Você sabe o que é Ar condicionado Multi Split?

ar condicionado multisplit

Atualizado em 10/01/13

Os aparelhos de ar condicionado multisplit possuem um sistema moderno, com funções e filtros semelhantes aos tradicionais modelos split Hi-Wall, porém você pode ter duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora. A quantidade de evaporadora vai depender da capacidade da condensadora e de cada fabricante. Saiba  mais sobre evaporadora e condensadora. Clique aqui e compare preços de multisplits.

O multisplit é ideal para quem precisa climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo e dispõe de pouco espaço externo para a instalação da unidade condensadora. Pode ser instalado em residências, pequenos escritórios ou ambientes de médio porte.

A maior vantagem deste modelo é que todas as partes são independentes, ou seja, você escolhe quantas e quais evaporadoras deseja ligar. As unidades internas podem ser do tipo Hi-Wall, piso-teto, cassete e duto (dependendo do fabricante). Outro diferencial é que reduz o número de unidades externas, liberando espaço no exterior do ambiente.

Perguntas frequentes

“Posso comprar um split  hi-wall e depois mais evaporadoras para adaptar a um multisplit?”
Resposta: várias evaporadoras com apenas uma condensadora, sem que esta seja multisplit, pode ser que o aparelho acabe não refrigerando com eficiência. O ideal seria um split para cada ambiente ou um multisplit que tenha capacidade de refrigerar todos os ambientes ao mesmo tempo.

“O multisplit possui quantos compressores?”
Resposta: apenas um, já que é apenas uma condensadora.

“O multisplit gasta mais energia que o split convencional?”
Resposta: se não estiver de acordo com as necessidades do ambiente onde será instalado, sim, poderá ocorrer gasto desnecessário de energia.  Obs: os multisplits não possuem Selo Procel.

“É possível ter um multisplit com unidades de capacidades diferentes?”
Resposta: sim, é possível, vai depender do fabricante.

Os modelos que são encontrados com mais facilidade no mercado brasileiro são:

Ar condicionado Multi Split – Bi Split 18.000 btus (2×9000)
Ar condicionado Multi Split – Bi Split 24.000 btus (2 x 12000)
Ar condicionado Multi Split – Tri Split 36.000 btus (3 x 12000)
Ar condicionado Multi Split – Quadri Split 28.000 (4 x 7000)

Esses são alguns modelos, mas a potência pode variar de 18.000 Btus a 50.000 Btus, divididos em 2, 3 ou 4 partes internas, dependendo do fabricante.

Algumas fotos:

Ar condicionado Multi Split – Bi split:

Ar condicionado Multi Split – Tri Split:

Exemplos de instalação:


Mais vantagens:

- Controle remoto sem fio para cada unidade evaporadora;
– Melhora a estética;
– Compressor rotativo que proporciona um baixo nível de ruído e economia de energia;
– Economia com manutenção e instalação.

O que achou deste modelo? Deixe seu comentario para que nossa conversa possa continuar.

Você gostou desse conteúdo?

  • Links Patrocinados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

274 ideias sobre “Você sabe o que é Ar condicionado Multi Split?

  1. BOM DIA

    COMPREI UM APARTAMENTO E TO COM UM PROBLEMA DE ESPAÇO DE CONDENSADORA, SÓ POSSO TER UMA, POR ISSO ESTAREI FAZENDO A OPÇÃO PELO TRI SPLIT, AGORA GOSTARIA DE SABER O QUE QUESTIONAR REFERENTE A TUBULAÇÃO PRA VER SE POSSO INSTALAR ESTE APARELHO

    • Olá Lais.

      Acreditamos que, no seu caso, a melhor opção seja realmente optar pelo tri split. Quanto a tubulação, obviamente dará um pouco mais de trabalho que uma convencional, afinal são três evaporadoras, mas acredito que você não venha a ter problemas.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Cristianne,

      como você tem três ambientes de tamanhos bem diferentes, o aconselhado no seu caso é um aparelho independente em cada ambiente, caso o problema não seja espaço para as condensadoras(unidade externa). Pois você teria que adquirir um Multi Split com três evaporadoras(unidade interna) de capacidades iguais, o que não compensa, pois o ambiente de 26m² necessita mais do que o dobro de potência do que o de 7m².
      Veja aqui como calcular o número de BTUs necessários para cada ambiente.

      Obrigado pelo contato.

  2. Tenho procurado a algum tempo um dual-split ou bi-split de 9000btus para minha residência mas não encontro com facilidade esse modelo. Já encaminhei vários pedidos aos fabricantes para que exponham com maior facilidade de acesso esses modelos que não são tão comuns mas não consegui êxito. Peço a vocês que também nos ajude colocando com destaque maior que já tem, os modelos e fabricantes que possuem esse aparelho. Grato. Bianchi

  3. Um sistema multispltit com 03 unidades evapaoradas de 9.000 BTU’s quanto consome em watts cada evaporadora? é o mesmo consumo que um sistema normal?

  4. Boa noite,
    Gostaria de saber se é possível calcular a capacidade de um split para refrigerar 3 ambientes contíguos e interligados (2 dorms. e 1 estar íntimo) ou se é imprescindível o uso de multi-split ou de 3 equipamentos diversos. Repito a pergunta, pois meu e-mail saiu truncado no comentário anterior. Antecipo agradecimentos por sua atenção.

    • Olá Sérgio,

      não é o aconselhado usar um aparelho split para climatizar mais de um ambiente, pois:

      •O Ar não vai gelar por completo os demais ambientes, tenha isto em mente.

      •O ar gelado que sai do aparelho é mais pesado, logo, apenas uma determinada área nos cômodos ficará fresca. O resto vai ficar permanecer quente. Isto ocorre porque as moléculas de ar frio estão mais próximas uma das outras, fazendo com que o ar insuflado seja mais denso.

      •Você irá sobrecarregar o seu aparelho, pois ele estará trabalhando em dobro.

      •O equipamento não reconhece que tem dois ambientes para gelar. Ele só identifica que a temperatura solicitada não está sendo atingida.

      •A sua conta de luz irá aumentar, devido ao esforço do aparelho.

      •Sobrecarregando o aparelho, você está correndo o risco de ter manutenções antes do esperado.

      Obrigado pelo contato.

  5. Boa tarde, comprei um ar de 12 mil btus e gostare saber se posso instalar dois aparelhos aparelhos internos em apenas cobdesador, pois os comofos sao pequenos e nao vao der ligados ao mesmo tempoia ?

  6. Ola tive um problema na instalacao do meu ar condicionado. A tubulacao apresentou um furo bem na laje. Nao vou quebrar a lage para fazer de novo a tubulacao. Uma duvida. Tenho uma tubulacao compreta que sai da condensadora ate o split. Mas tenho que colocar em 2 quartos. Existe algo que posso fazer? Sem colocar outra tubulacao?

  7. Pretendo comprar um Ar condicionado Multi Split – Bi Split 24.000 btus (2 x 12000) para atender a uma sala de estar com 30 m2 e três quartos com um total de 27 m2.

    Imagino o seguinte esquema de utilização do Ar condicionado : Durante o dia desligo o Split que atende aos quartos e durante a noite inverto a operação, climatizando os quartos.

    Isto é possível ? Posso manter um Split desligado e outro ligado? Existe algum inconveniente neste procedimento ?

    Agradeço retorno.

  8. Realmente os Multi Split, são ideais para instalação em múltiplos ambientes ou ainda, locais com pouco espaço para instalação da unidade condensadora. Com isso é possível climatizar os ambientes mesmo sem ter espaço suficiente.

  9. Olá, tenho um bi-split de 18.000 da eletrolux, porém a condensadora ocupou quase toda a minha sacada, é possível trocar por 2 condesadoras de 9.000?
    Obg

  10. Sou mecânico principiante e nuca efetuei uma montagem de split dupla agora estou com uma usada para montar que está com uma parte da tubulação e em uma da extremidade tem um capilar de aproximadamente 1/8 é normal precisa de um capil5

    • Olá Zenaldo.

      Sua dúvida é bastante técnica e infelizmente não temos este tipo de informação.
      Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar. Ou então tente uma opinião de outro colega do setor, pesquisando pelo Banco Nacional de Instaladores.

      Agradecemos o seu contato.

    • Olá Evandro,

      o multi split pode ter duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora. A quantidade de evaporadora vai depender da capacidade da condensadora e de cada fabricante. As partes são independentes, ou seja, você escolhe quantas e quais evaporadoras deseja ligar.
      Para saber informações técnicas sobre como instalar, sugiro que acesse o Fórum do Ar Condicionado e compartilhe sua dúvida para que algum profissional técnico consiga lhe ajudar.

