* Atualizado em 27/05/2019

vale-da-morteTanto o calor quanto o frio extremo são características climáticas que incomodam a maioria dos brasileiros. Este ano o verão chegou a castigar algumas cidades do país, mas outras nem tanto. Em São Paulo, quando os termômetros marcaram 36ºC, teve gente postando até brincando nas redes sociais que iria morrer por conta do calor. Nós também fizemos um especial reunindo humor, redes sociais e calor, como você pode ver clicando aqui.

Porém, tanto no verão quanto no inverno, felizmente, nenhuma cidade do Brasil teve temperaturas que se aproximassem nem da mínima e nem da máxima já registradas em alguns locais do planeta, 70,7ºC (atingida no deserto de Lut, no Irã, em 2005) ou -89, 2ºC (atingida na Antártida, em 1983). Claro, que em locais onde o clima chega a esse ponto, é praticamente impossível encontrar vida.

Alguns dos locais mais quentes ou frios do mundo são pontos turísticos, mas existem outros onde nem mesmo um tardígrado (animal mais resistente conhecido) gostaria de ir passear. Então, para os mais corajosos que quiserem se arriscar a conhecer, listamos abaixo os cinco lugares mais quentes e os cinco mais frios do planeta Terra.

Os 5 dos locais mais quentes do planeta

1 – Vale da Morte (Estados Unidos)

O Vale da Morte fica localizado nos Estados Unidos, ao norte do Deserto de Mojave, mais precisamente entre a Califórnia e Nevada. A média de temperaturas é de 47ºC, mas já foi registrado nesse ali picos de 56,7ºC. Quem deu nome ao Vale da Morte foram perfuradores garimpeiros durante a Grande Corrida do Ouro da Califórnia em 1849, quando em uma travessia, um dos homens morreu por causa do calor.

vale da morte

2 – Dallol (Etiópia)

Localizada no norte da Etiópia, Dallol fica próxima de um vulcão. A cidade possui atualmente uma média de temperatura anual considerada muito alta para uma cidade habitada, cerca de 41°C, sendo que o mês mais quente, chega a registrar mais de 46,4ºC.

dallol

3 – El Azizia (Líbia)

El Azizia está localizada a 55km de Trípoli, capital da Líbia. Em 1922 foram registrados 58ºC, mas a temperatura média do local é de 56ºC. A cidade é habitada por cerca de 300 mil pessoas e é considerada um dos maiores centros comerciais da região.

El Azizia

4 – Ghadames (Líbia)

A cidade Ghadames possui cerca de 15 mil habitantes e está localizada na zona ocidental da Líbia. Possui temperaturas que chegam a 55ºC. Ela é dividida em duas partes, a antiga e a nova. A parte antiga é rodeada por uma muralha, considerada patrimônio mundial da UNESCO.

Ghadames

5 – Dasht-e-Lut (Irã)

Localizado no sudoeste do Irã, foi neste deserto que, em 2004 e 2005, foi registrada a mais alta temperatura na superfície da Terra, 70,7 °C. Dificilmente encontra-se vida nesse lugar.

Dasht-e-Lut

Conheça 5 dos locais mais frios do planeta

1 – Ulan Bator (Mongólia)

Localizada na região centro-leste da Mongólia, a cidade é atingida eventualmente por violentas tempestades de neve.  A temperatura fica entre -30°C e -40°C, podendo chegar até -49 °C nos meses mais frios.

Ulan Bator

2 – Monte MC Kinley (Estados Unidos)

Também conhecido como Denali, o Monte Kinley é o pico mais alto da América do Norte. Está localizado no Alaska, nos Estados Unidos. A temperatura média nesse lugar é de -40ºC. Apesar de ser uma das montanhas mais frias do planeta, é um local que possui belas paisagens.

Monte Kinley

3 – Oymyakon (Rússia)

Está localizado ao leste da Sibéria (Rússia), junto ao Rio Indigirka. A temperatura mais baixa numa localidade permanentemente habitada, foi registrada nesse lugar, quando o município registrou, em 6 de fevereiro de 1933, uma temperatura de -67,7º C. A média de temperatura pode chegar a -50ºC nos meses mais frios, por isso a vida dos habitantes é muito difícil.

Oymyakon

4 – Base de Vostok (Rússia/Antártida)

A Base de Vostok é uma estação de pesquisa da Rússia na Antártida. A temperatura mais baixa da Terra foi registrada nesse local em 21 de julho de 1983, -89,2ºC. Cerca de 25 cientistas e engenheiros trabalham durante o verão e 13 durante o inverno na Base de Vostok. A temperatura média anual é de -55,2°C, podendo chegar a -68°C em agosto.

Base de Vostok

5 – Snag (Canadá)

Snag é uma vila localizada em Yukon no Canadá. Ela está entre as localidades mais frias da América do Norte. Em 1947 foram registrados -63ºC, quando bateu o recorde de menor temperatura da região.

Snag

E você, prefere frio ou calor? Por qual dos lugares mais gelados ou quentes do mundo você gostaria de visitar? Conte aqui nos comentários!

Redação do Portal WebArCondicionado