Atualizado por Yuri Correa em 07/11/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

A cozinha é, com certeza, o ambiente mais quente da casa, principalmente quando se está preparando alguma refeição que utiliza o forno ou o fogão. O vapor, o fogo e a fumaça podem fazer da cozinha um local bem desagradável nos dias mais quentes. E não para ser assim, não é?

A cozinha é onde fazemos a nossa comida, deve ser um lugar confortável! Então conta aí, já pensou como ficaria um ar-condicionado na cozinha? Será que é possível?

Se você parar e pensar, esse é um dos cômodos que mais precisa de um sistema de ventilação ou climatização apropriado.

Muitas cozinhas são equipadas com exaustores e/ou ventiladores de teto, que ajudam a retirar a fumaça, odores e o bafo quente dos alimentos, amenizando um pouco o calor que fica no ar. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que ventiladores não são muito adequados para esse tipo de ambiente.

Vamos entender melhor?

Benefícios e Cuidados com o Ar-Condicionado na Cozinha

Ter ar-condicionado na cozinha diminui o risco de contaminação dos alimentos, pois o equipamento realiza a troca constante do ar e mantém a temperatura controlada. É possível encontrar, hoje em dia, modelos de ar-condicionado com filtros de alta tecnologia, ideias para eliminar a proliferação de vírus e bactérias no ambiente.

Porém, é preciso ter cuidado. Filtros sujos podem acabar fazendo o papel inverso. A manutenção e limpeza de um aparelho desses na cozinha é tão importante quanto em qualquer outro ambiente da casa. É preciso observar também para que a evaporadora não seja instalada imediatamente acima do fogão, pois o calor e o vapor dos alimentos pode acabar anulando o efeito do ar-condicionado, e até mesmo danificando a unidade.

Faça a instalação sempre com um profissional:

Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado

Ar-Condicionado ou ventilador de teto?

Ventiladores de teto até fazem circular o ar, mas essa é uma questão para se preocupar quando se trata da cozinha. O vento produzido pelo ventilador de teto pode transportar rapidamente objetos leves e inflamáveis para as fontes de calor, causando acidentes.

Já o ar-condicionado, além de ser totalmente seguro, refresca o ambiente, retira a umidade e ajuda a eliminar odores.

Dica: Evite gastos exagerados de energia

Ao utilizar o ar-condicionado na cozinha, tenha cuidado para que o consumo de energia não se torne um problema.

Ou seja, não escolha temperaturas muito baixas, utilize o equipamento apenas para manter o seu conforto térmico enquanto estiver cozinhando ou fazendo as suas refeições.

Mantenha-o a uma temperatura agradável, entre 22º e 24º.

E aí, ficou alguma dúvida sobre o uso de ar-condicionado na cozinha? Deixa aqui nos comentários!