Apesar das garagens e estacionamentos cobertos, as oportunidades de deixar o carro no sol são frequentes, assim como o doloroso processo de voltar a ele e vê-lo transformado em um forno.

Para aliviar a alta temperatura no interior do veículo na falta de sombra, existem ações que podem contribuir para evitar que o calor se estabeleça com muita intensidade, como o uso de um bom para-sol ou anteparos para não deixar o volante e os bancos esquentarem demais. Mas depois de voltar para o veículo estacionado e encontrá-lo quente do mesmo jeito, será que não há formas de resfriar mais rapidamente o carro que ficou parado ao sol?

Para combater essa situação, vamos nos basear na premissa de que o ar dentro do carro estará mais quente do que o ar fora dele. Sendo assim, os passos a seguir podem ser úteis ao retornar ao carro escaldante.

Portas abertas
Com o carro ainda estacionado, escancare o bagageiro e as portas dos passageiros, mesmo que não haja vento nenhum. Parte do ar da sua estufa móvel vai naturalmente ser substituída pelo ar do ambiente.

Janelas
Ainda antes de entrar no carro, baixe todas as janelas, ou ao menos todas as que possam depois ser erguidas com o carro em movimento. Se o acionamento for manual e você estiver sozinho, talvez isso signifique baixar apenas a janela do motorista.

Ventilação
Se a ventilação do seu carro tiver uma função de Recircular, desative-a, caso contrário, você usará o ventilador do carro para soprar o ar interno já aquecido.

Ajuste de acordo
Regule seu termostato para a temperatura mais baixa possível, aponte o fluxo de ar para o interior da cabine ou a sua parte inferior (jamais para os vidros) e ligue na potência máxima. Essa instrução vale tanto para os carros dotados de ar-condicionado quanto para os que tiverem apenas ventilação.

Acelerando
Feche as portas e dirija por 1 ou 2 minutos, ainda com as janelas abertas. O movimento do carro, juntamente com o funcionamento da ventilação, ajudarão a expulsar o ar superaquecido.

Após completar o período, feche as janelas e adote sua posição normal de ajuste do termostato da velocidade da ventilação e da função Recircular.

Dica Extra: Técnica Japonesa
Como já noticiamos, um professor japonês diz ter inventado uma técnica simples, para aliviar o calor dentro do carro. Será que funciona?

Teste e comente aqui no blog!

Redação do Portal WebArCondicionado.