Entidades pretendem discutir pauta com a União Europeia
poluição ar interno risco saúde

Assim como a externa, a poluição do ar interno é um risco para a saúde humana./Imagem: Reprodução Cooling Post

A pandemia da covid-19 colocou mais atenção para qualidade do ar interno e, na Europa, não é diferente. Uma proposta, que reúne diferentes entidades, defende que a poluição do ar interno coloca a saúde das pessoas em risco.

Em declaração conjunta, o grupo argumenta que o uso adequado de sistemas de qualidade do ar reduzem a transmissão de covid-19, em escritórios, conforme pesquisa.

As entidades lembram que a União Europeia considera somente poluição externa um risco à saúde humana. Por isso, o conjunto de organizações apresenta propostas para limpar o ar de ambientes internos.

Ventilação adequada e alternativas, tecnologias de tratamento de ar, sistemas de controle e automação predial, são algumas sugestões. O grupo defende que o tema seja pauta da União Europeia para diminuir a transmissão aérea de covid-19.

No contexto da legislação, a declaração sugere a adoção de padrões e de políticas de qualidade. Alguns exemplos são Diretiva de Desempenho Energético de Edifícios, Segurança e Saúde Ocupacional, Estrutura Estratégica e práticas de contratação pública.

Quem assina o documento é a The European Partnership for Energy and the Environment, The European Heat Pump Association, European Ventilation Industry Association, a European Building Automation and Controls Association, GCP Europe – Associação Europeia para Serviços de Engenharia de Construção e Lighting Europe.

Qualidade do Ar no ambiente interno no Brasil

O Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno (PNQAI) é uma iniciativa do Qualindoor/ABRAVA e objetiva desenvolver ações colaborativas para mobilizar a sociedade a adotar medidas para promover a qualidade do ar em ambientes internos.

Assim contribui tornando espaços saudáveis, mitigando os efeitos nocivos de locais insalubres, que afetam a saúde e a capacidade produtiva das pessoas. Atualmente, cerca de 70 profissionais das mais de 30 entidades apoiam o PNQAI e participaram de reuniões sobre o assunto.

Redação WebArCondicionado – Com informações do portal Cooling Post