O vazamento do gás refrigerante do ar-condicionado pode comprometer o funcionamento do aparelho, como a capacidade de resfrigerar, sem contar que ele pode parar de funcionar com o tempo, se o problema não for resolvido, pois o gás refrigerante é um item muito relevante no sistema de ar condicionado. Veja aqui como funciona um ar-condicionado.

Sintomas

Existem alguns ?sintomas? que podem ajudar você a identificar se seu aparelho está com vazamento de gás, um deles é a perda de eficiência gradativa, quando o aparelho vai deixando de resfrigerar aos poucos. Obs: Quando o problema é elétrico, essa perda é imediata.

No entanto, a maneira mais indicada para se detectar um vazamento de gás é através de um detector eletrônico de vazamento ou de um regulador de gás (manômetro). Se o manômetro detectar pressão abaixo da compatível, é um indício muito forte de vazamento.

Dica: Muitos manuais trazem informações sobre o teste de vazamento, procedimento de vácuo e ajuste da carga do gás refrigerante. Consulte o manual do seu aparelho.

Motivos que podem ter causado o vazamento

O vazamento de gás do seu ar-condicionado pode ter sido causado por problemas durante a instalação, bem como a quantidade inadequada de gás, danificações na tubulação, e também devido ao envelhecimento do sistema, entre outros. Se você acha que seu ar-condicionado está com vazamento de gás, chame uma assistência técnica autorizada para avaliar a situação, e lembre-se: se houver vazamentos, fazer somente a recarga do gás não será suficiente para manter o equipamento funcionando normalmente.

Esquema de teste de vazamento
Manômetro
Exemplo de detector eletrônico de vazamento

Vídeo: veja como detectar um vazamento de gás.

Leia também: Quanto tempo dura o gás do meu ar-condicionado?

Fontes: Edubras, Ebah e Manual do usuário York