Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

O ar-condicionado só precisa estar ligado numa tomada comum para funcionar, mas nem todo mundo tem uma próxima ao aparelho e acaba optando pela extensão elétrica.

A pergunta é: usar a extensão elétrica causa problemas no funcionamento do ar-condicionado?

extensao-eletrica-ar-condicionado

Usar ou não usar a extensão em aparelhos de ar condicionado?

Quando você pode usar a Extensão no Ar-Condicionado

A extensão elétrica deve ser usada como último recurso, pois o ar-condicionado é um equipamento delicado e cheio de componentes eletrônicos. Isso quer dizer que ele precisa de estabilidade na rede elétrica.

Se a rede que faz a alimentação de energia elétrica para o aparelho está muito fragmentada, ou seja, se ela é dividida em quadro de força, tomada e mais extensão ainda, ela fica muito instável.

Quando está instável, a corrente varia demais e isso pode causar defeitos e panes no seu equipamento. Problemas esses que vão de pequenos curtos até a queima total de placas e sensores.

O Ar-Condicionado precisa de uma Tomada Elétrica exclusiva

O ideal é que os consumidores tenham uma tomada exclusiva para o ar-condicionado instalada próxima ao local de instalação do aparelho.

E quando falamos de tomada específica, estamos falando de um disjuntor exclusivo também no quadro de luz, com uma linha de energia elétrica saindo direto dele até a tomada.

Qual Extensão usar?

Pois bem, mas digamos que não tem jeito e você vai ter que usar uma extensão elétrica para ligar o seu ar-condicionado. Nesse caso, se aconselha que você não utilize uma extensão com mais de 5 metros de comprimento, 4mm de largura e 25 amperes de sustentação.

E mesmo assim, o melhor é utilizar uma extensão aprovada por um profissional, que vai observar os plugs e a fiação correta. Você pode utilizar o nosso serviço gratuito de orçamentos clicando na imagem abaixo:

O que ocorre com as Conexões Elétricas?

Veja bem, com o excesso de conexões elétricas, como é o caso da extensão, os materiais que compõe a rede sofrem com as mudanças de corrente e, consequentemente, com as mudanças de temperatura entre uma e outra.

Isso resulta em expansão e dilatações diferentes entre uma conexão e outra. Alguns aparelhos modernos já são mais resistentes e utilizam materiais de melhor tecnologia.

Pior se o Ar-Condicionado for mais Antigo

Pois é que, quanto mais antigo for o seu modelo de ar-condicionado, maior a chance de panes e defeitos elétricos por causa do uso de extensão elétrica.

Aliás, não só o risco de estrago existe, como é bem possível que sua conta de luz venha a aumentar também, pois o aparelho vai consumir uma considerável quantia a mais de energia tentando estabilizar todas essas conexões de fio para fio.

Se você tiver alguma dúvida mais específica sobre o uso de extensão elétrica no ar-condicionado, pode vir conversar com a gente aqui no nosso Fórum.