Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

A luz do ar-condicionado fica piscando? Esse pisca-pisca chato é sinal de problema no aparelho. Quando elas começam a piscar, quer dizer que o aparelho não está funcionando direito.

luz-ar-condicionado-piscando

Descubra o que fazer quando a luz do ar-condicionado fica piscando – Imagem: WebArCondicionado

Hoje vamos te explicar o que são essas luzes piscando. E também como descobrir qual problema está fazendo seu ar-condicionado parar.

Por que a Luz do Ar-Condicionado fica Piscando sem Parar?

A luz do ar-condicionado que fica piscando fica na unidade interna. O ar-condicionado geralmente tem duas luzes pequenas no painel da frente. O mais normal é que uma luz seja vermelha e a outra luz seja verde.

Essas luzes funcionam como um alarme. Quando elas começam a piscar e não deixam o aparelho funcionar direito, é um alerta de que tem algo errado com o seu ar-condicionado.

Esse pisca-pisca é o que chamamos de código de erro.

O que é um Código de Erro?

Um código de erro é um sinal que o seu ar-condicionado emite para te informar que tem um problema de funcionamento. Às vezes o código de erro é um número ou um conjunto de caracteres que aparecem no visor do ar-condicionado.

Mas às vezes o código de erro é um apito ou uma luz piscando no painel da frente.

Como eu Descubro qual é o Erro?

Isso é bem simples. Cada código corresponde a um erro diferente. No caso das luzes piscando, você pode descobrir qual é o código pelo número de vezes que elas piscam.

Quando você identificar qual é o código, basta consultar o manual do seu ar-condicionado e achar a tabela de códigos de erro. Lá vai dizer algo como “luzes piscando x vezes = problema y”.

E se eu não Tenho essa Tabela?

Caso você não tenha mais o seu manual ou não tenha localizado a tabela de códigos de erro, não se desespere. Nós do WebArCondicionado vamos te ajudar.

Aqui no site nós temos uma página só com as tabelas de códigos de erro das principais marcas e fabricantes de ar-condicionado do mercado brasileiro. Basta clicar e acessar esse link aí em cima e procurar pela marca do seu aparelho.

Mas como eu Resolvo o Problema?

Ok, se você já consultou a tabela e identificou qual é o problema no seu ar-condicionado, precisa decidir se dá para resolver você mesmo ou se precisa chamar um profissional.

Muitas vezes os códigos de erro podem ser resolvidos de maneira bem simples pelo próprio consumidor, vamos ver alguns erros comuns:

  • Limpeza dos filtros;
  • Filtro desencaixado;
  • Tampa do ar-condicionado aberta;
  • Dreno obstruído;
  • Ventilador sujo;
  • Falta de energia.

Quase todos esses problemas podem ser resolvidos pelo próprio dono do ar-condicionado. E todos podem ser evitados com uma instalação correta e com a manutenção periódica.

E se o Problema é mais Complicado?

Bom, se o problema é mais complicado, você precisa de um profissional. Muitos códigos de erro indicam mal-funcionamentos internos do ar-condicionado que o consumidor não tem como resolver.

Por exemplo:

  • Erro nos sensores de temperatura;
  • Falta de gás refrigerante;
  • Obstrução da tubulação de fluido;
  • Falha elétrica;
  • Código EEPROM;
  • Falha no compressor;
  • Falha no ventilador;
  • Superaquecimento;
  • Congelamento.

Nesses casos é necessário chamar um profissional para avaliar a situação. Se tratam de erros mais complexos e o consumidor geral não deve tentar resolvê-los sozinho se não tiver treinamento.

A luz do Ar-Condicionado continua Piscando sempre?

Não, a luz do ar-condicionado que está piscando apaga depois de resolvido o problema.

Queremos lembrar que a luz do display do ar-condicionado, ou seja, aquela tela pequena onde aparecem as configurações e a temperatura, não apaga dessa forma. Se é essa a luz que está te incomodando, você pode consultar a nossa postagem sobre como desligar a luz do display do ar-condicionado.

Agora, o pisca-pisca chato desliga quando você resolve o erro que está sendo sinalizado. Basta identificar o código que está sendo emitido, resolver o problema e pronto! A luz do ar-condicionado piscando para de incomodar.