ar-condicionado-split-R454C-mitsubishi

A tecnologia aplicada aos fluidos refrigerantes tem dado origem a compostos químicos cada vez mais “amigáveis” ao meio ambiente. Dessa vez, a Mitsubishi desenvolveu o primeiro ar-condicionado Split que utiliza o R-454C, que é uma mistura à base de HFO (hidrofluorolefina).

Comercializado pela Chemours, o fluido é vendido como “Opteon XL20” e promete trazer um desempenho melhor aos aparelhos. Isso acontece porque, segundo a Mitsubishi, o R-454C é menos agressivo à natureza se compararmos ao R-32 ou ao R-410A, que são HFCs (hidrofluorcarbonos).

Com um baixo potencial de aquecimento global (GWP) de 148, o fluido é levemente inflamável (classificação A2L). Segundo especialistas, a explicação para isso está na estrutura química das HFOs puras, que possuem uma dupla ligação entre os átomos de carbono.

O resultado são moléculas com uma vida curtíssima na atmosfera, reduzindo seu impacto ambiental.

Lançamento do Split Mitsubishi com R-454C

De acordo com a fabricante, a produção em grande volume do modelo que utiliza R-454C deve começar em breve. No entanto, o Split Mitsubishi deve ser comercializado inicialmente apenas na Europa.

O que você achou dessa combinação entre maior eficiência e sustentabilidade? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários abaixo.

Redação do Portal WebArCondicionado