Conheça uma casa construída com 600 tijolos solaresFoi construída na Colômbia uma casa com um sistema elétrico que funciona a partir da energia solar diferente de tudo que já vimos. A energia do Sol é capturada através de tijolos solares, colocados de forma estratégica entre os tijolos comuns que formam as paredes.

A construção faz parte de um projeto intitulado Helium, que é uma parceria entre a Universidade EAFIT, Marte e a empresa DynaCAD Technologies. Estão participando da pesquisa professores, alunos, Engenheiros, Designers de Produto e cientistas, um grupo de 25 pessoas.

A casa começou a ser construída em dezembro de 2015 e ficou pronta em março deste ano. Suas paredes possuem 600 tijolos solares que captam a luz do sol desde o nascer até o pôr. A energia gerada é suficiente para sustentar uma unidade de ar-condicionado, toda a iluminação, além de conectividade para carregar telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos entre 2.500 e 3.000 watts.

Estrutura do tijolo solar

A criação e desenvolvimento do tijolo solar iniciou em 2013 e ficou pronta em 2014. Ele é composto por duas partes. Um bloco de cerâmica que é a parte estrutural e a fotovoltaica, composta por uma tampa de material cristalino, com duas células que captam a luz do sol para produzir energia instantânea. As duas partes são interligadas em série e podem levar baterias de armazenamento de energia.

De acordo com o diretor do Grupo de Eletromagnetismo Aplicado (Gem) da Colômbia, José Ignacio Marulanda, os testes realizados nos tijolos mostraram resultados muito superiores aos exigidos pelas normas do país. O processo foi testado no laboratório da EAFIT e resultou na casa de 50 m².

Segundo os pesquisadores, “o conceito do tijolo solar é apenas a primeira parte de um projeto maior que irá gerar uma rede de energia, cuja dinâmica permite prestar serviços de gestão e conselhos para os usuários finais”.

Redação do Portal WebArCondicionado, com informações da EAFIT.