Indústria se prepara para eliminar os fluidos refrigerante HFC’s do mercado

 Johnson Controls R-454B

A Johnson Controls está empenhada em garantir a transição segura para o R-454B.

Após extensa pesquisa, teste e avaliações, a Johnson Controls selecionou o R-454B, que é o refrigerante hidrofluorolefina (HFO) com menor potencial de aquecimento global (GWP). O fluido refrigerante irá substituir o R-410A nos produtos residenciais e comerciais unitários, bem como em chillers scroll refrigerados a ar.

As marcas espalhadas pelo mundo, que pertencem a Johnson Controls, e que passarão a utilizar o R-454B são YORK, Luxaire, Coleman, Champion, TempMaster, Fraser-Johnston, Guardian, Evcon e produtos da marca Quantech na América do Norte.

A decisão aconteceu enquanto a indústria de HVAC está se preparando para eliminar gradualmente os refrigerantes HFC’s (hidrofluorocarbono). Nos Estados Unidos, a determinação é de que a utilização seja reduzida gradualmente, chegando a 85% nos próximos 15 anos.

Melhor eficiência e menor impacto ambiental com o R-454B

Depois de avaliar várias alternativas de baixo GWP em diversas métricas de desempenho e mercado, tais como segurança, capacidade, eficiência, confiabilidade, disponibilidade e longevidade, a Johnson Controls determinou que o R-454B é o melhor refrigerante para ser utilizado em seus equipamentos nos próximos anos.

“Utilizar o R-454B foi uma decisão clara, mas que levou anos de pesquisa, teste e avaliação em profundidade. Esta decisão maximiza os benefícios ambientais, o que ajudará a evitar, se não completamente, a segunda transição de curto prazo para o setor unitário. A Johnson Controls continuará avaliando alternativas de baixo GWP para possibilidades futuras”, disse Chris Forth, diretor executivo de regulamentações, códigos e assuntos ambientais da Ducted Systems, da Johnson Controls.

Além de reduzir o impacto ambiental, o R-454B é mais compatível com os projetos de equipamentos R-410A, requer menos carga de refrigerante ou semelhante e pode reduzir o uso de energia e melhorar a eficiência dos sistemas HVAC e. As características operacionais semelhantes ao R410A proporcionarão uma transição mais suave para distribuidores, atacadistas e empreiteiros.

Data prevista para a  Johnson Controls iniciar a fabricação

 Johnson Controls R-454B

Vale observar que as mudanças se aplicariam apenas à venda de novos equipamentos residenciais e comerciais unitários, bem como chillers scroll resfriados a ar.

Os regulamentos pendentes estipulam uma data limite de fabricação específica de 1º de janeiro de 2025, para produtos residenciais e comerciais leves unitários e 1º de janeiro de 2024, para chillers scroll refrigerados a ar. Os equipamentos R410A construídos antes da data podem ser vendidos e instalados normalmente.

De acordo com a Johnson Controls, a empresa está empenhada em garantir a transição segura para o R-454B, fornecendo o treinamento aprofundado para seus contratados e técnicos antes das datas pendentes de transição do refrigerante.

Redação WebArCondicionado