Evento integrou atividade do Curso Sistemas de Água Gelada
como funcionam as vigas frias

Veja como funcionam as vigas frias!

Tendência mundial, as vigas e tetos frio se destacam entre as tecnologias emergentes eleitas pelo ASHRAE Journal para a climatização de ambientes com otimização do consumo de energia.

No curso de Sistemas de Água Gelada, os alunos puderam conhecer como funcionam as vigas frias em uma palestra. Os sistemas são usados em edifícios modernos e oferecem soluções de eficiência energética e climatização diversos ambientes.

Entre as vantagens do modelo estão a utilização eficiente de espaços de instalações e dutos; várias opções de design arquitetônico; alta flexibilidade de layout pela forma modular e conservação de estruturas existentes para restauração em edifícios e retrofits.

De acordo com o gerente de engenharia de aplicação da Trox Technik, Carlos Raimo, o conceito permite economia de energia e pode tornar o planeta mais sustentável, pois as vigas frias funcionam como um difusor, junto com um trocador de calor.

“Ele é colocado no ambiente, recebe um ar tratado e água gelada da serpentina da própria viga. Assim, é feito o tratamento do ar interno de forma mais econômica, sem muitos dutos, ventiladores e filtros”, contextualiza ele.

A 2ª edição do Curso Sistemas de Água Gelada tem o patrocínio de Midea Carrier, Johnson Controls Hitachi, Trane, Berlinerluft, Mercato e Trox.

Com informações da ASBRAV