Por Otto Rezende – Colunista do WebArCondicionado

Entre as funções mais importantes de um isolamento térmico em instalações de ar condicionado estão o controle da condensação e a conservação de energia durante um longo período de tempo. Com o passar do tempo, a umidade pode acumular-se dentro do isolamento provocando aumento na condutividade térmica. Com isso, aumenta as perdas energéticas e baixas temperaturas superficial do isolamento. Quando a temperatura superficial é inferior ao ponto de orvalho do ambiente, acontece a condensação.

O controle da condensação é determinado por dois fatores:

  • Baixo valor da condutibilidade térmica do material do isolamento resulta em menor espessura do isolamento, garantindo o mesmo desempenho.
  • Alto valor de resistência a difusão do vapor de água, que garante a estabilidade da condutibilidade térmica durante todo o tempo de uso da instalação. Esta combinação evita os riscos de penetração e acumulação da umidade.

Para calcular a espessura do isolamento temos que observar a temperatura, umidade e temperatura de sucção do refrigerante utilizado na instalação e entrar com estes dados no programa fornecido pelos fabricantes de isolamento térmico.

Abaixo segue tabela de um fabricante importante para ajudar na especificação do diâmetro, espessura de isolamento.