      Obrigado pelo contato.

  11. Não entendi muito bem a explicação do sistema multi-split. Minha casa tem 3 quartos mas só uso 2 quartos de vez e quando. Quero ter a possibilidade de refrigerar todos 3 ambientes “eventualmente”, mas não sempre simultaneamente. É possível desligar 1-2 evaporadores quando não estão em uso?

    • Olá.

      Sim, você liga apenas a evaporadora que vai usar no momento. Não é necessário ligar as três ao mesmo tempo.
      “A maior vantagem deste modelo é que todas as partes são independentes, ou seja, você escolhe quantas e quais evaporadoras deseja ligar.”

      Obrigado pelo contato.

  12. Gostei do site ajuda muito a tirar duvidas, mais ainda preciso saber se eu comprar uma condensadora de 48 000 BTUS sistema split hi wall e 02 evaporadoras de 12 000 BTUS e 01 de 24 000 BTUS eu posso liga-las a condensadora como se fossem uma multsplit? se não o porque? o que diferencia uma condensadora modelo split, de uma multsplite sendo ambas da mesma potencia?

    Desde de já obrigada fico no aguardo.
    Amanda Souza

    • Olá Amanda.

      Sim, é possível, mas dependerá do fabricante. Sugiro que você poste sua dúvida, com a marca, no Fórum, afim de que alguém usuário técnico possa contribuir com seu questionamento.

      Obrigado pelo contato.

  13. gostaria de fazer um curso de mult-split,mais não encontro um curso legal,poderiam me indicar um.estou precisando muito,desde já agradeço pela compreenção e atenção.forte abraço a todos

    alexandre salles

    • Olá Alexandre.

      Os cursos não são oferecidos por nós, por isso, só sabemos quando eles irão ocorrer quando somos avisados pelas entidades.

      Para saber dos cursos você pode acompanhar em nosso blog oportunidades as do setor na seção “Cursos e Eventos”. Cadastre gratuitamente para receber a nossa Newsletter. Clique no ícone “receba nossas novidades” no canto superior direito de tela.

      Agradecemos o seu contato.

  14. Pingback: O que é um Ar condicionado Split? | Tudo Sobre Ar Condicionado

  15. Tenho um Bi-Spli de 18mil BTUs (2×9000)
    Porém estou mudando o escritório e terei espaço somente para uma saída. É possível ligar este aparelho e ter uma potência de 18mil btus? Para aproveitar o aparelho que já tenho?

  16. Tenho uma duvida. No caso dos ar condicionados multi-split, a diferenca de consumo entre ter uma unidade evaporadora ligada e duas ligadas deve ser pequena, nao, pois o compressor esta ligado de qualquer maneira?

    • Olá Célio.

      Exatamente. E também, por que no caso de uma unidade desligada, o ar é enviado até ela, onde “no meio do caminho” percebe-se o “caminho fechado” e o ar não é liberado.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Anderson.

      Somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Não vendemos nem instalamos aparelhos.

      Acesse aqui para fazer a cotação. Utilize os filtros para escolher modelos, marcas e potências desejados. Nosso comparador lhe indicará melhores preços e lojas online para efetuar a compra na internet.

      Após isso, encontre em nosso Banco Nacional de Instaladores profissionais em todas as regiões para instalar seu aparelho.

      Agradecemos seu contato.

  17. GOSTARIA DE SABER SE TENHO QUE COLOCAR UM PONTO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA LIGAR A CONDENSADORA E OUTRO PARA LIGAR A EVAPORADORA E PARA UM AMBIENTE DE 17m2 QUANTOS BTUS? EXISTE SPLIT EM 110V. PARA ESTA AREA? OBRIGADO!

  18. Tenho 1 ambiente de 9 e outro 21 metros quadrados.
    Gostaria de comprar split, inverter, quente e frio.
    O multi split distribui os btus necessários p/ cada ambiente de acordo c/ tamanho?
    Unidades internas funcionam independetes?
    Neste caso 9m+21m qual tamanho e modelo devo comprar?

    • Olá Valdecir.

      Os multi-split que existem no mercado são com potências idênticas pré definidas, no caso se você comprar um de 24000, por exemplo, serão 12000 em cada evaporadora. Sempre são potencias iguais. As empresas Fujitsu e Daikin fazem aparelhos multi com potencias diferentes, mas apenas por encomenda, através de seus representantes. Se julgar esta a melhor opção, entre em contato com as marcas. Para saber quantos BTUs são necessários para seus ambientes, consulte nossa calculadora e faça o cálculo.

      Agradecemos seu contato.

  19. Bom Dia! Excelente apresentação…
    Possuo no meu apartamento espera com tubos (completos, cobre etc) já passados para dois ar Split. Se comprar um bi split, a condensadora possui instalação para receber as duas tubulações para instalação? ou precisa refazer a passagem dos tubos para instalação?
    Muito Obrigado.

    • Oi Darlan. A condensadora de um bi split está apta para duas tubulações, no entanto, você deve chamar um profissional do setor para verificar as pré-instalações antes da chegada do aparelho. Isto vai evitar possíveis problemas. É um procedimento necessário, conforme está publicado neste texto.
      Obrigado pelo contato.

  20. Olá, tenho uma rede bifásica de 50 amperes, com 1 ar condicionado 12.000 btus/220v já instalado. Gostaria de instalar mais 1 ar condicionado multi 2×9.000 btus/220v para 2 quartos. No caso e a rede bifásica aguenta ou tenho que trocar por uma trifásica.

    Obs: o restante dos eletrodomésticos da casa são de 110v.

  21. Boa noite, eu gostaria de saber qual a quantidade de BTUS que devo usar instalando um tri Split para uma sala de 4×4 um quarto de 4×3 e outro quarto de 3×2,70.

    • Oi Marino. Você deve fazer o cálculo de cada ambiente separadamente. Após saber isso, você deve escolher se vai comprar um trisplit pronto num loja ou se vai escolher ele sob encomenda com um representante. Nas lojas eles já vêm com as potências pré-estabelecidas (ex tri 21 mil BTU – 3 evaporadora de 7 mil BTU). Recomendamos a Fujitsu ou a Daikin para encomendar com potências diferenciadas.
      Obrigado.

  22. Se eu comprar um multi split posso ter temperaturas diferentes em ambientes diferentes. Por exemplo 22 graus em um ambiente e 24 graus em outro ambientes, como se comporta a unidade compressora nessa situação de temperaturas diferentes.

  23. Gostaria de saber se a unidade condensadora poderia ser instalada no sotão para efeito estetico, uma vez que todos os evaporadores ficariam abaixo da linha da laje (quartos).
    O meu sotão tem um pe direito bem alto, sendo uma casa de praia não sei se o condensador poderia ser instalado devido ao calor acumulado pelo telhado

    • Oi Cesare. A condensadora deve ser instalada em um ambiente aberto para que o ar quente possa ser liberado. Acredito que a eficiência será comprometida ao instalar as unidades dentro do sótão.
      De qualquer forma, recomendo que chame um profissional técnico para ver o seu caso.
      Obrigado.

    • Oi José. Neste caso seria um aparelho bisplit. Você não pode fazer esta adaptação, somente comprar o aparelho pronto.
      Sugerimos este modelo quando o usuário tem restrições com a fachada. Caso contrário dê preferência para dois split convencionais.
      Leia mais aqui.

  24. -Tenho 2 avaporadoras de split HW normal (mono, digamos assim), posso usar estas evaporadoras para instalar e usar em um bi split?

    -Se eu estiver usando uma evaporadora ou as duas ao mesmo tempo, o consumo elétrico do bi split será o mesmo? Obrigado.

    • Olá Carlos.

      Não há uma regra. depende da quantidade de BTUs, o local onde você comprará, entre outros.

      Faça uma busca através do comparador clicando neste link e tenha todos os aparelhos e modelos disponíveis nas lojas online.

      Agradecemos seu contato.

      • boa tarde, obrigado pela atenção. o primeiro comodo tem 30 metros quadrados, o segundo 10 metros quadrados. duvida é multi-split ou 02 de janela. E a diferença dos comodos é que me causa duvidas.espaço pequeno no quarto e grande na sala.o que fazer?

        • Oi Carlos. Recomendamos o multisplit em últimos casos, pois se estragar uma unidade você ficará sem climatização nas duas peças. Instale dois janela que serão mais efetivos. Utilize a calculadora de BTU pra definir a potência de cada ambiente.
          Obrigado.

