A manutenção do ar-condicionado garante o bom funcionamento do aparelho.

Agyx Instalar Ar-condicionado

Instalação de Ar-condicionado – AGYX

 

Já imaginou você estar naquele dia de muito calor e, ao ligar o seu ar-condicionado para diminuir a temperatura do ambiente, o aparelho soprar somente ar quente. Por mais inusitado que pareça, isso pode acontecer com qualquer um. Para ajudar você, separamos algumas dicas valiosas a fim de evitar a situação indesejada.

Confira 5 razões para o seu ar-condicionado estar no Frio e mesmo assim soprar ar quente.

1 – Verifique o termostato

Quando é observado que a vazão de ar está quente, uma das atitudes óbvias que o profissional avaliará é o bom funcionamento do termostato.

Lembramos também que deve ser verificado em que configuração está o aparelho. Quando você seleciona ‘Auto’, ele usa o ventilador para resfriá-lo. Quando as temperaturas não são adequadas, ele começará a soprar ar quente por causa do ajuste. Portanto, esta deve ser a primeira coisa que você deve verificar.

2 – Duto de ar e filtros limpos

Para sistemas de ar condicionado dutados, a sujeira dos mesmos pode ser um problema. Situação semelhante ocorre com os filtros, também presentes nos aparelhos residenciais.

Os filtros de ar ficam obstruídos com sujeira, poeira e detritos. No caso dos dutos, o ideal geralmente é contratar um profissional para realizar a limpeza completa do sistema. Na maioria das vezes esse é um problema rotineiro de mal funcionamento do aparelho.

O ideal é que os filtros sejam limpos com certa frequência, afim de evitar um problema futuro.

3 – Problema elétrico

O funcionamento de um ar-condicionado requer muita eletricidade. Em alguns casos há muita carga no circuito geral da casa, o que pode interromper o bom funcionamento do aparelho. Se isso acontecer, o equipamento pode desligar imediatamente. Ou pode não fornecer o nível ideal de eletricidade em primeiro lugar e não permitir o funcionamento correto e, por consequência, danificar o aparelho.

Nossa dica é que chame sempre um profissional especializado para resolver esse tipo de problema.

4 – Nível de gás refrigerante

O gás refrigerante (fluido refrigerante) pode ser extremamente perigoso de lidar por conta própria. Se você não for um técnico, não tente solucionar esse problema por conta própria, pois poderá causar danos ao aparelho e a você mesmo.

O aparelho não refrigerar adequadamente pode significar algum vazamento no fluido refrigerante e o ideal é chamar um técnico para que possa avaliar as tubulações e conexões do aparelho.

5 – Bobina da evaporadora entupida

Os dutos de ar sujos podem fazer com que a bobina do evaporador congele. A poeira e os detritos impedem o fluxo normal de ar que ocorre dentro dos dutos. Quando não há lugar para o ar frio escapar, ele permanece preso dentro do aparelho. Ele continuará vagando dentro da bobina, o que fará com que a temperatura caia muito e congele.

Tudo isso terá impacto no desempenho do ar condicionado. A única maneira de consertar será limpar os filtros de ar, os dutos e desligar o ar condicionado. Isso permitirá que você limpe os dutos e diminua as temperaturas internas.

Gostou do nosso conteúdo? Já ocorreu algum caso semelhante com seu aparelho? Deixe seu comentário abaixo.