Redação WebArCondicionado

Sistemas de ar-condicionado fazem climatização interligada de vários ambientes diferentes. Saiba as vantagens e as desvantagens de cada um

Se você quer fazer a refrigeração de vários ambientes ao mesmo tempo, seja para uso residencial ou comercial, dois sistemas possíveis são o VRF e o multi split.

O VRF (sigla para “Variable Refrigerant Flow”, ou Fluxo de Refrigerante Variável) é um sistema mais robusto, que pode inclusive ser usado para a climatização de prédios inteiros. Já o multi split é como um split convencional, mas que permite que várias evaporadoras (unidades internas) sejam ligadas a uma única condensadora (unidade externa).

É importante lembrar que VRF é a mesma coisa que VRV (“Variable Refrigerant Flow”). São duas siglas diferentes para dar nome para o mesmo sistema. VRV é uma marca comercial da Daikin Industries, que é pioneira na tecnologia. Por isso, outras empresas que trabalham com ela a chamam exclusivamente de VRF.

Vamos te mostrar as principais diferenças entre os dois sistemas para te ajudar a fazer a melhor escolha para um projeto integrado de climatização.

O que avaliar ao escolher entre os sistemas VRF ou multi split?

Para escolher entre os dois sistemas, o primeiro filtro é a dimensão do projeto. O VRF é mais robusto, permite tubulações mais longas e o acoplamento de até 64 unidades evaporadoras. Já o multi split, hoje, permite acoplar até 8 unidades evaporadoras.

Além desse dimensionamento básico, é preciso levar em conta também os gastos com instalação, o consumo de energia, a eficiência na distribuição do ar e as interferências estéticas que os projetos podem trazer para o imóvel.

Sistema VRF é mais robusto e tem melhor eficiência energética

O VRF é um sistema de ar-condicionado que faz circular somente a quantidade mínima de energia necessária para os aparelhos manterem as temperaturas programadas. A tecnologia também permite que a evaporadora desligue automaticamente quando nenhum ocupante é detectado em um ambiente.

Foi o VRF, surgido nos anos 1980, que introduziu a possibilidade dos usuários programarem individualmente as temperaturas de ambientes diferentes.

Sistema multi split é mais prático e mais barato

O multi split é mais recomendado para uso doméstico ou comercial de pequeno ou médio porte, já que permite no máximo 8 evaporados funcionando de forma interligada. O investimento inicial, no entanto, costuma ser bem mais baixo do que o necessário para um sistema VRF.

Apesar de permitir a conexão de evaporadoras (unidades internas) de diferentes capacidades de BTUs, quando ligadas de forma simultânea elas não podem ultrapassar a capacidade total da condensadora (se ultrapassarem, terão sua capacidade de climatização reduzida).

Pontos positivos e negativos do VRF

Para um sistema robusto, o VRF é considerado bastante econômico e com baixo impacto ambiental. As evaporadoras que podem ser conectadas ao sistema podem ter formatos variados, como split, piso teto, duto ou cassete – isso torna essa tecnologia bastante versátil.

Outra vantagem do VRF é que o sistema permite tubulações mais longas. Isso habilita essa tecnologia para, por exemplo, fornecer climatização para prédios de vários andares.

Entre as desvantagens do VRF, deve-se considerar que, por ser um sistema mais robusto, não são todos os instaladores que possuem qualificação para instalação e manutenção do sistema. Isso torna seu serviço de instalação mais caro. Além disso, em comparação com o multi split o custo do VRF é mais alto também.

Pontos positivos e negativos do multi split

Mesmo considerando dois projetos de porte parecido (que não ultrapassem 8 unidades evaporadoras), aquele que empregar o sistema multi split vai ter um valor mais em conta do que o VRF. O custo para instalação do multi split também é menor, já que se trata de um trabalho menos complexo.

Como ponto negativo, o multi split é um sistema com capacidade máxima menor do que o VRF. As evaporadoras, somadas, não podem ultrapassar a capacidade da condensadora. Outro limite é o alcance físico do sistema: não é possível instalar evaporadoras muito distantes uma das outras, e nem atender a vários andares de um imóvel.

Instale o seu multi split com a AGYX, uma empresa parceira do WebArCondicionado e especialista no Serviço de Instalação.