    • Li todos os comentários e ainda assim não entendi como seria possível, pelo esquema apresentado acima, esconder as tubulações do multisplit num apartamento. Por fora impossível passar por ferir estética do prédio, por dentro como seria escondida a tubulação? quais são as soluções estéticas. há um site onde se pdoe ter exemplos?

      • Oi Lia. Em alguns casos, é possível “esconder” a tubulação com a utilização de sancas de gesso ou então, existem prédios que já fornecem as pré-instalações prontas. Leia mais informações aqui.
        Um arquiteto encontra uma maneira para resolver este problema.
        Obrigado pelo contato.

  25. Olá! Pelas restrições de espaço para condensadora, vou optar pelo sistema Tri-split em meu apartamento (2×9000 + 1×18000), suíte, quarto e sala. Gostaria de saber se posso adquirir num primeiro momento a condensadora multi e apenas uma evaporadora para a sala. Sendo que no futuro colocaria as outras duas. Ou isso varia de acordo com o fabricante? Muito obrigado!

  26. ola meu nome e fabio tenho um york de 24000 bt gostaria de saber como faço p/ por em mas um quarto se quero saber si posso comprar so o split e por no outro quarto e si vcs tem p/ vender

    • Oi Fábio. Não é possível adaptar splits para multisplits. Eles são definidos quando saem de fábrica.
      Além disso, nós não vendemos aparelhos. Nós somos um comparador de preços.
      Faça sua cotação aqui selecionando os filtros.
      Obrigado.

  27. Amigo, gostaria de saber se posso comprar uma condensadora de 18,000 btus e adaptar em 3 evaporadoras de 7000btu para refrigerar tres pequenos quartos paralelos, com distancia total de tubulação de no maximo 8 metros. cada quarto possui 2,70 de largura por 3 de cumprimento.

  28. Bom dia,

    Poderia me esclarecer a seguinte dúvida. Usando um bisplit, com uma saída para o quarto e outra para a sala, o funcionamento é simultâneo, ou posso apenas ligar no ambiente em que eu estiver?

    Grata
    Luciane

  29. Gostaria de instalar um bi-split no meu apartamento, em dois quartos. Porém pelas normas do condomínio não posso colocar a condensadora do lado externo do prédio, gostaria de saber se há a possibilidade de deixá-la na lavanderia?
    E, ainda saber se existe bi-split de 14.000 Btus, pois em média cada quarto tem 30 m², seria o suficiente?
    Preços, poderíamos ter um valor por aqui ou é necessária visita técnica?
    Obrigada,

    • Oi Kleine. Primeiramente informamos que não vendemos aparelhos. você pode adquirir seu bisplit por meio deste link.
      E tenha em mente que a condensadora deve estar num local onde a troca do ar posse ser realizada. Se houver circulação, você pode colocá-la na lavanderia.
      No link que lhe enviamos você confere bi split de 18 mil BTUs (dois de 9 mil BTU cada)
      Obrigado pelo contato.

  30. Boa noite. Tenho uma dúvida. Pretendo colocar um ar multi split quente e frio. Quero refrigerar dois ambientes (quarto e sala). Calculando em BTUs, no quarto vou precisar de 19.000 BTU e na sala 22.000BTU. .Minha pergunta é a seguinte: Utilizando uma unidade condensadora para 24.000, poderia usar um de cada vez sem problemas? Não iria ligar os dois juntos. Ou irei precisar de 2 aparelhos distintos?
    Aguardo resposta. Obrigado.
    Paulo

    • Oi Paulo. Não Pois a potência dos multisplits é dividida entre as unidades internas e foram feitos para serem usados simultaneamente. Por exemplo; um bisplit de 18 mil BTU possui duas evaporadores com 9 mil btu cada. Mesmo uma delas estando desligada, a potência da unidade ligada será 9 mil btu.
      O ideal é você optar por dois aparelhos distintos.
      Obrigado pelo contato.

    • David. O bi split é um pouco mais caro do que dois aparelhos convencionais. Esta diferença existe pois o aparelho reúne dois sistemas em uma condensadora só. E quanto à instalação, ela também tem um preço diferenciado. Não posso lhe passar média de valores, pois eles mudam de acordo com o local da instalação.
      Recomendo que fale com algum profissional do setor para saber preços. Acessa o Banco Nacional de Instaladores.
      Obrigado pelo contato.

  31. É possível colocar uma condensadora de 9000 btus com sistema tri e manter uma temperatura de 25 graus nos três ambiente e o gasto de energia triplica ou é a mesmo que o consumo de um só ?

    • OI Dorivaldo. Os aparelhos multisplit vão gastar energia correspondente à sua operação. Três evaporadoras ligadas gastam mais do que uma apenas.
      obrigado pelo contato.

    • Olá Lucas.

      Geralmente o multi split é comercializado com evaporadoras de mesma potência. A Fujitsu faz aparelhos multi split sob medida, o indicado seria fazer uma consulta com a marca.

      Agradecemos seu contato.

  32. Olá! Gostaria de saber se é possível instalar um ar condicionado multi split (tri split) com capacidade de 48.000 btus em um ônibus. É possível instalar a condensadora na posição horizontal (deitada).
    A idéia é instalar um alternador extra de 200 amperes com duas baterias que geram juntas 24 volts mais uma inversora para transformar os 24 volts em 220 volts. Caso seja possível estarei assim economizando diesel e não perdendo potência do motor já que um ar condicionado original afeta diretamente esses dois itens e também terei uma maior eficiencia de refrigeração.
    Atenciosamente,
    Jayro C. Rodrigues
    Itaturismo.

    • Olá Jayro.

      Não é o recomendado o uso de ar-condicionado residencial em ônibus e sim os especifico, que tem como revés estes problemas que você citou. Confira nesta postagem algumas informações.

      Agradecemos seu contato.

    • Amigo, eu andei conversando com meu irmão um assunto como esse. Só que para economizarmos a ideia era colocar painéis solares no teto do veículo, Aí sim tu iria ter uma verdadeira economia, isso pq a energia desses paineis já vem em Corrente contínua e há dessa forma não há perda alguma de eficiencia (comparando com o fato de ter que ficar transformando energia… só nisso se perde muito!). Aí para tu não gastar muito inicialmente poderia apenas faze-lo funcionar durante o dia. Já que para ter energia à noite tu iria precisar investir um pouco mais em baterias. Boa né?

      • Olá Felipe.

        Realmente é uma boa ideia. Mas, recomendamos que caso for executar de fato seria interessante ser auxiliado por um profissional técnico.

        Agradecemos seu contato.

    • Olá José.
      Se o compressor parar todas as unidades internas também irão parar.
      O multi split consistem em uma unidade externa para mais de uma unidade interna.
      Att,

  33. Queremos retirar todos os ar condicionados antigos da fachada do prédio, substituindo-os e colocá-los na laje de cobertura, deixando na parte externa apenas um tubo para condução da tubulação.
    O prédio possui 6 andares e duas salas de 90 m² cada.
    Pergunto é possível devido a distância ?

    • Olá Manoel.
      Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Recomendamos que chame um profissional técnico para avaliar a situação. Caso precise de indicação, neste link você acessa o Banco Nacional de Instaladores. Filtre pela sua cidade para encontrar profissionais mais próximos de sua localidade.
      Agradecemos o seu contato.

      • ola .pessoal apenas um comentario tecnico,logico que o consumo sera maior pois esse tipo de equipamento possui 2 compressores que por sua ves quando atingem a temperatura adequada ele desliga e após liga quando a ganho de calor no ambiente a ser condicionado,neste momento ocorre um pico de energia quando de seu acionamento, imagine 2 compressores em tempos diferentes acionando .porem graças aos engenheiros fora criado um sistema no qual o compressor permanece ligado de acordo com a necessidade de refrigeração do ambiente otimo, porque nao havendo pico de energia aoligar e desligar o compressor não há consumo elevado.procure se informar mais sobre este sistema;espero ter colaborado em termos tecnicos com os senhores e senhoras até mais.

        • Olá Roberto. Obrigado pelo seu comentário.
          A tecnologia inverter atua da forma como você descreveu. Você está se referindo à ela?
          Att,

          • bom dia,realmente é este sistema o inverter, interessante, e inteligente e ja comparado em relação a redução de consumo de energia, e automaticamente refletindo no bolso do consumidor.já conseguimos dimunuir o ruido,com atroca de sistema de compressor hermetico,por rotativo,tamanho do mesmo,diminuindo o peso do equipamento que anteriormente 4 pessoas seria ideal para movimentar uma condensadora hoje 2 e suficiente e agora preoculpado com o consumidor o sistema inverter, creio que com perguntas e soluçoes chegaremos logo em mais beneficios tanto para o consumidor quanto para os refrigeristas

  34. Em um aparelho tri-split vou precisar de um ponto de tomada para cada evaporador + um para o condensador? Ou apenas um ponto de tomada para o condensador?

      • tenho uma condensadora eletrolux 12 mil btus e uma evaporadora de 9.000 btus do mesmo fabricante e possivel fazer a instalaçao e vou ter alguma imcompatilidade atenciosamente neuza

        • Olá Neuza.

          Não é recomendado, reduziria a vida útil dos aparelhos. O correto é que sejam da mesma potencia e com o mesmo ciclo.

          Obrigado pelo contato.

    • ola eduardo, troquei um compressor de um bi splite a alguns dias e observei apenas 01ponto para o condensador porque sao interligados os componentes elétricos entre si com placas eletronicas que comandam os as evaporadoras individualmente,creio que como os compressores do bi nescessitam de 02 capacitores para impulsionalos na hora da partida deva haver mais um capacitor;para o trija que os compressores trabalham individualmente, tambem sendo assim seus componentes; evap,condens,capac,devemos ter os capacitores carregados porem energizados po uma unica fonte.desculpe talves esteja enganado,mas falo do bi splite,se nao houver resposta a sua pergunta irei pesquisar e retornarei até la.

  35. os multisplite possuem mais de um compressor sim

    Perguntas frequentes

    “Posso comprar um split hi-wall e depois mais evaporadoras para adaptar a um multisplit?”
    Resposta: várias evaporadoras com apenas uma condensadora, sem que esta seja multisplit, pode ser que o aparelho acabe não refrigerando com eficiência. O ideal seria um split para cada ambiente ou um multisplit que tenha capacidade de refrigerar todos os ambientes ao mesmo tempo.

    “O multisplit possui quantos compressores?”
    Resposta: apenas um, já que é apenas uma condensadora.

    • Para se instalar um mult split é da mesma forma da instalação de um split normal, sendo que, deveremos fazer a distribuição nos terminais. Estou certo assim? Ou tem que fazer um ponto de luz para cada compressor? Ainda sou leigo no assunto. Estou começando agora!!!

  36. gostaria de saber se o consumo do multisplit é equivalente a um split, ou dois split, ou mais caro?
    quantos Btus seria necessarios para dois quartos pequenos do multisplit.

    • Quero entender melhor sobre o consumo,
      entre dois splits de 9000 btus e um bi.split (p/ dois ambientes), qual seria mais caro ? Ou iseria equivalentes?

      • Olá Shirleny.
        O consumo do multi split é maior do que aparelhos convencionais, mesmo quando uma das unidades estiver desligada. Ele é um aparelho bom, porém é recomendado em casos onde existam restrições com a unidade externa na fachada predial.
        Geralmente as fabircantes já pruduzem equipamentos com potências pré-estabelecidas, como um bi split de 21 mil BTUs. Dae divide-se este por cada uma das duas evaporadoras. Pelo que sabemos, a Fujitsu é uma marca que faz equipamentos encomendados.
        De qualquer forma, Você deve dimensionar cada quarto separadamente, em seguida some os BTUs para saber a potência do aparelho multi split. para isso acessa a Calculadora de BTUs.

        Veja neste outro link os produtos bi split disponíveis na internet.

        Obrigado pelo seu contato.

  37. Boa tarde, O ar Mult Split, funciona de forma independente? Cada evaporadora possui o seu próprio controle remoto e caso queira ligar somente uma unidade da evaporadora? atenderia ?

    • Olá Cristiano. Sim. exatamente isto. Você tem a liberdade de ligar evaporadoras independentemente. Isto ficará ao seu critério.
      obrigado pelo contato.

  38. É possível transformar um ar condicionado central em multi Split? Isso acabaria com o problema atual que tenho em meu consultório de não poder individualizar a temperatura nos diferentes ambientes.

    • Olá Thiago.
      Sim você pode fazer esta instalação, porém não é o aconselhado. Você deve ter alguns aspectos bem claros, veja abaixo:

      • Sim, o técnico tem razão. O Ar não vai gelar por completo os dois quartos.
      • O ar gelado é mais pesado, logo, apenas uma determinada área nos quartos ficará fresca. O resto, vai ficar quente.
      • Você irá sobrecarregar o seu aparelho, pois ele estará trabalhando em dobro.
      • A sua conta de luz irá aumentar consideravelmente, pois o aparelho precisa gelar os dois ambientes.
      • O equipamento não reconhece dois ambientes. Ele só identifica que a temperatura solicitada não está sendo atingida.
      • Sobrecarregando o aparelho, você corre o risco de ter manutenções antes do esperado.

      Recomendo que leia este post, pois ele irá lhe tirar muitas dúvidas.
      Obrigado pelo contato.

    • Olá Henrique.
      Somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Não vendemos nem instalamos aparelhos.

      Acesse aqui para fazer a cotação. Nosso comparador lhe indicará melhores preços e lojas online para efetuar a compra.

      Após isso, encontre em nosso Banco Nacional de Instaladores profissionais em todas as regiões para instalar seu aparelho.

      Agradecemos seu contato.

      • Bom dia,

        Tenho um quarto/sala. Estou à procura de um ar-condicionado com a tecnologia inverter, principalmente para o quarto. Descobri agora a possibilidade de ter 2 saídas de ar (multi-split) e pensei que seria interessante colocar a uma saída na sala também. A minha dúvida é: existe no mercado um ar-condicionado com 2 saídas que utiliza essa tecnologia inverter? Qual a média de preço? Aproveito a oportunidade para perguntar se recomenda alguma marca específica. Já tive Consul e gostei muito. Não gostei da Electrolux.

        Desde já, agradeço a atenção.

        • Olá Luiz. Obrigado pelo teu contato.
          Vamos por partes:
          *Sim, você pode adotar um multi split bi (com duas unidades evaporadoras)
          *Sim, existem multi splits com inverter. Todos os equipamentos da Fujitsu contem com esta tecnologia. Entretanto, no momento, as lojas online não estão vendendo modelos bi da Fujistu. Veja no link do comparador as marcas que estão disponíveis.
          *Os modelos multi consomem mais energia, mesmo quando somente uma evaporadora está ligada.
          *Estes modelos são recomendados para ocasiões onde exista restrições com a unidade externa (ex. prédios e condomínios).
          *Se tiveres a possibilidade, é melhor que instale dois aparelhos separadamente.
          *Marcas de split que são bem comentadas pelos nossos leitores: Samsung, LG, Fujistsu, Hitchi, Carrier e Gree.
          *A tecnologia inverter é aconselhada onde o usuário vá usar por longos períodos o aparelho. E o local deve ter uma variação de temperatura.
          *Este post irá lhe ajudar a escolher o ar condicionado ideal.

          Att,

  39. BOA TARDE,

    NO CASO DE COMPRAR UM AR CONDICIONADO BI-SPLIT DE 18.000 BTU (LIGADOS EM 2 SALAS DIFERENTES), QUANDO A EVAPORADORA DE UMA SALA ESTIVER DESLIGADO E A OUTRA EVAPORADORA LIGADA POSSO CONSIDERA-LA COMO 18.000 BTU. É TRANSFERIDO A POTENCIA PARA O QUE ESTÁ LIGADO?

    SE LIGAR SOMENTE 1 TENHO 18.000 BTU E SE LIGAR OS DOIS TENHO 9.000 BTU PARA CADA. É ISSO??

    OBRIGADO

    • Olá Filipe.

      Recomendamos o uso de dois condicionadores de ar ao invés de um Bi-Split pois o se manter apenas uma evaporadora ela não estará funcionando em 9.000 BTU’s, como seria o esperado, mas numa carga maior, aumentando os custos de energia.

      Agradecemos o seu contato.

  40. Bom Dia. tenho um Ar Condicionado Split 12000 BTU/s Quente/Frio 220V Samsung Max Plus na sala
    ele é normal, gostaria de saber, se que da para adaptar uma unidade interna nele para um quarto colocando canos até o quarto, (unidade interna de 7 ou 9 BTU,s. obrigado.

    • Olá Evandro, as adaptações só são indicadas apenas em casos onde o aparelho seja convencional e com as mesmas especificações, tipo potência e ciclo.
      No seu caso recomendamos que instale outro aparelho.
      obrigado pelo contato.

  41. Eu comprei um Bisplit da fujitsu para a seguintes configuração
    Condensadora de 18.000 Btus para atende uma evaporadora de 7. Btus e outra de 12.000 Btus
    Mas não esta atendendo a cargas termica de 12.000 , não é falta de gas e nem ligações eletrica invertida. como faço para descobrir sendo que na condensadora foram startup como 2 x 9.000
    mas a evaporadora atende de 7 a 9 e a outra de 12 a 18 Btus
    como faço para mudar isto, como recolho o gás desta maquina

    Claudio Castro
    Castro Instalação Ltda
    Tel. 9 85800024

    • Olá Cláudio. Sua dúvida é bastante técnica, por isso, seguem as minhas sugestões:
      -Entre em contato com algum colega do setor que também trabalhe com a Fujitsu. Assim você terá uma segunda opinião e ele poderá lhe ajudar.
      -Por se uma dúvida bem específica, aconselho que poste este mesmo comentário no Fórum do Ar Condicionado. Lá outros membros poderão ajudar.
      -Para recolher o gás do equipamento você irá precisar de uma máquina recolhedora. Aqui você acessa mais informações sobre a reciclagem de fluidos.

      Obrigado pelo seu contato.
      Att.

  42. Olá!Bom dia!
    Por favor, gostaria de uma informação sobre split Sansumg de 12.000.
    Eu posso colocar duas unidades internas ligada a ele para dois ambientes?
    Se sim, vc saberia me informar onde posso adquirir a unidade interna?

    Obrigada, bom dia!
    Boas Festas!

    • Olá Zanza. A sua sugestão nao é viável, pois o equipamento é um modelo normal. Para fazer este esquema você deve comprar um muiltisplit. Leia mais sobre este modelo aqui neste link.
      Obrigado pelo seu contato.
      Att,

    • Olá Carlos. Sim você pode usar um multi Split, entretanto, tenha em mente que este equipamento consome um pouco mais de energia do que os modelos splits tradicionais. O multi Split é recomendado quando há restrição com espaço e fachada predial.
      Neste post você encontra informações que irão lhe ajudar na tomada de decisões.

      Obrigado pelo seu contato.
      Att,

    • Olá Vinícius.
      Sim, pode ligar somente uma unidade, não sendo necessário que as duas estejam ligadas.
      Mas vale lembrar que o consumo desta evaporadora de funcionamento é um pouquinho acima da média, pois os Multi Splits são assim.

      Participe do Fórum do Ar Condicionado.
      Agradecemos o seu contato.

  43. Bom dia. Tenho planos de comprar um split para refrigerar 1 quarto de 15 m² e instalar de forma que fique diretamente em frenta ao quarto de minha filha que mede 12m², porém há entre os quartos um espaço de 1,2m², pensei em colocar uma porta neste espaço, será que 1 split de 12000 pode refrigerar estes 2 ambientes, ou preciso de 2 spits, um de 9.000 para meu quarto q pega sol a tarde e um de 7000 para o dam minha filha? ou um multi? O que fazer?

    • Olá Magali.
      Você pode até comprar apenas um aparelho com alta carga (aprox. 22.000 BTU), entretanto isso pode sobrecarregá-lo. Assim, recomendamos que instale um Split em cada quarto. Você pode fazer o cálculo do BTU neste link.

      Agradecemos o seu contato.

  44. Gostaria de adquirir um mult split e gostaria de uma orientação em relação ao fabriante, penso por exemplo em comprar um: York, carter ou springer.
    Poderia me indicar onde comprar. Gostei mto desse site e estou certa de que vou decidir com vcs.
    Mto. grata.

    • Olá Teca. Segundo o depoimento de nossos leitores, a melhor marca de multisplit é springer ou carrier.
      Para comprar, você deve acessar nosso comparador e utilize os filtros para selecionar o tipo de ar condicionado que você quer adquirir, no caso um multi split. Nosso portal vai lhe mostrar as melhores lojas, e pronto. Acesse a oferta que você achar melhor e compre online. Qualquer coisa estamos à disposição.
      Agradecemos o seu contato.

  45. Olá. Comprei um apto na planta que será entregue em março do ano que vem. Gostaria de saber se é possivel o tri split. Quero uma unidade no quarto casa, uma no quarto da filha e outra na sala com uma unica saida na varanda. E gostaria de saber também se o tri split tem quente e frio, pois é o meu interesse. Obrigada, Renata

    • Olá Renata. É possível sim. Porém você deve observar qual será a carga térmica do aparelho. Será uma potência geral dividida igualmente entre as unidades internas. Se, por exemplo, houver necessidade de uma potência maior na sala, irá sobrecarregar os dois aparelhos do quarto. Aconselhamos o uso de aparelhos multisplit somente em casos realmente necessários, pois se quiseres cargas térmicas diferentes em cada ambiente, o aconselhável são modelos individuais. Agradecemos o seu contato.

    • Olá Nasareno. Seguidamente as marcas realizam cursos de especialização. Sempre é divulgado na seção “cursos e eventos” em nosso blog. Clique aqui e confira quais são os próximos eventos que irão ocorrer. Obrigado pelo seu contato.

  46. Olá amigo, trabalho com instalações elétrica e tambem estou entrando no ramo de refrigeração,um cliente me ligou informando que o consumo de energia dele estava muito alto, fiz algumas ferificaçães nas instalações elétrica como balanceamento de cargas etc, e verifiquei que ele tem duas maquinas de 36.000 instaladas em um ambinte de +ou-100M², observei tambem que as condesadoras foram instaladas bem proximo uma da outra, em uma area quente com pouca ventilação, isso pode ser a causa do alto consumo?

    • Sim, Nasareno. Esses fatores que você citou podem sim influenciar no consumo, pois a condensadora precisa de espaço para jogar o ar quente para fora, do contrário ela irá trabalhar mais, “puxando” o consumo para o alto.

  47. Olá. Gostaria de saber se é possível colocar uma evaporadora de 18000 na sala e uma de 9000 no quarto. Quem manda nos BTUs é a condensadora ou as evaporadoras? Para o caso que eu ;citei, teria que possuir uma condensadora com uma saída de 18000 e uma 9000, ou uma condensadora de 30000 com duas saídas dá pra regular? Obrigado.

    • Olá Gustavo. Quem manda nos BTUs é a condensadora (unidade externa). A carga térmica de um aparelho multsplit (uma condensadora com várias evaporadoras) e “fechada”, isto é, a distribuição é equivalente entre as unidades internas. Por exemplo: um multisplit de 18 mil BTU terá duas evaporadoras de 9 mil BTU e isso não pode ser alterado. Agradecemos pelo contato.

  48. Olá amigo, eu tenho uma condessadora de York de 48mil btus, mas tenho duas evaporadoras de 24 e uma de 12 seria possível eu instalar essas 3 evaporadoras mesmo passando da quantidade de 48 mil btus? grato

    • Silmário, se você puder instalar três splits, isso seria o mais recomendado, pois, os multisplits costumam ser mais gastadores de energia e são mais indicados em casos em que o proprietário não pode instalar mais que uma condensadora.

      • Grato pela resposta. Por favor, escalreça-me mais uma dúvida: consegui uma boa promoção num ar elgin SMF-7000 (R$ 562,00). Porém disseram-me que ele não tem o selo PROCEL, o que gastaria mais energia. Afinal, qual a importância do tal selo? realmente a diferença é gritante, a ponto de se pagar muito mais caro por um com selo PROCEL?
        obrigado

        • Olá Silmario. O selo PROCEL serve para organizar alguns aparelhos eletrônicos dentro do consumo de energia. Isto é, ele faz classificações de aparelhos que gastam mais e outros que gastam menos. Neste post você terá mais informações sobre o assunto e também poderá verificar nas tabelas se o seu aparelho está listado.
          Agradecemos pelo contato.

  49. Ola,
    Preciso de ar condicionado na sala + 2 qtos ( 34m2 / 15m2/ 8m2), não pode usar maquina externa, mas posso colocar 1 na varanda, em cada um dos comodos tenho 1 caixa pequena para ar de janela… é possível dimensionar um multisplit para 18mil btus x 10mil btus x 7mil btus mesmo que nao funcione simultaneamente? existe split window de 18mil que caiba em uma caixa de 50x50x39 ?

