Atualizado  em 23/10/2020
Redação WebArCondicionado

Que tal um aparelho para amenizar o calor, que pode ser carregado muito facilmente de um cômodo para o outro e que tem um baixíssimo consumo de energia? É o que prometem os miniaparelhos de climatização disponíveis no mercado.

Conheça miniaparelhos de climatização individual com carga USB

 

São climatizadores que criam uma sensação de refrigeração e que, em sua grande maioria, funcionam com alimentação via USB. É bom ressaltar que eles trazem um pouco mais de conforto térmico para o ambiente, mas estão longe de ter a mesma potência e cobertura de um aparelho de ar-condicionado convencional, principalmente em dias mais quentes.

Alguns fabricantes chegam a afirmar que esses aparelhos podem abaixar entre 3 e 6 °C a temperatura local. Mas, como são muito pequenos e operam com um sistema de climatização muito simples, é bom ficar atento aos limites dessa alternativa. Por menor que seja o ambiente, a tecnologia desses aparelhos não consegue fazer com que seus efeitos de refrigeração preencham um cômodo inteiro.

Ressalvas feitas, esses miniaparelhos não deixam de ser uma opção prática e econômica para uso individual.

Quais são os modelos de Climatizadores mais comuns?

A estrutura mais comum é em formato de cubo – como é o caso dos modelos CoolAir e ArticAir, disponíveis em lojas de produtos importados e em marketplaces online. São aparelhos muito pequenos, que têm menos do que 20 cm de altura, largura e comprimento, e que são projetados para ficar em cima da mesa, próximo de quem vai usar. Por isso, o objetivo é ter refrigeração individual.

Já circularam também no mercado brasileiro (mas hoje estão fora de estoque) aparelhos “de mão”, que têm um formato projetado especialmente para segurar na mão mesmo. E, também, um aparelho para apoiar no pescoço, que se assemelha àqueles fones de ouvido que se encaixam na nuca.

A maioria dos modelos funciona com alimentação USB – e alguns com pilhas. É importante checar se o aparelho pode ser recarregado via USB e depois desplugado, ou se precisa ficar conectado o tempo todo para funcionar.

Como esses aparelhos prometem resfriar o ar?

Os aparelhos funcionam basicamente da mesma maneira. Com um ventilador, eles puxam o ar de fora, resfriam internamente – pois são abastecidos com gelo – e devolvem o ar mais frio e mais úmido para o ambiente.

Alguns aparelhos funcionam com esponjas que precisam ser umidificadas com água gelada. Outros já contam com reservatórios para colocar a água ou gelo.

Além da refrigeração, existem modelos que também ajudam a purificar o ar (através de filtros internos). Ou, ainda, a aromatizar o ambiente, com o acréscimo de essências em um compartimento específico.