Espécie de “ar-condicionado” foi criado em universidade na Arábia Saudita
: sistema de resfriamento funciona com luz solar

Sistema de resfriamento funciona com luz solar e nitrato de amônio. /Imagem: KAUST/Wenbin Wang

O uso crescente de ar-condicionado somado aos problemas de crise energética, motivam pesquisas para encontrar alternativas de climatização limpas. Uma dessas foi desenvolvida na Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (KAUST), na Arábia Saudita.

De uma maneira parecida com o ar-condicionado convencional, o sistema de resfriamento criado funciona com luz solar e sal. A diferença é a capacidade de trabalhar sem usar eletricidade, pois utiliza energias renováveis.

Para que seja capaz de diminuir a temperatura do ambiente, o método precisa estar exposto ao sol abundantemente. O sistema pode resfriar um ambiente ou refrigerar alimentos a uma temperatura de 3,6 °C.

A solução inovadora apareceu em artigo na revista científica Energy & Environmental Science. Com base na “mudança de fase”, quando os cristais de sal dissolvem na água quente -, o sistema faz o ambiente esfriar na medida em que o processo ocorre.

Considerado mais barato e com grande poder de resfriamento, o sal empregado no estudo é o nitrato de amônio. O estudo identificou a possibilidade de refrigerar o espaço de um copo de metal na temperatura de aproximadamente 25 °C para 3,6° em 20 minutos.

A partir disso o sistema conseguiu ficar em uma temperatura menor do que 15°C por mais 15 horas. Pelo baixo custo e conforme comunidade da universidade, o projeto é uma opção para resfriar ambientes em regiões mais pobres sem acesso à rede elétrica.

O próximo passo é aguardar para observar como serão as primeiras utilizações deste ar-condicionado inovador que, de acordo com Agência Internacional de Energia (IEA), é uma alternativa ao modelo tradicional.

Redação WebArCondicionado – Com informações de Tecmundo

Compartilhar: