Cada vez mais têm propagandas de aparelhos portáteis mini que se dizem ar-condicionado. Mas realmente são?

Mini ar-condicionado usb

Diversos aparelhos autodenominados de “mini ar-condicionado USB” dizem refrigerar e refrescar como um ar-condicionado tradicional, mas isso não é verdade. Algumas marcas de equipamentos alegam refrigerar em segundos casas por um valor muito mais em conta quando comparado ao tradicional.

Na realidade, o equipamento não é um ar-condicionado, mas sim climatizador de ambiente ou umidificador de ar. Afinal, possuem sistema de arrefecimento evaporativo, com funcionamento idêntico ao de climatizadores.

Por sinal, temos uma matéria no blog sobre climatizadores UBS, que parece a maneira mais apropriada de chamar o aparelho.

Mini ar-condicionado USB x ar-condicionado

Os dois aparelhos amenizam o calor, mas têm objetivos diferentes e apenas um deixa o ambiente com conforto térmico. Uma das explicações é o fluido refrigerante. Por não ter, o equipamento menor é incapaz de climatizar um espaço por completo, diferentemente de um ar-condicionado.

Os preços dos mini ar-condicionado USB são bem atrativos. Em uma rápida pesquisa, encontramos a partir de R$ 32,90 até R$ 169,90, variando conforme as funções do aparelho. Se fosse um sistema eficiente, seria muito fácil climatizar ambientes por valores mais acessíveis.

Por exemplo, para quem um aparelho de climatização com mobilidade e realmente capaz de oferecer conforto térmico, a melhor opção é o aparelho de ar condicionado portátil. Como o próprio revela, o ar-condicionado pode ser usado em diferentes ambientes da casa e ser levado em viagens.

Teste do mini ar-condicionado USB

Mini ar-condicionado USB

Modelo analisado pelo órgão de defesa do consumidor de Portugal.

A Deco Proteste – órgão de defesa do consumidor português -, testa produtos para informar e tornar os consumidores mais participativos. Em um desses, a entidade usou o Water Chiler, que se coloca como um ar-condicionado portátil capaz de refrigerar, refrescar e umidificar em segundos a sua casa.

No teste, o aparelho foi incapaz de refrescar de maneira efetiva o ar. Conforme a organização, após colocar na câmara climática (local em que o teste foi feito), com temperatura entre 22°C e 23°C e umidade relativa entre 45 e 65%, a redução da temperatura foi pequena, no máximo de 1°C.

De acordo com o órgão, outras descrições também não correspondem a realidade. Um exemplo é a capacidade de refrigerar o ar em espaços externos. Pelas limitações físicas do design, nem em condições ambientais específicas (alta temperatura e muito baixa umidade), o aparelho é eficaz.

Foi medida a temperatura do ar e a umidade relativa. O aparelho era ligado e as medições foram repetidas várias vezes em diferentes distâncias. Os resultados são modestos também quanto ao tempo de funcionamento para atingir baixos resultados.

Quanto ao fato de ser inovador, a organização afirmou que não é bem assim. “Comprovamos que não tem filtro milagroso que transforma ar quente em ar frio. O único que possui tem material fibroso cujo objetivo é ficar saturado em água. Ou seja, na realidade, o aparelho umidifica o ar, o que em climas moderados se prova ineficaz para baixar a temperatura”.

Por fim, a entidade diz que a promoção é sustentada por afirmações falsas e publicações enganosas, com o intuito de induzir os consumidores ao erro. A Deco Proteste solicitou à Direção-Geral do Consumidor e à Entidade Reguladora de Comunicação Social de Portugal para multar a empresa.

Mini climatizador possui qualidades

Se comprar um sabendo que não é um mini ar-condicionado, verá que o mini climatizador USB oferece alguns benefícios. Costumam ser bem pequenos, com 15, 20cm, geram um ar que contribui para amenizar o calor se ficar próximo ao usuário.

Podem armazenar energia através de baterias carregáveis e não precisam de fios para funcionar. Alguns modelos têm luz noturna em 7 cores diferentes, além de ter diversas cores na moldura e designs variados. Mesmo diante dessas qualidades, nunca esqueça: não são um ar-condicionado.

Redação WebArCondicionado