Redação WebArCondicionado

Na arborizada capital de Goiás e da música sertaneja, o clima seco e com altas temperaturas é marcante em boa parte do ano. Só mesmo aparelho de ar-condicionado para ajudar a refrescar os horários mais quentes.

Localizada na região geográfica conhecida como Planalto Central, é a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada apenas por Brasília, e é um importante polo econômico da região.

O clima de Goiânia é considerado como tropical com estação seca. Ou seja, passa por apenas duas estações durante o ano: uma seca, de maio a setembro, e outra chuvosa, de abril a outubro. Como Goiânia está em uma região de alta altitude, o ar relativamente seco na maior parte do ano é a marca do clima da região.

O clima é quente e seco, pede um aparelho de ar-condicionado em casa ou no trabalho. Ao longo do ano, a temperatura entre 16 a 34 Cº. As mais baixas são registradas no inverno e as mais altas na primavera.

As médias climatológicas são valores calculados a partir de uma série de dados observados durante 30 anos.

 

A temperatura em Goiânia varia bastante durante o dia

Em algumas épocas do ano -sobretudo no inverno- a diferença entre a menor e a maior temperatura pode chegar a 20 ºC. É o chamado “efeito cebola”, onde as pessoas se vestem com casacos e precisam tirá-los ao longo da manhã e da tarde. O principal motivo para esta grande amplitude térmica está na baixa umidade do ar em Goiânia.

Chuvas

Na região de Goiânia, durante o período de chuvas, especialmente entre dezembro e janeiro, podem ocorrer tempestades, que muitas vezes são acompanhadas de raios e rajadas de vento que ultrapassam os 60 km/h, enchentes e eventual granizo, costumam causar muitos danos na cidade. Ao contrário, a estação seca é de céu quase sem nuvens.

 

Quando visitar Goiânia?

Maio, junho, julho e agosto são bons meses para planejar uma viagem para Goiânia, tendo em vista as temperaturas mais amenas e os baixos níveis de chuva. Nesse período, é possível passear tranquilamente. Os dias iluminados e abafados deixam o clima de Goiânia propício para aproveitar os diversos parques da cidade, além de paisagens em que a natureza e a urbanização se encontram em harmonia.