[ x ] Fechar

7 Dicas para trabalhar com refrigerante alternativo R410A

  • 17 de janeiro de 2014
  • 26 Comentários

Dicas para trabalhar com R410A

Nesta postagem, o Engenheiro Otto Rezende traz dicas para procedimentos com o fluido refrigerante ecológico R410A.

1. Tem pressão de funcionamento superior ao R22;
2. Todo material usado nas instalações devem ter resistência à pressão maior que para o R22;
3. É um gás azeótropo do R32 e R125, misturado 50/50 % e não danifica a camada de ozônio.
4. Nas instalações as tubulações devem resistir as pressões de 3,8 MPa.
5. É um refrigerante misto, portanto deve ser carregado no sistema na forma líquida. Se for carregado no estado gasoso, a composição muda e o sistema não funciona devidamente.
6. Não aqueça demasiadamente os tubos de cobre na soldagem para evitar que amoleçam originando pontos frágeis na instalação.
7. Cuidado para não errar na instalação, pois o R410A é caro se comparado ao R22.

*Otto Rezende é engenheiro eletricista formado pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP) e trabalha com sistemas de ar condicionado VRF.

Contato: ottorezende@ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

26 Ideias sobre "7 Dicas para trabalhar com refrigerante alternativo R410A"

  • Cara q bom o seu blog, pena que q ainda não encontrei nenhuma dica sobre substituição de ar condicionado normal (frio) para ar condicionado tipo inverte utilizando a mesma tubulação e se isso pode ( simplesmente lavando a tubulação) ?????
    E se a tubulação de ar 12000 btus não prejudicaria a eficiência de um ar de 18000, 22000,…?????
    Se puder responder ficaria imensamente agradecido.

    • Olá Charles,

      agradecemos a sugestão e vamos pesquisar para em breve publicarmos um texto sobre isso. Por enquanto sugerimos que compartilhe sua dúvida com outros profissionais no Fórum do Ar Condicionado, pois lá alguém conseguirá lhe ajudar.

      Obrigado pelo seu contato.

    • CHARLES , OI QUE DEVE SER RESPEITADO EM PRIMEIRA INSTÂNCIA SÃO AS BITOLAS DAS LINHAS DE SUCÇÃO E DESCARGA.
      SE ESTAS FOREM AS DO EQUIPAMENTO A SER INSTALADO E RESPEITAREM OS COMPRIMENTOS MÍNIMOS DE INSTALAÇÃO SEM PROBLEMAS.
      PORÉM ESTAS LINHAS DEVEM DER LIMPAS COM R141B E COM NITROGÊNIO, PROCESSO ESTES COM BASTANTE CAUTELA , POIS OS COMPRESSORES DOS SISTEMAS R22 E R410 POSSUEM ÓLEOS DIFERENTES .ISTO DEVE SER BEM LIMPO ,.

      FERNANDO WOLMANN

  • Boa noite Sr.Otto Rezende,estou preste a fechar contrato com uma empresa que possui equipamentos com o sistema crf,mas não tenho nenhuma esoeriencia.São 23 cassetes para 11 condesadoras para fazer corretivas,não imagino coma fazer o recolhimento do gás para a retiradas das evaporadoras e como ou qual valvula a fechar, por favor se puder me ajudar lhe agradeço desde já.

    • Olá Jaziel,

      para falar diretamente com o Sr. Otto Rezende, entre em contato através do e-mail ottorezende@ig.com.br, pois por aqui talvez a sua mensagem não chegue até ele. Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre climatização.

      Obrigado pelo contato.

      • B DIA
        VC NÃO PODE SIMPLESMENTE TROCAR O FLUIDO , AMBOS TRABALHAM COM PRESSÕES DIFERENTE E OS COMPRESSORES COM ÓLEOS DIFERENTES TAMBÉM.
        O QUE VC PODE FAZER É PROCURAR UM OUTRO FLUIDO PARA FAZER RETROFIT,MAS QUE POSSUAM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES AO R22

        FERNANDO WOLMANN

  • muito bom o pôster, mas restou uma duvida, vc disse que tenho que injetar o gás 410 na forma líquida, mas esse procedimento não é errado? pois no r22 é um erro grave injetar na forma líquida na válvula de compressão.

    • Olá Fábio.

      Neste caso, solicitaremos que contate o Eng. Otto Rezende pelo e-mail que consta na publicação. Ele é especialista no assunto e poderá lhe dar uma informação precisa.

      Obrigado pelo contato.

    • O gás é colocado na fase líquida com o compressor desligado para nao ocorrer calço hidráulico. Uma vez q o compressor esteja ligado não deixe escoar na forma líquida. Essencial o uso da balança.

  • Sou mecânico de refrigeração,estou atualmente trabalhando com R410a e gostaria de saber dou carga de gás com as válvulas fechada.e o equipamento desligado..grato guaira.hoje tecnico de refr

    • ola , a informação que tenho para te ceder e que voçe tem que da a carga de gas , com uma balança para colocar exatamente o que pesde o fabricante em quantidade de gramas do gas , e que todo gas que começa com 4 na frente tem que trabalhar deitado , e ele nao aceitas mistura se necessario da uma carga em alguma maquina tem que se tirar todo gas e colocar novo .

    • B DIA

      CARGAS DE FLUIDO R 410 DEVEM SER DE FORMA LÍQUIDA , NÃO PODE SER EFETUADA COM O COMPRESSOR EM FUNCIONAMENTO .
      EM EQUIP DE PEQUENO PORTE VC POSSUI SOMENTE VÁLVULA DE SERVIO NA SUCÇÃO .

      A CARGA PODE SER COM VÁLVULAS ABERTAS SEM PROBLEMAS , O NÃO PODES ESQUECER É QUE DEVE SER CARREGADO O FLUÍDO DE FORMA LÍQUIDA, CILINDRO DE CABEÇA PARA BAIXO

      FERNANDO WOLMANN

      FERNANDO WOLMANN

  • sou mecanico de refrigeraçao no rio de janeiro e ja tive oportunidade de trabalhar com R410 gostaria muito de esta tendo informaçoes por email do0s equipamentos VRF pois hoje me encontro em uma empresa que se resume em instalar split e self que normalmente soa R22.