Com apoio da ONU, data visa conscientizar sobre a presença da refrigeração na sociedade

História da Refrigeração

Conheça a história de como surgiu a refrigeração!

Presente no cotidiano de todas as pessoas, hoje usamos a refrigeração em alimentos, medicamentos, fazendas de dados e em laboratórios. Por mais óbvio que seja, houve períodos da história em que a civilização precisava se virar em busca de alternativas.

Chineses, por exemplo, resfriavam alimentos perecíveis com gelo 1.000 a.C. Na índia, as pessoas usavam a técnica de produção de gelo noturno com o mesmo objetivo. Há mais de dois mil anos diversas civilizações utilizavam a neve e o gelo natural para resfriar as bebidas.

Como pode perceber, a ideia de refrigerar alimentos e líquidos, entre outros, sempre fez parte da vida das pessoas de alguma maneira. Em 26 de junho é o Dia Mundial da Refrigeração.

A data tem o apoio da ONU e visa conscientizar sobre a relevância da temática no dia a dia da sociedade. Para marcar a celebração, vamos compartilhar a história dos primeiros sistemas de refrigeração e dos primeiros refrigeradores comerciais e domésticos.

Conheça a história da refrigeração

Antes da história, saiba que refrigeração é um processo de redução de temperatura, que ocorre dentro de um determinado espaço. Mas quando surgiu o sistema como conhecemos atualmente?

Tudo começou com William Cullen que, em 1755, identificou que baixar a pressão facilitava a evaporação do Éter. Assim, era possível retirar calor de pequenas quantidades de água, produzindo gelo artificial pela primeira vez.

A evolução do processo, como conhecemos hoje, continuou no século seguinte. Em 1803, Thomas Moore fez uma caixa de gelo isolada para transportar manteiga. Dessa maneira, ele patenteou a palavra “refrigeration” que na tradução livre significa refrigeração.

Criação da primeira patente

Oliver Evans trouxe nova contribuição em 1805, pois é o responsável por descrever o ciclo de refrigeração fechado com éter sobre vácuo. Em 1834, Jacob Perkins patenteou a descrição detalhada de um equipamento para produzir gelo.

Em 1844, o médico John Gorrie propôs a criação de uma máquina de refrigeração de ciclo de ar para fazer gelo. O sistema de refrigeração era usado para reduzir a febre dos seus pacientes.

Com experiências usando compressão de vapor para fabricação de Gelo, James Harrison obteve a primeira patente para sistema prático de refrigeração. Sua máquina usava elementos como éter, álcool e amônia.

Evolução permite a refrigeração comercial e doméstica

Nas décadas seguintes, o desenvolvimento da refrigeração acompanhou os avanços da eletricidade, do aço, do petróleo e dos motores. Pelo tamanho e custo, os refrigeradores eram usados somente em locais comerciais.

No ano de 1870, os filhos de S. Liebmann, no Brooklyn, colocaram em funcionamento a primeira geladeira comercial numa cervejaria. Passados 20 anos, a maioria dos espaços semelhantes tinham um equipamento de refrigeração.

Os primeiros aparelhos para uso doméstico eram instalados no porão das casas nos Estados Unidos, sendo a caixa fria colocada na cozinha. Em 1924, Alfred Mellowes desenvolveu a geladeira com compressor na parte inferior, que são mais parecidas com as que temos hoje.

Geladeiras como conhecemos hoje

História da Refrigeração

Modelo de geladeira da General Electric./Imagem: Reprodução   Family Tree

Os primeiros refrigeradores usavam produtos químicos tóxicos que resultaram em acidentes fatais. Frédéric Swarts, no fim do século XIX, sintetizou um novo produto químico, utilizando carbono, cloro e flúor. Assim, surgiu o clorofluorcarboneto (CFC).

A General Motors, que era proprietária da Frigidaire em 1928, encontrou o refrigerante CFCs, considerado mais seguro naquele momento. Por meio da síntese dos CFCs, surgiu o Freon. Vale ressaltar que somente anos mais tarde, identificou-se que os CFCs são prejudiciais à camada de ozônio.

Voltando para as geladeiras, a General Electric lançou em 1939 o primeiro refrigerador com compartimentos separados. Aqueles com duas portas separadas foram lançados somente em 1947.

Redação WebArCondicionado