    • Olá Philipe. Seu caso é bem específico, por isso aconselhamos que chame um profissional técnico em sua residência. Ele poderá lhe dar um parecer com propriedade. Através deste link você acessas as assistências mais próximas de sua região. Acredito que seu caso seja necessário um multisplit. Obrigado pelo seu contato.

  50. Bom dia
    Gostaria de saber se o Ar Condicionado Multi Split 42000 BTUs (Tri) funciona bem em um ambiente de 60 m2 onde reúne cerca de 60 pessoas. No ambiente tem 04 janelas,1 porta de entrada medindo 1,40 de largura e outra medindo 0,80 cm. O teto e de laje e forrado com telhas.

  51. Boa tarde
    Gostaria de saber se ao instalar um multisplit a tubulação que interliga as unidades pode ser dentro do ambiente aonde esta instalada cada unidade.
    Grato
    Paulo

  52. Tenho 10 ambiantes comerciais para refrigerar, em 6 deles preciso que seja com unidade interna piso-teto, e o resto com split normal. Em 5 ambientes desses com unidade piso-teto preciso de redundância com outro conjunto de unidade externa e interna.
    A soma de todos os ambientes (sem as redundâncias) é de 200mil btus. A soma das que precisam de redundância é de 120mil btus. O que recomenda para essa situação? Qual seria mais ou menos o custo total (claro que sem a taxa de instalação pois essa teria que vir aqui calcular a quantidade de material que será gasto)?

    • Olá Leandro. Obrigado pelo seu contato. No seu caso aconselhamos que faça uma instalação de ar condicionado dutado. Não sabemos lhe informar a média dos valores, pois varia conforme uma série de fatores. Para uma instalação deste porte é necessário que haja um projeto de climatização assinado por um engenheiro, tornando a refrigeração mais eficaz.
      Participe do nosso Fórum do ar condicionado no link a seguir: http://www.webarcondicionado.com.br/forum/forum.php

  53. Ola,gostaria de saber se esse:======Ar Condicionado Multi Split 48000 BTUs ( Bi Split: 2x 24000 BTUs ) York Eiger Frio YPDA48/YPEA24MO-ADA 220V pra refrigerar dois ambientes de 10 x4 mt e se é uma marca de qualidade .obrigada,Silvia

  54. Estou precisando fazer o condicionamento de ar do quarto e do escritório do apartamento que estou projetando e onde vou morar. Como moro sozinha, ou vou estar no quarto, ou vou estar no escritório. A opção de usar um multisplit me parece desperdício pq nunca vou estar usando os dois ambientes ao mesmo tempo. Cada ambiente requer uns 9.000 btus. Então, não acho conveniente instalar 2×9000. Instalar um só split simples de 9000 que possa ser usado, eventualmente num ambiente, eventualmente noutro é uma solução possível, já que não tenho muito espaço pra condensadora?

    • Olá Vera. Para o seu caso, indicamos a instalação de dois aparelhos independentes em cada cômodo, ou se tiveres problemas com espaço para o condensador, podes utlizar um multisplit em seu apartamento. Contudo, não é indicado a adaptação de um aparelho convencional com dois evaporadores, pois isto pode comprometer o funcionamento, gerando mais gastos de energia. Obrigado pelo contato.

  55. É JA VI QUE TEM MUITA GENTE COM A MESMA DUVIDA E VOU PERGUNTAR DENOVO TBM ESTOU PENSANDO EM COMPRAR UM MULTI SPLIT COM DUAS OU ATE TRES SAIDAS , UMA PARA CADA QUARTO A DUVIDA É : EU VOU GASTAR ENERGIA TOTAL OU SEJA 2X9000 = 18000MIL LIGANDO UMA SÓ OU VOU GASTAR SOMENTE 9000MIL LIGANDO APENAS UMA ENTENDERAM??? OBRIGADO

  56. bom dia!comprei um split de 12,000 btus! e gostariaa de instalar em 2 ambientes porém ele não é um multisplit, é possivel?como posso fazer isso??

    • João Paulo, várias evaporadoras com apenas uma condensadora, sem que esta seja multisplit, pode ser que o aparelho acabe não refrigerando com eficiência. O ideal seria um split para cada ambiente ou um multisplit que tenha capacidade de refrigerar todos os ambientes ao mesmo tempo.

  57. Gostaria de instalar um multi split ma minha casa de 18000btu, com 9000 x 9000 btus nas unidades evaporadoras . Minha dúvida é se eu estiver utilizando somente uma evaporadora ( 9000btu ) o compressor irá estar trabalhando na potencia total para 18000btu, ou ele trabalha com a potência reduzida em 50% , diminuindo assi o consumo de energia.

  58. Pessoal, minha dúvida é a seguinte, vamos supor que eu compre um multi-split 3 x 9000 BTU’s. Se eu desligar duas unidades evaporadoras, a terceira assumirá os 27000 BTU’s ou ela continuará atingindo no máximo 9000 BTU’s? Pergunto isso, pois estava pensando em comprar um desses e instalar 1 evaporadora em cada quarto (possuo 2) e a outra evaporadora que sobrar na sala. Como geralmente não estaremos utilizando os quartos e a sala simultaneamente essa seria uma excelente solução, pois acredito que um aparelho desses é mais barato que 2 de 9000 + 1 de 27000 BTU’s.

    Obrigado.

  59. Preciso comprar duas Split.
    Minha dúvida é com relação ao consumo. Se seria mais vantajoso pra mim comprar uma dual split, se ela seria mais econômica e tão eficiente quanto uma só.
    Quero uma de 9.000 para cada ambiente. Classe A.
    tem alguma sugestão?

    PARABÉNS PELO SITE!!!
    JÁ TIREI MUITAS DÚVIDAS AQUI.

    • Suzy, obrigado pela confiança! =D

      Ou você compra dois splits hi-wall ou um multisplit para atender os dois ambientes simultaneamente. Uma das vantagens do multisplit é que as evaporadoras são independentes, podendo ser ligadas ou reguladas de acordo com a necessidade de cada ambiente, sem contar que é preciso instalar só uma unidade externa, ao invés de duas. Os multisplits não possuem Selo Procel. O mais importante na hora de se levar em conta os gastos de energia é saber se o aparelho é adequado às necessidades do ambiente, se está com a capacidade indicada.

    • Luis, o ideal mesmo seria as duas unidades do mesmo fabricante. Mas é possível fazer isso sim, desde que as unidades tenham capacidade compatíveis, por exemplo, evaporadora e condensadora de 9.000 BTUs.

  60. Por favor, procuro ar condicionado bi split 2 x 12.000 = 24.000.

    Hoje posso utilizar 2 de 12.000 procel A.

    Gostaria de continuar com procel A, que é nossa preocupação – pois todos os outros são procel A.

    Ou mesmo sem ter o selo, o bi seria mais economico?

    • Márcia, os bi splits não possuem classisificação no Inmetro, o órgão não tem medição para esse tipo de aparelho. A vantagem do bi split é que ele foi pensando para atender a demanda dos espaços onde não é possível instaladar duas condensadoras.

  61. Bom dia

    Preciso de um ar condicionado multi split, algo do tipo 2×9000 + 22000btu’s e de preferencia com sistema inverter, com uma condensadora só e que não tenha mais 1,00 metro de altura.
    Vi no site dos fabricante diversos sistemas, como o MXZ da mitsubish, hitachi utopia e multizone, etc, mas não encontro locais que vendam … vocês vendem algum desses produtos????

    att

  62. Estou em duvida sobre o melhor sistema – Split ou Bi-split ?
    Não tenho problema de espaço para as unidades condensadoras (externas) e não é frequente o uso das duas unidades simultaneamente.
    Qual a melhor opção – Split com dois condensadores ou Bi-split com apenas uma ?
    A nivel de consumo de energia é verdade que o Bi-split consome mais quando se usa só um dos sistemas?

  63. Comprei um Multi Split no compra fácil, só que não veio com a etiqueta do Inmetro e nem da Procel e a Electrolux se nega a trocar meu aparelho. No site do inmetro não consta o modelo DI09F/ DE18F) 2x 9.000 (18.000 Btus) 220v Frio como economia de energia. ( Não tem etiqueta verde ).

  64. Bom dia,

    Moro no 14 andar e só tenho uma caixa para instalar o sistema de AC, porem quero gostaria de atenteder os dois quartos.

    Existe algum bi-split que a unidade condensadora possa ser instalada em uma caixa de parede para sistema de AC de 12.000BTUs ?

    Esta caixa mede aproximadamente 54X35x60 cm, padrão para 12.000BTUs.

    Obrigado.

