Batalha judicial entre as fabricantes pelas patentes do fluido refrigerante automotivo segue
R1234yf: Honeywell e Chemours tem decisão favorável

R1234yf: Honeywell e Chemours tem decisão favorável.

O Supremo Tribunal Popular da China confirmou as conclusões anteriores do Tribunal de Propriedade Intelectual de Pequim e da Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China sobre as reivindicações no pedido de patente da Honeywell, que cobrem o uso do HFO-1234yf em sistemas de ar condicionado automotivo, são válidos.

O tribunal rejeitou a contestação da Arkema a essas exigências na China. Em comunicado, a Honeywell que a ajuda na sua proteção, de fornecedores e de distribuidores autorizados de 1234yf para aplicações de ar condicionado automotivo na China e no exterior, desencorajando atividades não licenciadas da Arkema e outros produtores não licenciados.

“A importação de HFO-1234yf da China para qualquer país no qual a Honeywell detém patentes relacionadas também é um ato de violação de patente”, encerra a nota.

R1234yf como Substituto do R134A

O uso do R1234yf como substituto do R134A é uma realidade pelo mundo. Chemours e Honeywell, ambas com decisão favorável na justiça, colaboraram no desenvolvimento do R1234yf de baixo Potencial de Aquecimento Global (PAG), em 2010, e tem a maioria ou todas as patentes emitidas.

A validade de algumas dessas patentes foi fortemente contestada, principalmente por outros dois grandes fabricantes e fornecedores de refrigerantes, a Arkema e a Mexichem (agora Koura).

A Chemours e a Honeywell tomaram várias ações legais contra aqueles vistos como infratores dessas patentes.

Leia também:

Patentes do HFO R1234yf Geram Polêmicas ao Redor do Mundo

De acordo com a Chemours, a decisão e a rejeição da da Arkema às reivindicações representam uma grande vitória para as duas fabricantes.

“Para garantir que nossos clientes no mercado de ar condicionado móvel tenham uma fonte de refrigerantes seguros e confiáveis que atendam aos mais altos padrões de qualidade e trabalham para promover iniciativas globais de sustentabilidade”, completou a Chemours.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: