Redação Portal WebArCondicionado

Quando você entra em um elevador, nunca pensou como é feita a circulação de ar, já que é um lugar fechado? Alguns possuem uma espécie de exaustor, mas você sabia que existem em alguns modelos um ar-condicionado instalado? Nesse texto vamos lhe explicar como funciona o equipamento em elevadores.

História dos elevadores e o conforto com ar-condicionado

É normal entrarmos no elevador e apenas clicarmos em botões que nos levam para cima e para baixo entre os andares de um prédio.

O primeiro tipo de elevador é creditado ao romanos, na verdade ao arquiteto Vitrúvio (em latim: Vitruvius), que viveu entre 80 a.c. e 15 a.c. A ideia do dispositivo era substituir as espécies de guinchos que eram utilizados para mover animais, pessoas e água.

O primeiro elevador de passageiros de verdade foi criado pelo norte-americano Elisha Graves em 1852 e possibilitou elevadores muito mais seguros ao acoplar uma mola resistente de aço preso ao vagão que engrenava com uma catraca caso a corda que iça o elevador arrebentasse.

Esse “simples” dispositivo de segurança seria capaz de mudar o mundo, já que cidades seriam capazes de crescerem verticalmente. Com a invenção de um novo freio de segurança, ele impediu que o elevador se chocasse com o chão, revolucionando toda a indústria.

Como sabemos, outro item que também revolucionou o mundo é o ar-condicionado, em elevadores que são capazes de subir 30, 40, 50 andares é normal que haja preocupação em manter as pessoas à vontade enquanto utilizam as cabines de elevador.

Antes de aprofundarmos sobre a utilização do ar-condicionado em elevadores, deve ser lembrado que desde 1999 existe uma norma técnica que rege a fabricação de elevadores no Brasil, a NM 207:1999, onde a cabina do elevador deve ter pelo menos 1% de ventilação natural, portanto, respondendo a pergunta que fizemos lá no início do texto, não há falta de circulação de ar, como algumas pessoas acreditam.

O ar-condicionado em elevadores, além de servir para climatizar, também serve para circular o ar no espaço confinado da cabine, sendo assim o ar-condicionado para elevadores não é um luxo, mas essencial para o conforto dos usuários.

Leia também: Saiba como funciona o ar-condicionado em aviões

Algumas características do ar-condicionado em elevadores

Geralmente o aparelho é instalado na parte superior da cabine como mostra a foto ao lado. Ele contém entrada e saída de ar em duto flexível. A unidade esfria o ar retirado da gaiola e o retorna ao elevador, além de remover impurezas e gases que podem ser prejudiciais à saúde.

O controle da temperatura geralmente é realizado por controle remoto que pode também programar o equipamento para ser desligado automaticamente. O compressor que geralmente utiliza o fluido refrigerante R-410a é silencioso.

Os equipamentos também dispõe de um sistema de drenagem por evaporação, não necessitando de ponto de dreno para água condensada.

Leia mais: Conheça os sistemas de ar condicionado em barcos

Marcas e modelos de ar-condicionado em elevadores

Pelo que pesquisamos e em conversas com algumas marcas, a fabricação do produto no Brasil ainda é lenta. A empresa alemã ThyssenKrupp que é líder do segmento de elevadores no Brasil e em diversas partes do mundo desenvolveu seu próprio ar-condicionado para seus elevadores (como mostra na primeira imagem do texto).

“Pensando nessa realidade e em proporcionar maior conforto térmico aos usuários de seus equipamentos, que a ThyssenKrupp desenvolveu um ar-condicionado para seus elevadores. O aparelho é compacto e fixado na parte superior da estrutura da cabina. Portanto, não necessita de grandes intervenções estruturais e estéticas no elevador”, diz a empresa.

Já a Star Center, empresa especializada em climatização de Santo André/SP, optou por importar ares-condicionados para elevadores da marca Elevair. A comercialização está sob responsabilidade da empresa Novair Comércio Importação e Exportação.

Conforme Edson Alves, diretor da Star Center, “na China existem importantes construções que já utilizam esse sistema, como o edifício Ninho do Pássaro e o Aeroporto de Shangai Pudong”.

Os produtos podem ser encontrados na loja virtual da Novair nas capacidades 8.500 BTU e 11.900 BTU. Ambos com ciclos frio e quente.

No exterior é mais comum encontrar ar-condicionado para elevadores através de marcas famosas como Mitsubishi, Schindler, Hitachi, Toshiba, Fuji, Otis, Kone, etc.

Comente abaixo o que achou dessas informações. Até a próxima!