Refrigerante é usado em ar-condicionado de automóveis
Patentes do HFO R1234yf Geram Polêmicas

Patentes do HFO R1234yf Geram Polêmicas.

Logo após a confirmação de que as montadoras adotaram o HFO R1234yf, a Chemours e a Honeywell agiram rápido. As companhias anunciaram uma fábrica conjunta em Changshu, província de Jiangsu, na China, para produzir o refrigerante automotivo.

Ambas registraram patentes do produto em diversos países, sendo a Chemours com a linha Opteon YF e a Honeywell com a linha Solstice YF. Para saber mais sobre o fluido, temos uma matéria que explica a mudança do R-134a para o R-1234yf no ar-condicionado de carros.

E por que as patentes do HFO R1234yf geram polêmicas? Confira abaixo algumas discussões envolvendo a Chemours, a Honeywell e o fabricante japonês de produtos químicos AGC.

Chemours se diz Desapontada por Falha na Patente do R1234yf no Japão

Em 2018, a Honeywell realizou uma série de ações contra a violação de patentes na Europa relacionadas ao R1234yf. Porém, um dos principais embates ocorrem no Japão.

No ano de 2019, a Chemours entrou com um processo de quebra de patente contra o fabricante japonês de produtos químicos AGC. O processo alega violação de patentes da Chemours com composições de produtos HFO 1234yf.

A polêmica maior aconteceu quando, no início de novembro deste ano, saiu o resultado do processo da Chemours. Na decisão, o Supremo Tribunal Japonês deliberou a favor da AGC.

Segundo a empresa japonesa, sua reivindicação de nulidade de patente foi aceita pelo tribunal tanto no primeiro quanto no segundo julgamento. O resultado disso é uma “rescisão completa” do processo.

A AGC afirma que entrou com um processo de invalidação contra várias patentes da Chemours. Com isso, o escritório de patentes divulgou o aviso prévio da decisão do julgamento de que as patentes da Chemours são inválidas.

Com sede em Tóquio, a AGC, anteriormente Asahi Glass Co, é uma empresa global de fabricação de vidro com interesses em eletrônicos, produtos químicos e cerâmicos.

Um dia após o resultado negativo no último dia 11 de novembro, a Chemours tratou de abrir o segundo processo alegando violação das patentes da empresa que cobrem composições de produtos do refrigerante HFO.

Em comunicado, a Chemours diz que:

“Este segundo processo é uma continuação da ação legal contra a AGC que começou com uma ação movida em 2019. Em 11 de novembro de 2021, o Supremo Tribunal japonês decidiu a favor de AGC no primeiro litígio de patentes. Embora consideremos decepcionante, a patente se refere ao mercado do Japão e não afeta a posição geral de patentes da Chemours. Ao proteger nossa inovação, também garantimos que nossos clientes tenham acesso a refrigerantes seguros e de alta qualidade com os quais passaram a confiar da Chemours e da marca Opteon”.

Litígio da Honeywell na Europa

Recentemente, a Honeywell abriu processos de violação de patente contra empresas, sendo uma europeia e duas chinesas, que estavam fabricando ou distribuindo o HFO-1234yf.

A empresa diz que participou de várias apreensões globais de produtos. Em 2018, as autoridades alfandegárias polonesas apreenderam um carregamento de refrigerante R1234yf suspeito de violação de patente no porto Báltico de Gdynia.

A Honeywell não revelou o tamanho desta apreensão ou se as mercadorias foram pré-embaladas ou em tanques ISO, mas diz que o comprador consentiu com a apreensão e concordou em pagar o custo de destruição do produto.

Conforme o vice-presidente e gerente geral de refrigerantes automotivos da Honeywell, Richard Winick, a empresa trabalha para proteger os usuários de produtos feitos por fontes desconhecidas, pois são potencialmente prejudiciais ao equipamento ou à saúde humana.

“Existem maneiras fáceis de evitar a compra de refrigerantes ilegais, incluindo a compra de apenas um distribuidor, que possa provar por escrito que seu produto foi fornecido pela Honeywell ou fonte licenciada. Nunca compre refrigerantes genéricos, embalagens sem marca ou refrigerantes na Europa em tanques descartáveis ilegais”, recomenda Winick.

Em 2017, a alfândega tcheca havia apreendido uma remessa de R1234yf da China a pedido da Honeywell. Posteriormente, a Honeywell entrou com processo por violação de patente contra um distribuidor tcheco por comercializar o produto.

Anteriormente, a Honeywell havia entrado com dois processos de infração separados na Alemanha contra um fabricante e um distribuidor chinês, por tentar vender e distribuir o refrigerante.

Já em 2019, Richard Winick disse que a Honeywell havia tomado conhecimento de um distribuidor europeu solicitando vendas de R1234yf feito pelo mesmo fabricante chinês.

“Este é um exemplo de tentativas de importação ilegal de HFO-1234yf para a União Europeia, que acreditamos infringir as patentes da Honeywell e os esforços da Honeywell para impedir a importação ilegal de 1234yf e outros produtos”, explica Winick.

No mesmo ano, ocorreu mais uma apreensão na Polônia.

“É vital que os revendedores e usuários de HFO1234yf comprem seu refrigerante apenas de distribuidor confiável para evitar potenciais riscos legais, de equipamentos e de saúde para seus negócios, que podem ser resultados de compras ilegais de produtos”, completa Winick.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: