Redação WebArCondicionado

Fabricante apresenta nova linha de modelos para o Brasil, a “Elite Series A1”. Entre as novidades, o destaque vai para a economia de energia

A Semp TCL anuncia uma nova linha de aparelhos de ar-condicionado split para o mercado nacional. Ao longo do primeiro semestre desse ano, a “Elite Series A1” vai ter em seu portfólio dois modelos de aparelho em quatro potências diferentes cada um. Os modelos são o TCL Split Hi-Wall convencional (com funcionamento do tipo liga/delisga) e o TCL Split Hi-Wall inverter (com dispositivo que ajusta automaticamente a velocidade do compressor de acordo com a oscilação de temperatura do ambiente).

Os dois modelos vão estar disponíveis nas seguintes potências: 9, 12, 18 e 24 mil BTU, totalizando oito opções no novo portfólio de aparelhos split. Para uso residencial, a Semp TCL tem também, no Brasil, um aparelho portátil de 12 mil BTU.

Os aparelhos da nova linha já estão chegando nas lojas a partir desse final de janeiro. A “Elite Series A1” foi apresentada em um evento online nessa quinta-feira (21), para jornalistas e profissionais do setor de climatização. A apresentação foi conduzida por Nikolas Corbacho, gerente de produtos da Semp TCL.

Climatização com economia de energia

A “Elite Series A1” tem como um dos principais atrativos a economia de energia, prometida em até 75% em relação a modelos convencionais. O método e a base de comparação são próprios da TCL Electronics.

Nikolas Corbacho destacou também o “modo Eco”, uma função do aparelho que prioriza o menor gasto de energia. Esse modo de operação equilibra o funcionamento do aparelho com baixo consumo energético e a manutenção de uma temperatura confortável no ambiente.

Filtragem e esterilização do ar

Corbacho também destacou a função de auto-limpeza com esterilização dos modelos “Elite Series A1” que também operam no quente. O processo é feito automaticamente: para ficar com o trocador limpo, os aparelhos fazem o congelamento interno, seguido de degelo, secagem e, finalmente, a esterilização a 56 °C. Isso elimina até 90% dos vírus e bactérias.

Fora o sistema de auto-limpeza, os aparelhos também têm o sistema de filtragem HD Silver Ion com carvão ativado, que contém partículas de íons de prata capazes de reter bactérias, poeira e odores. Isso mantém a limpeza e a qualidade de ar.

O gerente de produtos da Semp TCL lembrou que, naturalmente, essas funções não descartam a necessidade de limpeza convencional e de troca periódica do filtro.

Silêncio e rapidez na refrigeração

Outro destaque apresentado por Corbacho é o modo silencioso, que reduz a velocidade do ventilador da unidade interna para o menor nível de ruído, com o objetivo de proporcionar um sono confortável, por exemplo.

Os aparelhos da “Elite Series A1” têm ainda uma função turbo, que refrigera o ambiente até 50% mais rápido se comparado a modelos convencionais.

Capacidade de funcionamento em altas temperaturas externas

A nova linha da Semp TCL é capaz de funcionar em altas temperaturas externas com menos impacto em sua capacidade nominal. Corbacho destacou que, em um país como o Brasil, a condensadora instalada na parte externa das edificações pode chegar a enfrentar mais de 50 °C quando exposta ao sol.

Os aparelhos mantêm 100% da sua capacidade nominal quando expostos até 50° C. E 70% da capacidade nominal quando expostos a 60 °C.

Os aparelhos da “Elite Series A1” contam com serpentinas de cobre e gabinete construído em chapas de aço galvanizado, que aumentam a resistência corrosão, a robustez e a durabilidade. A Semp TCL dá 2 anos de garantia para todo o produto.

Potencial de mercado

Somente 17% dos lares brasileiros têm condicionadores de ar instalado hoje, segundo um dado apresentado por Corbacho no evento de lançamento. Isso mostra o grande potencial de crescimento do mercado brasileiro.

A Semp está no Brasil desde 1942. Em 2016, foi criada a Semp TCL, uma nova companhia. Em 2020, foram mais de 7,1 milhões de aparelhos de ar-condicionado vendidos no mundo pela empresa.

A TCL tem nove plantas de produção no mundo. Sete delas são na China, uma na Indonésia e uma no Brasil. Aqui no país, a empresa fabrica aparelhos de ar-condicionado desde 2019.

Aproveite o Comparador de Preços de Ar-Condicionado e compre agora mesmo o seu Ar-Condicionado TCL