  65. Pessoal:

    Desejo comprar condicionadores de ar para minha residência e estou observando a dúvida de muitas pessoas sobre compra de varios split´s individuais ou um multi split.
    Vou esplanar o eu já analisei até o momento:

    A maioria dos split já foi testada pelo INMETRO e no site encontra-se disponivel a sua categoria de eficiencia energética.

    Os multi split ainda não possui essa classificação pelo INMETRO, portanto a dificuldade de comparação já que ficamos balizados apenas nas informações técnicas fabricantes dos fabricantes.

    Atualmente existem dois tipos de ar condicionado:

    1-Convencionais (janeleiro e splits) que o compressor liga ou desliga procurando manter a temperatura desejada pelo usuário.
    2- Os chamados Inverter que faz com que o motor trabalhe em rotações variadas ocasionado uma economia de energia.

    Já comparei split convencinais com multi split convecionais e constatei que o consumo desses multi splité é maior. A vantagem é estética já que vc possui apenas uma condensadora e também espaço fisico.

    Quando você compara split inverter com muti split inverter, os consumos já ficam mais compiicados de serem comparados porque este possui varias faixas de operação, ou seja, não apenas o estado de ligado ou desligado.
    As especificações técnicas dos multi split da Fujitsu são os mais completas pelo que andei analisando.

    Um detalhe importante, em geral os multi split são mais caros do que o número de split´s individuais.

  66. Pessoal,
    Eu estou olhando este site porque também gostaria de ver as rsposta de pessoal especializado. Mas, como ninguém responde nada, me lembrei que sou engenheiro e vou tentar responder.
    1. Comparando um condensador de 9000 BTU com um de 18000 BTU, a única coisa que muda além do tamanho (que não gasta energia) é a potencia do motor do ventilador que é maior, mas nem sempre o dobro, no de 18.000.
    2. Se você tiber dois evaporadores ligados num condensador e tiver problemas no condensador, os dois evaporadores podem ficar inoperantes ou pouco operantes.

  67. A idéia deste site é muito válida, mas as respostas são evasivas, quando existem. Isso compromete totalmente a função de ajudar aos consumidores na escolha do produto ideal.

    A qualidade e a quantidade das perguntas, se fossem respondidas, evitariam novos questionamentos e daria um novo status a este site.

    Que pena!

  68. Eles não sabem responder quanto a consumo. Ou esta informação é omitida até pelos fabricantes, provavelmente porque um multi-split gaste mais que vários splits unitários, ou por mera falta de profissionalismo.

    Vejo esta dúvida de multi split em vários lugares, de como exatamente funcionam os esquemas de distribuição de potência e consumo (1x 12.000 + 2x 9.000, por ex), mas raríssimas são as vezes que alguém sabe responder com didática e precisão. Lamentável.

  69. Gostaria de saber qual o consumo/h do Split, como exemplo um de 18000 BTU.
    Estou comproblemas no meu predio que embora seja novo, a construtora afirma não ter dimensionado sistema eletrico para instalação. Contudo, ja contestaram dizendo que um Split consome menos que uma torradeira.
    Isso é fato?
    Atenciosamente

  70. Eu tenho a mesma dúvida a respeito da comparação em termos de consumo de um multi-split ou vários splits. Imagino que niguém tenha essa informação…

    Uma coisa é certa: se você tem um multi-split e tem um problema no condensador, você está sem nenhum ar-condicionado até resolver o problema.

  71. Gostei muito desse site sobre Ar Condicionado, mas tenho uma reclamação, vi aqui inumeras postagens sobre mesma duvida e NENHUMA resposta! Tenho certeza que a duvida se compramos splits individuais ou multi-split, é da maioria dos leitores. Fico com a impressão que um site tão bom parece estar abandonado…..

  72. Estou entre comprar 1 aparelho único com 3 splits e 27.000 Btus no total, ou 3 aparelhos splits separados, com 9.000 Btus´s cada. São três ambientes distintos (consultório com uma recepção e duas pequenas salas). Li as mensagens acima e continuo com dúvidas:
    1) haverá diferença no consumo?
    2) haverá muita diferença no custo de instalação? A sala já tem uma tubulação instalada (para um aparelho);
    3) haverá muita diferença no espaço necessário para alojar os 3 compressores ou um único (e no peso total), já que os mesmos tem tamanhos diferentes?
    4) enxerguei como vantagem (não sei se é) o fato de ter os três separados para os casos de quebra/manutenção (nesse eu não ficaria sem ar nenhum). Minha preocupação é pertinente?
    Necessito dirimir essas dúvidas o quanto antes.

  73. 1) – Qual modelo é mais vantajoso? 04 splits individuais ou um multisplit, para cômodos que não são refrigerados ao mesmo tempo?
    2) – Se apenas um cômodo estiver sendo usado, é proporcional o consumo?
    3) – A condesadora obrigatoriamente tem de ser instalada em um local totalmente aberto? Gostaria por razões estéticas instalar a condensadora sob um deck fechado de piscina, salientando que pretendo fazer uma janela atras do aparelho. É possível?
    4) – Qual a distância máxima dos dutos de ligação condensadora/evaporadora?

  74. Bom dia!

    Qual é a eficiencia energetica dos ar condiconados bi-split da Eletrolux e LG de 18000 BTus (9000 x 9000) somente frio?

    O que é mais econômico (gasto de energia) um bi-split ou dois splits?

    Desde já agradeço!

    Juliane.

  75. Estou necessitando de ajuda com urgência. Tenho que instalar ar condicionado em duas salas que são unidas por paredes, mas são autonomas. Enfim, o que me foi passado é que tenho que instalar um ar de 24.000 para cada ambiente (recepção e escritório em uma das salas) e na outra mais dois pontos (recepção e consultório) que conduzirão o ar por meio de dutos até o telhado do prédio. Não pode ser instalado na sala pois o prédio é tombado pelo patrimônio histórico. Ocorre que me cobraram para instalar os dutos em cada ponto que totalizam 4, a quantia de R$ 1.100,00, totalizando R$ 4.400,00, e no final do ano quando eu comprar as máquinas pago mão-de-obra novamente para instalá-las. Não achei inteligente. Alguém pode me dar alguma dica? Os dutos tem que subir uns 6 andares.

  76. Minha duvida para instalação: num unico ambiente (sala + copa) de 40m² é indicado o uso de um unico split de 18mil BTUs ou um bi-split de 2 x 9mil BTUs ? No caso de acionar somente uma unidade evaporadora, o consumo de energia fica relativa ao de um split de 9mil BTUs ? As vantagens do uso de bi-split são relativas apenas a economia de espaco externo? Qual a economia na manutenção?

  77. Achei neste site: http://www.centralar.com.br/loja/11/571/ar-condicionado-fujitsu-inverter-tri-split-18-000-2×9-000-1×12-000-conectavel-btu-s-quente-frio-aoba.html – a seguinte informação:

    No sistema conectável para a Fujitsu Inverter de 18.000 Btu’s, são utilizadas 2 evaporadoras de 9.000 Btu’s e uma outra evaporadora de 12.000 Btu’s. Quando as duas evaporadoras de 9.000 estão ligadas, a condensadora (unidade externa) funciona na sua capacidade total de 18.000 Btu’s, porem se uma das evaporadoras de 9.000 Btu’s for desligada e ligada a evaporadora extra de 12.000 ela continuará a funcionar em sua capacidade total de 18.000 Btu’s. Quando apenas ligada a evaporadora de 12.000 Btu’s, a mesma irá utilizar de sua capacidade total que é de 12.000 Btu’s, porém se uma das demais evaporadoras for ligada, ela ficara limitada a capacidade total da condensadora de 18.000 Btu’s. Quando as 3 evaporadoras forem ligadas simultaneamente, a capacidade total da condensadora (unidade externa) será divida para cada uma das evaporadoras, operando então a 6.000 Btu’s cada.

  78. Muito bom esse site, parabéns!! Até que enfim achei algo que de fato me ajuda na minha escolha, que no momento seria um tri split para meu escritório, mas ainda tenho dúvidas. No caso desses aparelhos multi split, quando nao estao ligadas todas as unidades seu consumo é menor? No caso de um equipamento com pouco uso e dois com mais uso, isso ajuda a manter a vida util do equipamento? Pois eu tinmha um que pouco era usado, e pelo pouco uso ficou ruim. Instalando esse mult split esse problema acaba? Enfim… ainda estou na duvida se devo instalar 3 separados ou um multi split. tres aparelhos separados o sairia mais barato, mas o mult split seria mais pratico… Por favor, pode me dizer qual a melhor opção? 3 separados ou um mult split? Obrigado.

