Atualizado por Yuri Correa em 23/10/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

Você limpa seu aparelho de ar condicionado? Muita gente tem esses equipamentos em casa, mas negligencia a parte da manutenção. Assim os filtros acabam acumulando poeira que são devolvidas para o ambiente, causando alergias e agravando problemas respiratórios.

Isso sem contar a conta de luz! Você sabia que o filtro sujo faz o ar-condicionado ter que trabalhar mais e, portanto, gastar mais energia elétrica? Pois é, pense nisso da próximo vez que pensar em deixar essa tarefa para o outro dia.

Para relembrar a importância desse procedimento, que defendemos em diversas postagens aqui no WebArCondicionado, separamos duas reportagens em vídeo com técnicos, profissionais e especialistas explicando como e porque manter esses cuidados com o seu Ar-Condicionado. Lembre-se, antes de tudo é uma questão de saúde!

Reportagens sobre a limpeza do ar-condicionado

Os dois vídeos abaixo abordam várias questões referentes à limpeza do ar-condicionado. Fizemos um resumo em forma de texto mais abaixo na postagem, gostamos de manter nosso conteúdo acessível!

Nos vídeos, você encontra os seguintes conteúdos:

  • Você pode estar respirando ar sujo e cheio de ácaros e impurezas. Por isso, a limpeza e manutenção periódica é fundamental para manter o ambiente livre de substâncias que podem fazer mal a sua saúde, pois ela não deixa o aparelho sujo e com risco de causar problemas respiratórios e alergias.
  • Os ambientes que possuem aparelho de ar condicionado são mais limpos e apresentam menos poeira do que os ambientes que não tem ar-condicionado, pois o filtro do aparelho filtra o ar e o pó fica retido nele.
  • Então se a limpeza dos filtros não é feita, acaba passando a sujeira para o resto do aparelho e consequentemente será preciso de uma manutenção corretiva, trabalhosa e cara.
  • Você sabia que pelas estáticas deste vídeo, 80% das pessoas não fazem limpeza do ar-condicionado com frequência em casa? Por isso trazemos essas informações aqui, queremos que você, leitor do blog, seja um consumidor consciente e faça a limpeza do filtro do seu ar-condicionado, pela sua saúde e até pela eficiência energética do aparelho.
  • Existem muitas empresas especializadas em limpeza e manutenção, então aconselhamos que você limpe seus filtros e deixe as manutenções periódicas para os profissionais.
  • O ar gela e filtra o ambiente. Por isso a limpeza é importante, para que a sujeira filtrada não seja devolvida ao ambiente.”
  • Se você não gasta com a limpeza, gasta na farmácia”. Limpe o seu ar condicionado! Mantenha o seu ambiente higienizado, evitando alergias que são ocasionadas por sujeiras (ácaros e outras impurezas) do ar.
  • Quem trabalha em exposição direta ao ar-condicionado deve sempre estar se hidratando. As pessoas mais sensíveis à secura do ar, devem até apelar para o soro fisiológico.

Ficou alguma dúvida ou sugestão? Deixe aqui nos comentários!