Objetivo da iniciativa é promover a qualidade do ar em ambientes internos

Plano Nacional Qualidade Ar Interno

Temática ganhou força por causa da Pandemia. Confira mais sobre o Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno!

O Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno (PNQAI) é uma iniciativa do Qualindoor/Abrava e objetiva desenvolver ações colaborativas para mobilizar a sociedade a adotar medidas para promover a qualidade do ar em ambientes internos. Assim, contribui tornando os espaços saudáveis, mitigando os efeitos nocivos de locais insalubres, que afetam a saúde e a capacidade produtiva das pessoas.

“A proposta do Plano é ganharmos experiência com as entidades interessadas e transformar os conhecimentos em ações. Essas com maior valor técnico para a saúde”, explica Arnaldo Basile – Presidente Executivo da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento).

Atualmente, cerca de 70 profissionais das mais de 30 entidades apoiam o PNQAI e participaram de reuniões sobre o assunto. Para o Presidente do Qualindoor, Marcelo Munhoz, entidades e empresas participantes abordam a qualidade do ar em ambientes fechados. “O simples fato de compartilharmos entre nós abrirão muitas oportunidades para nossa participação conjunta”, completa.

PEC 07/2021 e o Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno

Nos últimos meses, o Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno foi apresentado a autoridades. Um exemplo é a Senadora Mara Gabrilli, de São Paulo, que imediatamente se interessou pela causa. Ela levou a temática ao plenário do Senado Federal, colocando em pauta a oportunidade de atualizar aa Constituição Federal. A iniciativa buscar garantir o direito fundamental a um ar de qualidade, inclusive em ambientes internos, ganhando força e apoio de pelo menos 30 Senadores.

Em tramitação no Senado Federal, a intenção da Proposta de Emenda à Constituição é acrescentar no 5º artigo: “LXXIX – é garantido a todos o direito à qualidade do ar, inclusive em ambientes internos públicos e privados de uso coletivo”. A PEC 07/2021 está aberta a voto popular e tem mais de 90% de aprovação.

Qualidade do ar interno

A pandemia gerou uma atenção mundial sobre a  qualidade do ar de ambientes internos. Na busca por diminuir o contágio, o poder público e empresas de diversos países dedicaram mais atenção ao assunto.

Observando a necessidade mundial e com foco no Brasil, a Abrava trata com atenção a temática. De acordo com Basile, a Abrava realizou inúmeras ações de sucesso ao longo de quase 6 décadas de história:

“A criação do PNQAI (Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno) é mais um grade feito da nossa Associação em prol do setor AVAC-R e da sociedade Brasileira. O assunto ganhou maior notoriedade na pandemia, e isso aumentou a responsabilidade de todos os profissionais envolvidos”.

Redação WebArCondicionado