  79. Acredito que venho para somar as dúvidas existentes em relação ao consumo dos novos aparelhos multi split.
    Estou pretendendo instalar em minha casa um trisplit de 27.000 BTU´s, entretanto, tenho dúvidas com relação ao consumo, por exemplo, se for o caso de somente uma unidade evaporadora estiver ligada o consumo será de proporcional a 9.000 ou 27.000 BTU’s ???
    Poderiam me indicar fabricantes que possuam aparelho que trabalhem com tal sistemática ??

  80. Quero instalar o ar condicionado Multi Split – Bi split, mas na verdade o que realmente me interessa é a condensadora. A instalação será feita em um apto onde já existe turbulações nos comodos (não são visiveis) serão instaladas grelhas por onde passará o ar que será enviado através da condensadora, pra resumir quero melhorar a estetica, não quero aparelhos nas paredes. Alguém sabe me dizer onde consigo esse serviço?

    • As tubulações existentes são as linhas de interligação entre unidade evaporadora e condensadora? E essa gralha que vc se refere, seria então para uso de dutos? A função do split, seja ele de uma saída, bi, tri ou quadri split é justamente eliminar o uso de tubulações de dutos, que promovem o acúmulo de sujeiras, e consumo mais elevado de energia. Um sistema de dutos bem elaborado, com controle de temperatura individual para cada cômodo custa mais caro do que instalar split, na maioria dos casos. No caso da prederência pela estética, aconselho o uso de split de embutir (conhecito também como split para dutos). Aconselho vc procurar empresa especializada nesse tipo de instalação devidamente habilitada no CREA de seu estado, pois o CREA que regulamenta e fiscaliza essas empresas. Evite instaladores free-lances.

  81. Qual a razão de não poder executar a instalação de duas unidades evaporadoras em unica condensadora. Se as unidades evaporadoras não forem utilizadas ao mesmo tempo? Hoje consultei uma loja e um eletrolux custa 1199,00 completo, e depois só a evaporadora mais 399,00. Se possivel gostaria de instalar em dois ambientes. O que vai mudar é a quantidade de R-22. Quando uma funciona a outra fica parada eficencia será a mesma concorda?

    • Boa noite Luiz, tambem estou pensando na mesma possibilidade que a tua, conseguisse instalar as duas evaporadoras em uma condensadora?

      Abraço
      igor

  82. Gostaria de reforçar a pergunta do Jorge acima.
    “A questão é: Se Eu comprar o Multi split estarei fazendo melhor negócio? Por que? O consumo será proporcional ao número de evaporadores ligados?”

    Fico no aguardo de uma repsosta.

  83. A dúvida do Luiz Carlos é a mesma minha, por isso estou repetindo a mesma pergunta que ele fez, agradeço a resposta.
    “Gostaria de saber se: eu ligar um bi split de 18.000 btus, (2 x 9.000), em um comodo apenas, utilizando somente uma unidade evaporadora, o consumo total será de 18.000, ou será de 9.000. Minha dúvida é a seguinte, havendo possibilidade de usar dois split, um em cada cômodo, é mais econômico do que usar um bi-split?”

    Aguardo a resposta e agradeço.

  84. Reforço a pergunta da Solange desta data. Vou comprar para instalação na próxima semana 03 Splits, tendo em vista que durante o dia somente o da sala será usado e durante a noite somente os dos quartos.
    A questão é: Se Eu comprar o Multi split estarei fazendo melhor negócio? Por que? O consumo será proporcional ao número de evaporadores ligados?

    Obrigadão

  85. Gostaria de saber se: eu ligar um bi split de 18.000 btus, (2 x 9.000), em um comodo apenas, utilizando somente uma unidade evaporadora, o consumo total será de 18.000, ou será de 9.000. Minha dúvida é a seguinte, havendo possibilidade de usar dois split, um em cada cômodo, é mais econômico do que usar um bi-split?

    Aguardo a resposta e agradeço.

    • Gostaria de saber se: eu ligar um bi split de 18.000 btus, (2 x 9.000), em um comodo apenas, utilizando somente uma unidade evaporadora, o consumo total será de 18.000, ou será de 9.000. Minha dúvida é a seguinte, havendo possibilidade de usar dois split, um em cada cômodo, é mais econômico do que usar um bi-split?

      • Olá Brigida. Se você ligar somente uma evaporadora (unidade interna) você terá um consumo um pouco acima de 9 mil BTU. Isto acontece pois os aparelhos estão ligados. Por isso, uma evaporadora acaba sempre gastando um pouquinho mais, mesmo desligada. Se você está procurando por economia, recomendamos dois split normais. O uso de multisplits é aconselhado para quem tem restrições com fachada predial e unidades externas.
        Ah, e dê preferência para equipamentos com selo Procel A. Veja mais infos neste link.
        Obrigado Pelo seu contato.
        Att.

  86. Me mudarei para um apartamento de três quartos, e estou interessado em um tri-split que proporcione 9000btus para cada cômodo. A minha dúvida é a seguinte: Em termos de consumo de energia e manutenção é mais vantajoso o tri-split ou 3 aparelhos de janela?

    • Alcemir,
      O consumo de energia do tri split é menor que o aparelho de janela. É mais vantajoso adquirir um aparelho tri split do que 3 aparelhos de janela.
      Sobre a manutenção, é a mesma que um split, porem você terá 3 evaporadoras.
      Este produto é novo no mercado aconselho que faça a instalação com um bom técnico.

  87. Gostaria de saber se o modelo: Ar condicionado Multi Split – Bi Split 18000 btus (2×9000) qdo no ajuste da temperatura se é individual os aparelhos ou qdo ajustado a temperatura em um ambiente o outro terá que manter a mesma temperatura?
    Também gostaria de saber c é verdade que o splint é mais econômico do que o aparelho de janela?
    Obrigada.

    • Rosangela,
      Você pode comprar um ar condicionado quadri-split em lojas virtuais como por exemplo, nas lojas sugeridas na parte superior do menu lateral direito aqui no site. Todas são seguras.
      Infelizmente fica difícil indicar lojas físicas pois cada cidade possui redes/lojas diferentes. Aconselho sempre consultar os valores nas lojas virtuais, pois na maioria das vezes o preço é menor.
      Sobre a instalação, estamos trabalhando uma ferramenta para consultar instaladores em todo o Brasil. Enquanto não concluímos, peça indicação para a loja ou para o fabricante.

  88. Obrigado! Não conhecia esse modelo multisplit ar condicionado! É exatamente isso que eu precisava no meu escritorio. Estou vendo um Tri split da gree para comprar.
    Quando alguem precisar alguma coisa de ar condicionado vou indicar esse site!!

    • Henrique,
      Nos que agradecemos por ter o reconhecimento de nosso trabalho por leitores como você. Estamos sempre disponíveis para sugestões, criticas, elogios e dúvidas.
      Obrigado, sempre que preciso, nos envie sua dúvida.

  89. Estou com dificuldades para a instalação do ar condicionado split eletrolux, onde já comuniquei o fabricante, devido a assistência técnica, em Cascavel PR não dispor de equipamentos para instalação em edíficios. Onde, caso venha utilizar de instaladores não credenciados pela fábrica perderei a garantia do fabricante. E, nesse caso já se passaram 03 meses e sem soluções das partes da assistência técnica e da eletrolux.

  90. Boa tarde! gostaria de saber se em qualquer modelo de Mult Split, se houver algum dano na unidade externa ficarei sem ar condicionado em todos os ambientes????

        • Oi Juca. Primeiro de tudo você fazer o cálculo de BTU para cada ambiente separadamente. Os modelos multisplit do mercado já vêm com as potências pré-estabelecidas, por exemplo: trisplit de 21 mil BTU (três unidades de 7 mil BTU). No entanto, se os seu ambientes tiverem variação de potência você pode encomendar um multisplit de potências de acordo com a sua necessidade. Quem faz isso é a Fujitsu e a Daikin, basta entrar em contato com os fabricantes e solicitar um representante.
          Obrigado pelo contato.

          • Olá Domingos.

            Somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Não vendemos nem instalamos aparelhos.

            Acesse aqui para fazer a cotação. Utilize os filtros para escolher modelos, marcas e potências desejados. Nosso comparador lhe indicará melhores preços e lojas online para efetuar a compra na internet.

            Após isso, encontre em nosso Banco Nacional de Instaladores profissionais em todas as regiões para instalar seu aparelho.

            Agradecemos seu contato.