costuma chamar de porta-pacote.

Em outros casos o sistema parece com o deu um split, sem tubos de ar. O compressor do ar condicionado é instalado no motor do veículo, e às vezes é necessário instalar um alternador no motor do ônibus para gerar energia para o ar-condicionado.

Onde Ficam os Tubos e as Saídas de Ar?

Como explicamos acima, nos ônibus de viagem e executivos os tubos de ventilação passam por dentro do suporte de bagagens e distribui o ar por pequenas saídas de ar. Já nos ônibus de transporte público, as canaletas passam em canaletas rentes ao teto, mas também acima dos bancos dos passageiros.

Essas saídas de ar normalmente podem ser abertas, redirecionadas ou fechadas manualmente pelos próprios passageiros. Nos modelos de ar-condicionado para vans e micro-ônibus esse sistema também funciona assim.

A Potência do Ar-Condicionado para Ônibus

A potência em BTUs desse tipo de ar-condicionado é feita a partir das dimensões internas do ônibus. Outra coisa muito importante levada em conta é a área envidraçada, por causa da incidência de sol e calor, que interferem na temperatura interna.

Normalmente um ônibus de transporte público urbano necessita de mais potência do que um ônibus de viagem rodoviário, por causa do abre e fecha das portas que deixa o calor entrar com maior facilidade.

A quantidade média de passageiros e o clima da região onde o veículo vai operar também são fatores importantes.

Instalado na Fabricação

Segundo a Thermo King, fabricante de ar-condicionado para ônibus, o melhor é quando o ônibus já sai da fábrica com o ar-condicionado. É possível fazer a instalação depois, mas também é muito mais caro.

Além disso, o ônibus que sai da fábrica equipado com ar condicionado, possui:

  • Isolamento térmico;
  • Tubulação;
  • Duto no porta-pacote;
  • Chicotes elétricos;
  • Compressor acoplado no motor;
  • Estrutura na carroceria para ar-condicionado;

Esses, entre outros, são itens necessários para que o sistema funciona de forma adequada. Se instalação é feita depois, quando o ônibus já está pronto, é preciso repensar e adaptar todo um veículo. E isso custa um bom dinheiro.

A Limpeza do Ar-Condicionado do Ônibus

A limpeza do ar-condicionado do ônibus deve ser feita, no máximo, a cada três meses (trimestralmente). Dependendo da quantidade de passageiros transportados e da intensidade de uso, a higienização deve ser feita bem antes.

A regiões onde o veículo anda também determinam a regularidade dessa limpeza. Locais com muita terra e poeira vão sujar o sistema de ar-condicionado bem mais rápido, por exemplo. Explicamos tudo sobre a limpeza do ar-condicionado para ônibus nesse link aí, basta acessar.

Vírus e Bactérias

Um sistema de ar-condicionado sujo pode juntar, proliferar e espalhar vírus e bactérias para todos os passageiros. É preciso ter muito cuidado na manutenção desses sistemas.

Quando há muita gente aglomerada dentro do ônibus com ar-condicionado, o ideal é sempre abrir as janelas e contar com a ventilação natural. Assim, evitamos o espalhamento de doenças e preservamos a qualidade do ar para toda a população.

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