Redação WebArCondicionado

Belo Horizonte é a terceira maior cidade do Brasil. Capital do estado de Minas Gerais, a cidade é cercada por montanhas da Serra do Curral, um pano de fundo natural para o aglomerado urbano com mais de 2,5 milhões de habitantes.

O clima de Belo Horizonte é tropical de altitude. Em uma classificação mais técnica, a região tem clima tropical e faz fronteira com o clima subtropical úmido (tropical em altitudes elevadas, úmido e quente no verão e com seco e frio no inverno). Na prática, como em todas as capitais do país, há dias bem quentes no verão, quando a climatização com o ar-condicionado é indispensável para deixar o ambiente agradável, e dias com frio ameno no inverno.

A cidade tem vários pontos turísticos, como o mirante do Mangabeiras. Dele, é possível ver como BH é abraçada pelas montanhas. O pôr do sol, visto do mirante, dá ainda mais sentido ao nome da cidade. Também dá para ver BH do alto na Praça do Papa e no mirante do Parque da Serra do Curral.

Além dos mirantes, também são famosos o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, o Parque Municipal e a Lagoa da Pampulha, onde está instalado o Conjunto Arquitetônico da Pampulha que inclui a Igreja de São Francisco de Assis (concebida pelo arquiteto modernista Oscar Niemeyer).

Calor no verão, tempo ameno no inverno

O clima de Belo Horizonte é agradável durante todo o ano. Normalmente, a temperatura mínima nos meses mais frios é de 15 °C e a temperatura máxima nos meses mais quentes é de 30 °C. É raro fazer menos de 10 °C ou mais de 33 °C.

 

Como curiosidade, segundo dados da estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a menor temperatura já registrada em Belo Horizonte foi de 3,1 °C em 1 de junho de 1979. E a máxima histórica foi de 37,4 °C em 22 de outubro de 2015. As medições históricas são feitas desde 1931.

O verão é mais quente e bastante chuvoso, tipicamente tropical de altitude. O inverno é relativamente seco, mas muito agradável devido à serra, que ajuda a deixar o ar mais fresco. As diferenças entre as quatro estações não são evidentes. O contraste mais acentuado é entre os seis meses de primavera e verão e os seis meses de outono e inverno.

Umidade e características do ar

A umidade relativa média é de, aproximadamente, 65%. As precipitações podem ser de forte intensidade. O índice pluviométrico é de cerca de 1.600 mm anuais, com maior frequência nos meses de outubro a março. Em algumas tardes, especialmente no inverno, a umidade relativa do ar pode ficar até abaixo de 30%, bem abaixo dos 60% recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A cidade fica a pouco mais de 850 m de altitude e, pela proteção da Serra do Curral, não tem ventos muito fortes. BH também tem, entre as grandes metrópoles brasileiras, uma qualidade do ar um pouco melhor, favorecida pelas suas condições geográficas.

Compartilhar: