Conteúdo traz informações básicas sobre solda de tubulação de ar-condicionado

Técnico de ar-condicionado ou de refrigeração: veja como fazer a solda de tubulação nos aparelhos!/Imagem: Reprodução Daikin

Para profissionais de refrigeração e de ar-condicionado é fundamental o treinamento e o conhecimento técnico, sempre prezando por segurança e no uso dos materiais adequados. Se realizar a solda na tubulação de ar-condicionado inadequadamente, pode perder todo trabalho feito no dimensionamento, na fiação, na escolha do local de instalação, entre outros. Para o trabalho ter qualidade, o conhecimento do profissional precisa incluir todos os processos.

Lembramos que a aprendizagem mais aprofundada deve vir pela formação técnica e por muita prática em oficinas de soldagem.

O que é o processo de soldagem?

Soldagem, também chamado de bradagem, é a união de metais por meio de material de adição, geralmente liga de cobre e fósforo. Por vezes, pode ser usado até estanho em pequenas quantidades. No procedimento, o material de adição se funde numa temperatura acima de 450º C e inferior às temperaturas de fusão dos metais que estão sendo unidos.

Uma vez que acontece a solda da tubulação de ar-condicionado, o material se funde sobre a superfície quente do metal de base e flui para o interior da junta, criando assim uma união resistente. Portanto, bradagem é a união de metais em que o material de adição vai fazer a solda.

Equipamentos e materiais necessários para realizar a solda na tubulação

Cilindro de oxigênio e cilindro de acetileno, reguladores (manômetros), carrinho com suporte, rodas mais bico e caneta de solda são os itens utilizados no processo. O conjunto é chamado de P.P.U. (Pronto Para Uso). O procedimento a gás é chamado de solda oxiacetilênica. Nesse caso, o oxigênio é o comburente e o acetileno é o combustível.

Quem trabalha com manutenção e instalação de ar-condicionado geralmente conhece as famosas varetas. Pois é, elas servem como metal de adição, uma liga metálica, que chamamos de Foscoper. Trata-se da liga de cobre e de fósforo (5 a 10%), que às vezes tem pequena quantidade de estanho. Outra forma de fazer a adição é a Silfoscoper, uma liga composta de fósforo, de cobre e de 5 a 9% de prata.

A vantagem da Foscoper, que é largamente utilizada no mercado, é o preço e também o fato de ser excelente para soldar cobre com cobre, sem necessidade de usar fluxo. Mas o que é fluxo? É um decapante químico, que auxilia na remoção de incrustações, impedindo a fixação do material de adição no material base.

A solda a prata reserva-se mais para processos com cobre e com aço, nos quais a porosidade é menor. Os gases, ao entrarem no maçarico, são misturados na proporção em que se deseja, fazendo a fusão do material de solda.

Passo a passo para fazer a soldagem:

1. Medição e corte da tubulação;
2. Escareamento;
3. Limpeza;
4. Montagem;
5. Introdução de Nitrogênio;
6. Aquecimento;
7. Aplicação do material de adição (vareta);
8. Resfriamento e Limpeza.

Atenção a introdução do nitrogênio

Falando especialmente sobre o item 5, no processo de solda ocorre a formação de óxido de cobre (fuligem ou “carepa”), que é um contaminante do sistema no momento em que o oxigênio entra em contato com o cobre sob alta temperatura.

Para evitar a carepa, circulamos nitrogênio pelo trecho a ser soldado, sob baixa pressão, 1 a 3 Lbf/pol2. O processo pode ser demorado, mas vale a pena: um dos lados da tubulação de cobre será conectado à mangueira do Manifold, e a outra ponta fixada na fita de maneira que um dos lados fique solto, para a circulação do nitrogênio. Conforme figura abaixo.

solda tubulação ar-condicionado

A carepa em contato com o fluido refrigerante, óleo e umidade presentes dentro do sistema, leva a formação de óxidos corrosivos, que com o tempo se depositam nas partes quentes do sistema. A solda com “atmosfera protegida” (por nitrogênio) evita isso.

Dê uma olhada nos tubos da imagem abaixo: o da esquerda sem o uso de Nitrogênio e o da direita com o uso de Nitrogênio. Como vimos, faz diferença, não é?

solda tubulação ar-condicionado

Redação WebArCondicionado – Com informações da Daikin