Veja quando começa e como será o inverno em cada região do Brasil

 Inverno Quando Começa

Saiba quando começa e como será o inverno em cada região do país.

O inverno é caracterizado por ser a estação mais fria, pois é quando são registradas as menores médias de temperaturas. Porém, não são em todos os lugares em que as pessoas se preparam para os dias frios e usam casacos, luvas, toucas e mantas. Outra curiosidade que nem todos sabem é quando começa o inverno, por exemplo.

No Brasil, a estação inicia entre os dias 20 e 21 de junho e se estende até mais ou menos o fim da terceira semana de setembro. Você pode se perguntar o motivo de não fazer frio em todas as regiões, afinal, em nosso país, somente no sul as temperaturas são mais baixas.

A justificativa para isso é a proximidade das demais regiões da Linha do Equador, especialmente o norte e o nordeste. Nessas localidades, em que o frio é menos intenso, a estação costuma ser sinal de períodos menores de precipitação.

Confira quando começa e como será o inverno em cada região do Brasil neste ano!

Quando começa o inverno no Brasil?

Em 2021, o solstício de inverno no Hemisfério Sul começa a partir da 00h32 de 21 junho, terminando somente em 22 de setembro. Uma curiosidade sobre o período de início é que a data e o horário são definidos baseados em cálculos astronômicos, Como explica o portal Climatempo.

Mais um ponto importante para ser entendido é que o período nem sempre quer dizer que terá muito frio no Brasil nos próximos meses. Conforme já comentamos, cada região tem sua particularidade, além disso, falamos de um país continental pela sua extensão.

O inverno em cada região do país

Bem, agora que já sabe quando começa, descubra como será o inverno em cada região do Brasil, conforme a previsão do Climatempo.

Região Sul

Neste ano, a chuva será frequente ao longo do inverno no sul do Brasil, embora a tendência seja dos volumes ficarem abaixo da média histórica. Em relação a temperatura, a previsão é que sejam menores comparadas ao que habitualmente acontece na estação.

Uma particularidade é que o inverno vai iniciar com temperatura alta no norte do Paraná. Contudo, com o passar dos dias massas de ar polar irão incidir e, assim, o frio ganhará força naquela região do estado paranaense.

Região Sudeste

Na região sudeste, o frio pouco vai aparecer em 2021, repetindo a tendência da estação no ano passado. O inverno será mais quente, apesar de as massas de ar frio deixarem as temperaturas mais baixas especialmente entre São Paulo e o Sul de Minas.

A expectativa é que os dias sejam de sol forte e a temperatura fique alta para o período do ano. Mesmo com as massas de ar polar, pouco fará frio. Por fim, o período seco e a chuva devem ficar abaixo da média na maior parte do Sudeste.

Região Centro-Oeste

Tempo aberto, sol forte e temperaturas altas serão comuns no inverno no Centro-Oeste do país. Neste ano, algumas massas de frio podem chegar nas capitais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso. Um número menor ainda em Goiânia e Brasília e, por isso, a temperatura ficará bastante estável durante a estação.

Como é a estação do período mais seco, a chuva não é esperada na região. Algo que chama a atenção é a possibilidade de geada no Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste

No Nordeste, a chuva deve ser frequente na costa leste e norte ao longo do inverno, com a intensidade diminuindo ao longo dos meses. Existe possibilidade de as chuvas ficarem abaixo da média.

O calor será maior no período, comparando com a média histórica, atingindo fortemente a faixa mais ao sul. Já na parte interiorana do Nordeste, terá predomínio do tempo quente e seco, além da baixa possibilidade de chuva.

Região Norte

No Norte do Brasil, a chuva será acima da média. Nas regiões do extremo norte a precipitação terá volumes considerados altos para o período. Já na parte centro-sul será de tempo seco, dias ensolarados, tempo aberto e temperatura acima da média.

O inverno de 2021 também terá poucas massas e ar frio no sul da região. Por esse motivo, serão registradas friagens em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.

Campanhas do Agasalho pelo Brasil

O inverno no Sul e no Sudeste escancaram muitas vezes uma realidade difícil e triste. Pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social ficam expostas ao frio, pois somente se agasalhando para suportar as temperaturas baixas da estação.

Uma maneira de contribuir, para tornar o inverno menos difícil para essa parte da população, é participando de campanhas do agasalho. A maioria delas têm o intuito de arrecadar roupas para distribuir àqueles que enfrentam grandes dificuldades nesta época do ano.

Onde você pode encontrar a campanha mais próxima de você? No portal de Notícias Uol, uma reportagem mostra pontos de coleta em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba e Porto Alegre.

Outra dica é procurar na prefeitura do seu município, pois a maioria realiza campanhas próprias de arrecadação. Também existem diversas instituições religiosas ou ONGs que fazem trabalhos semelhantes. Por isso, são espaços que podem te ajudar a encontrar para quem pode doar peças de roupas, entre outros donativos.

Pronto, já sabe quando começa, como será o inverno em 2021 no Brasil e como ajudar quem mais precisa. Se decidir comprar um ar-condicionado, temos uma matéria falando qual o melhor tipo para cada região na estação mais fria. 

Aproveite e conheça nossa Calculadora de BTUs do Ar-Condicionado. A ferramenta ajudará você a escolher o equipamento de climatização ideal para o seu ambiente.

Calculadora de BTUs – Descubra a potencia ideal para o ambiente!

Redação WebArCondicionado  – Com informação do Portal Climatempo e Descomplica