Atualizado por Yuri Correa em 16/12/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

O ar-condicionado é um dos sonhos de consumo do brasileiro, especialmente por causa das médias muito altas de temperatura no nosso país, onde é praticamente verão o ano inteiro em muitos lugares. Porém, como nem todo mundo tem condições de comprar um aparelho desses, é bem normal surgirem ideias para suprir a falta de um equipamento de climatização.

Por isso, hoje nós trouxemos um vídeo criativo que ensina a fazer um ar-condicionado caseiro. Isso mesmo, um climatizador improvisado. Como sempre, apesar de divertida a ideia, recomendamos que se faça tudo com cuidado e reiteramos que nenhuma solução caseira substitui o conforto e a capacidade de climatização de um ar-condicionado de verdade.

Como fazer o Ar-Condicionado caseiro?

Já mostramos aqui no WebAr outras soluções para fazer condicionadores de ar caseiros, e aqui segue a lista de materiais que você vai precisar para fazer esse aqui:

  • Uma garrafa pet de dois litros;
  • Um cooler de computador;
  • Fita adesiva;
  • Canivete ou estilete;
  • Fonte de alimentação para ligar o cooler;
  • Pilhas.

Agora, assista ao vídeo e siga o passo a passo proposto pelo canal:

Resumindo o conteúdo do vídeo:

Marque a posição do cooler uns quatro dedo acima do fundo da garrafa. Recorte no corpo da pet um espaço com o tamanho do cooler para encaixá-lo ali. Recorte fora a parte superior da garrafa e daí encaixe o cooler no corpo da pet.

Ligue os fios do cooler em bateria ou em uma fonte. Prenda a fonte ou a bateria ao corpo da garrafa pet utilizando a fita adesiva para prender. Inverta a parte superior da garrafa que você cortou fora e coloque de volta no lugar, só que de cabela para baixo, como se formando um funil para dentro da própria garrafa. Deposite ali dentro desse funil o gelo e pronto, basta ligar o cooler e ver a mágica acontecer.

E aí, você curtiu essa ideia de ar-condicionado caseiro?