Redação WebArCondicionado

Essa é uma pergunta que gera muitas dúvidas entre usuários e até mesmo instaladores. Afinal, nos manuais são existe uma resposta clara sobre o assunto. Conversamos com algumas marcas que nos ajudaram a resolver essa dúvida.

transformador para ar condicionado

Perco a garantia ao utilizar transformador em meu ar-condicionado?

Levando em consideração que muitos aparelhos, principalmente Split, são 220v e algumas redes elétricas são 110v. Será que utilizar transformador é uma prática adequada e possível sem que seja perdida a garantia do produto?

A LG não orienta utilizar transformadores, nem adaptadores. A garantia é perdida em caso de utilização desses itens. A fabricante, por sinal, alertou que foi lançado uma aparelho Janela da marca na voltagem 110v que pode ser a solução nesses casos onde a rede não pode ser transformada.

Já a Samsung explicou que a garantia é sim perdida, pois o transformador é considerado um adaptador e qualquer adaptador que muda o padrão do produto caracteriza a perda de garantia.

Para a Consul, a mesma coisa, adaptadores, “T’s” e transformadores fazem com que o aparelho perca a garantia. Aliás, a marca alertou que o próprio disjuntor também deve ser exclusivo para o ar-condicionado.

A Springer Midea também não recomenda utilizar transformadores e explica que “se algum problema no funcionamento do aparelho for diagnosticado que ocorreu devido a utilização do transformador, a garantia do produto será encerrada”.

Veja os aparelhos de ar-condicionado com voltagem 110v

Posso utilizar transformador no ar-condicionado?

Como notamos, a utilização do transformador não é uma prática aconselhada, então tenha sempre muito cuidado. O ideal é conversar com o instalador e ver quais são as possibilidades, se é possível fazer alguma adaptação elétrica em sua rede e utilizar o aparelho da maneira adequada, evitando assim futuros problemas e interferências na garantia do produto. No link abaixo, fizemos um conteúdo bem legal sobre a utilização de transformador junto do ar-condicionado. Confira:

Leia mais: Posso usar Transformador no Ar-Condicionado?

Comente abaixo o que você acha sobre a utilização do transformador. Queremos saber sua opinião. Até a próxima.