Redação do WebArCondicionado

Todo o setor de ar condicionado e refrigeração é essencial neste momento de alerta máximo que estamos vivendo. Afinal, somos peça fundamental para que setores como de alimentação, abastecimento, hospitalar, farmacêutico, bancos de sangue, laboratórios, data centers, telecomunicações, entre outros, possam funcionar.

Diversas associações, órgãos e entidades apoiam que o setor é essencial

A importância do setor é de comum acordo entre diversas associações, órgãos e entidades como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ashrae, Abrava, Asbrav, Anprac, Governo do Estado de São Paulo, entre outros.

De acordo com a Anvisa, até mesmo na construção de hospitais de campanha, assim como a adaptação dos leitos já existentes para UTI, é fundamental manter os ambientes ventilados, podendo ser através de ventilação natural ou sistema de climatização que promova a necessária renovação de ar.

A inclusão dos serviços de ar condicionado e refrigeração no rol de serviços essenciais foi solicitado a Anvisa através do Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração, que demonstrou seu posicionamento favorável.

Em nota, o Governo do Estado de São Paulo, por meio de seu comitê administrativo extraordinário Covid-19, respondeu “que no inciso II, da Deliberação nº 6, de 30.03.2020, do Comitê Administrativo Extraordinário Covid-19, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 31.03.2020, restou consignado que estabelecimentos comerciais de assistência técnica de produtos eletroeletrônicos não estão atingidos pela medida de quarentena determinada pelo Decreto 64.881-2020”.

Leia também: Lista de Associações, Conselhos, Sindicatos e Comitês de Ar-Condicionado no Brasil

Abrava destaca a essencialidade do setor

Conforme a Abrava, é necessária a manutenção de sistemas de ar condicionado e de refrigeração, e a comercialização de produtos correlatos para que os serviços essenciais possam ser executados, uma vez que segundo a legislação federal “são consideradas essenciais as atividades acessórias de suporte e a disponibilização dos insumos necessários à cadeia produtiva relativas ao exercício e ao funcionamento dos serviços públicos e das atividades essenciais”.

A Abrava também cita que mecânicos, técnicos, engenheiros, varejistas, distribuidores e fabricantes de equipamentos de refrigeração e climatização precisamos estar abertos e disponíveis, atuando com os cuidados devidos, para apoiar e manter todos os setores essenciais.

Comente abaixo com a gente sobre a importância do setor no atual cenário mundial. Até a próxima!