Redação WebArCondicionado

O ato de desligar o compressor do ar-condicionado minutos antes de desligar o carro, além de ser benéfico para o aparelho, também é um cuidado com a própria saúde dos usuários do veículo.

Ao desligar o ar-condicionado antecipadamente, e consequentemente o compressor, também tem a vantagem de que não seja desligado o carro sem desligar o ar-condicionado, evitando assim um outro problema que seria o fato de ligar o carro com o ar já ligado, mas isso vamos explicar melhor em um conteúdo sobre o assunto na próxima semana.

Leia também: Ar-condicionado automotivo: Como funciona?

Manter a umidade no sistema com ele desligado pode ser prejudicial à saúde

O ideal é cerca de cinco minutos antes de desligar o carro, o botão de ar-condicionado seja desligado, mantendo o sistema apenas na ventilação, pois essa ventilação irá eliminar as gotículas de umidade nos difusores de ar, evitando assim bactérias e fungos. Outra opção ainda mais eficiente é ligar o ar quente para que a umidade seja eliminada.

De acordo com o engenheiro e jornalista Bóris Feldman, “os dutos que levam o ar frio para o interior do carro ficam umedecidos. E se o equipamento não volta logo a trabalhar, essa umidade com o passar das horas e dos dias, pode ir criando fungos, ácaros, bactérias e outros bichos do gênero”.

Leia mais: Ar-condicionado automotivo e o consumo de combustível

Gostou da nossa dica? Comente abaixo se você já toma esse cuidado. Até a próxima!