A Marcopolo, empresa multinacional brasileira fabricante de carrocerias de ônibus, inovou para melhorar a qualidade do ar que circula no interior de seus veículos.

Luz ultravioleta antimicrobiana

Em parceria com a Valeo Thermal Bus Systems, a Marcopolo desenvolveu um sistema de ar condicionado com luz ultravioleta para seus ônibus que possui ação antimicrobiana. O objetivo é a desinfecção e auxiliar na qualidade do ar que circula nos veículos.

A radiação UV-C emitida, devido à sua potência e ação antimicrobiana, promove a desinfecção do ar e superfícies do aparelho, sendo eficaz na inativação do material genético de vírus e células bacterianas esporuladas, que possuem maior resistência inata em relação a diversos agentes infecciosos virais envelopados, algumas mais resistentes do que o novo coronavírus.

Leia também: Ônibus com Ar-Condicionado: Como Funciona?

Estudo apontou eficiência de 99%

Foi realizado no Laboratório de Microbiologia Clínica da Universidade de Caxias do Sul, e que contou com a colaboração da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM diversos testes de medição da potência das lâmpadas, que avaliaram a eficácia antimicrobiana da radiação ultravioleta instalada no ar-condicionado do ônibus. De acordo com o resultado, a taxa de eficiência alcançou mais de 99%.

De acordo com Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo, “mesmo considerando o baixo poder de penetração da luz UV-C, sua ação tem aplicação na destruição de micro-organismos suspensos no ar e na inativação de parte destes em superfícies e objetos. A sustentação da eficácia da radiação também está diretamente ligada às condições ambientais, grau de sujidade, matéria orgânica e inorgânica, e da higienização do interior do ônibus”.

Ainda conforme Resner, “não há exposição direta dos passageiros à luz e a combinação da taxa de renovação do ar do equipamento de ar-condicionado, mais o uso de radiação UV-C no sistema e a adoção de todos os cuidados de limpeza, a probabilidade do vírus circular no ônibus é praticamente nula”.

Leia mais: Limpeza do Ar-Condicionado no Transporte

Sistema de ar condicionado com luz UV-C será um opcional

As lâmpadas do novo sistema têm vida útil de aproximadamente 8.000 horas e será vendido como um opcional com instrução de instalação no módulo do ar-condicionado. Tanto ônibus novos como em operação poderão introduzir a novidade em seus sistemas tanto no mercado brasileiro como internacional.

Saiba mais: Qualidade do Ar X Conforto Térmico: Qual a Diferença?

Gostou dessa novidade? Deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!