Redação Portal WebArCondicionado

Na semana passada falamos sobre desligar o ar-condicionado antes de desligar o carro. Agora é ao contrário, será que posso ligar o carro mesmo quando o comando do ar-condicionado está ligado?

Posso dar partida no carro com o ar-condicionado ligado?

As vezes ocorre de você ligar o carro e perceber que o botão do ar-condicionado já estava ligado, é um problema? Para os carros mais novos, não. Esse problema por falta de carga suficiente era mais comum nos carros antigos, que exigiam mais força e, consequentemente, sofriam mais para girar o motor de arranque.

Nos últimos 15 anos, mais ou menos, isso citado acima não tem sido um problema e os carros podem ser ligados mesmo com o ar-condicionado acionado. Alguns modelos podem entrar em “modo de segurança” ou não ligar o ar-condicionado logo de início até que a carga do veículo esteja ideal para acionar o compressor do ar.

Claro, o fato de poder deixar acionado o coração do ar ao ligar o carro não significa que você vai “esquecer” sempre, mas caso aconteça, tudo bem, sem problemas.

Leia também: Ar-condicionado automotivo: Como funciona?

Diferenças entre os carros que vem com o ar-condicionado de fábrica

Uma informação importante sobre ligar o carro com o ar acionado é que pode ser feito apenas quando o ar-condicionado for original de fábrica, como explica Fernando Ivanenko, profissional do site Mãos ao Auto, “nos originais de fábrica existe um “chefe”, sim um gerenciamento eletrônico que atua no funcionamento do compressor. Já os carros com ar adaptados não possuem esse conforto eletrônico. Tudo tem a ver com a potência do motor do seu carro. Em veículos com uma potência menor, existe uma interferência maior do ar no motor, ou do compressor dele no motor. Alguns modelos, mais modernos, possuem este dispositivo eletrônico de fábrica que desligam automaticamente o ar para melhorar o desempenho do motor, no caso do momento da partida”.

Leia mais: É possível instalar ar-condicionado em carro que não possui o item de fábrica?

Comente abaixo o que achou de nossa dica. Até a próxima.