Redação Portal WebArCondicionado

Conversamos com um instalador sobre alguns problemas constantes nos aparelhos de ar condicionado conforme o inverno se aproxima. Para ele, o travamento da válvula reversora é um dos mais comuns.

 

O que é válvula reversora?

Aqui no WebArCondicionado já possuímos um conteúdo bem legal explicando tudo sobre a válvula reversora. Você poderá ler esse material no link ao final do parágrafo. Mas resumindo, a válvula reversora fica na unidade externa e é uma peça importante para o funcionamento do condicionadores de ar com ciclo reverso. Ela possui uma tubulação central e outras três que saem do outro lado. Para verificar se a válvula está com problema, basta checar se, no lado com três saídas, mais de uma delas está aquecendo enquanto o ar-condicionado está ligado. Se sim, está havendo um vazamento interno, provavelmente por causa de uma má instalação ou defeito interno da válvula.

Veja aqui tudo sobre a válvula reversora

Travamento da válvula reversora

válvula-reversora-ar-condicionadoConversamos hoje com Adriano Figueiró, instalador autônomo de Porto Alegre, sobre os problemas mais recorrentes no inverno, afinal daqui duas semanas a estação mais fria do ano terá início.

“Um dos problemas que mais atendo no inverno é o travamento da válvula reversora. Sempre aconselho os clientes para que nunca fiquem mais de três meses sem ligar o aparelho no ciclo quente. A ideia é que a válvula seja acionada. Colocar ela para trabalhar ajuda para que não trave, o que pode ocorrer se o aparelho ficar por muitos meses sem funcionar”, disse o profissional.

Conforme Adriano, o mesmo serve para o ciclo frio: “no ciclo frio também pode ocorrer o travamento, mas como é mais comum o aparelho ser ligado no ciclo frio, é mais raro ocorrer esse problema, diferente do quente, que o cliente utiliza menos vezes ao longo do ano”.

Para o profissional, com atenção pode ser percebido os primeiros indícios desse problema. “Quando você coloca o ar no quente, geralmente é possível ouvir o “teck” da válvula sendo acionada. Se isso não ocorrer e o aparelho continuar só ventilando ou no frio, provavelmente o problema seja a válvula travada. Mas claro, para ouvir esse barulhinho da válvula sendo acionada pode ser necessário um ouvido mais sensível, o profissional já está acostumado a ter essa percepção”, diz Adriano.

Leia também: Ar-Condicionado Não Esquenta, O Que Fazer?

Para qualquer indício desse tipo de problema ou de outras necessidades referente ao seu aparelho, indicamos sempre chamar um profissional capacitado. Em nosso sistema contamos com a maior lista de instaladores do Brasil, onde é possível inclusive solicitar orçamentos aos profissionais e obter a resposta em até 24 horas. Para acessar, basta clicar aqui em Peça Seu Orçamento.

Gostou desse conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo. Até a próxima.