Por Yuri Correa,
Redação do Portal WebArCondicionado

Quando o calor fica mais forte, o que o dono de ar-condicionado mais quer é ligar o seu aparelho e colocá-lo no modo mais frio que tem. Ninguém gosta de esperar muito e nem pensar “será que isso tá gelando mesmo?”.

Por isso, hoje vamos te explicar como tirar o melhor do seu equipamento de climatização, sem causar nenhum tipo de prejuízo. Lembrando que, mesmo com as altas temperaturas do verão, o indicado (pela ANVISA, inclusive) é deixar o ar-condicionado configurado em torno dos 23ºC.

A Temperatura Mínima do Ar-Condicionado

Mas vamos lá, digamos que você chegou com calor da rua e está fazendo um dia bem abafado. Como deixar o ambiente o mais gelado possível utilizando o seu ar-condicionado?

Bom, a primeira coisa que você precisa saber é que a temperatura mais baixa, ou seja, a mínima que pode ser configurada em um ar-condicionado é 16°C. E para que essa temperatura seja alcançada com eficiência, é preciso ligar o modo “cool”, ou seja, no modo de refrigeração.

Para acelerar e potencializar a climatização, você pode ligar também a ventilação junto às outras funções. No controle remoto, essa função vai estar assinalada com o desenho de um ventilador ou com a palavra “fan”, que quer dizer “ventilador” em inglês.

Caso você queira o vento soprando em cima de você ou de alguma área específica do cômodo para gelar essa parte mais rápido, utilize a tecla “swing” do ar-condicionado para direcionar o fluxo de ar.

Se ainda assim o ar-condicionado não estiver dando conta do calor, então é preciso verificar se:

  1. Não há nenhum problema com o aparelho, como falta de gás refrigerante, por exemplo
  2. Se ele está corretamente dimensionado – um ambiente que precisa de 12 mil BTUs de refrigeração deve ser atendido por um ar-condicionado de 12 mil BTUs de potência

banner-instalacao-manutencao-ar-condicionado-verde

Problemas ao usar o ar-condicionado na temperatura mínima

Se você for utilizar o ar-condicionado nesses extremos, fazendo-o trabalhar o máximo para conseguir a temperatura mais gelada e mais rápido, saiba que os riscos do seu aparelho encontrar algum mal-funcionamento no caminho aumentam bastante.

Além disso, você pode esperar uma conta de luz bem mais alta do que o normal. Sem contar que não é aconselhado ficar em ambientes com o ar-condicionado tão forte assim, até porque o aparelho diminui e bastante a umidade relativa do ar, o que pode resultar em vários efeitos colaterais para o organismo.

O melhor é deixar seu ar-condicionado funcionando em uma temperatura agradável e, se possível, aguentar o calor por uns minutos até chegar lá. Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!