O instrumento é utilizado para verificar a pressão e a temperatura de saturação do gás

Manômetro

O Manômetro possui dois lados com cores e funções diferentes. Veja cada um abaixo!

Para começar, é importante saber o que representa cada lado do Manômetro ou Manifold – outro termo usado para se referir a ferramenta. Na lateral de cada lado, tem uma válvula de abrir e fechar o gás. O instrumento possui dois lados com cores e funções diferentes:

  • Lado azul: marca a baixa pressão;
  • Lado vermelho: marca a alta pressão.

Agora, vamos trazer algumas informações importantes para que você compreenda o funcionamento do manômetro.

Escalas numéricas do Manômetro

Neste exemplo, vamos falar do modelo analógico utilizado em ar-condicionado residencial, que mede os gases R22, R407C e R410A. Primeiro, o círculo interno maior, que fica próximo as bordas, geralmente é azul ou vermelho, depende do lado usado.

A parte interna é a medição em PSI e a de fora é em bar, mas certifique-se, pois a marcação correta aparecerá manômetro. Como no Brasil a medição é em PSI, observe a marcação interna do círculo, que geralmente é de 50 em 50.

Qual a diferença entre BAR ou PSI?

No manômetro, contém a marcação em Bar e PSI, que na prática são a mesma coisa. No Brasil, o PSI é usado como unidade de pressão e, no exterior, alguns países utilizam o Bar. Para conhecimento, saiba que um bar é igual a 14,50 PSI.

Medição de saturação do gás no Manômetro

Localizado no centro dos círculos contém a marcação menor, geralmente identificada em verde, azul e vermelho que identifica a temperatura. Essas medidas do Manifold são de saturação do gás e tem identificação padronizadas. Observe como cada cor vai identificar os gases R22, R407C e R410A no manômetro, ou seja, cada gás tem sua linha de saturação.

Manômetro

Na imagem, ao lado do início da linha vermelha diz R22, na verde R407C e na azul R410A.

O ponteiro é interligado, então, conforme a pressão, estará na mesma linha reta referente a temperatura de saturação. Por exemplo, se o gás utilizado é o R22 e o ponteiro está em 50 PSI na linha reta, 50 PSI está em torno de 0 grau, que será a temperatura de saturação do gás.

Dica de ouro: parafuso de calibragem do Manifold

Geralmente o manômetro tem um parafuso de fenda, que calibra o ponteiro, como mostra a imagem acima, na cor prata. Às vezes, com o tempo de uso, o ponteiro fica descalibrado . Por isso, aperte o parafuso o ponteiro, que ficará no zero, para fazer a marcação perfeita da pressão e da saturação.

Redação WebArCondicionado – com informações do canal Gela Rápido