Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

carga de gas r410a

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #46
    Postado originalmente por Karoly Roberto Ver Post
    Boa tarde amigos. Gostaria de uma ajuda técnica dos amigos. Não tenho muita experiência com o R410A. Tenho um cliente onde está instalado um FUJITSU de 12.000BTU's e necessita fazer uma higienização urgente, um outro rapaz que cuidava da manutenção deixou de atender e disse que era falta de gás. Pois bem, falta de gás não é, já verifiquei as pressões e corrente elétrica. A evaporadora está tomada de sujeira impedindo a troca de calor, ocasionando a falta de climatização. Por esse motivo pergunto. Posso recolher o gás na condensadora, fechar os registros e sacar a evaporadora para higienizar. Depois um vácuo e liberar o gás recolhido? Como se faz com o R22!

    Agradeço aos amigos desde já.
    é o mesmo procedimento ..instala manômetro na valvula de serviço, fecha a válvula da linha de alta,descarga ou liquido,espera dar o vácuo e fecha a válvula da linha de baixa,sucção ou gás..

    Comment


    • #47
      Muito obrigado mestre Jairo Bertoni

      Comment


      • #48
        que legal quando os colegas espoem suas experiencia simples e clara

        Comment


        • #49
          Jairo , eu não sabia que em algum equipamento de refrigeração teria a capacidade de se inserir gás pela alta . " Ora , um equipamento de 20 tr não tem uma pressão bem maior que a pressão da garrafa " ??

          Comment


          • #50
            Jairo , gostaria de uma sugestão , acho que você como bom profissional daria pra me ajudar : tenho 7 anos de experiencia com refrigeração , e já tive muitos desafios nessa área , sou meio oficial de refrigeração , apesar de não ter muita experiência com esse fluido refrigerante (r410a) será que se eu me apresentasse numa vaga de refrigeração com minhas experiências , eu conseguiria , já que meu sonho e objetivo é chegar a essse nível ?!?!? OBRIGADO

            Comment


            • #51
              Postado originalmente por Otávio Ver Post
              Jairo , gostaria de uma sugestão , acho que você como bom profissional daria pra me ajudar : tenho 7 anos de experiencia com refrigeração , e já tive muitos desafios nessa área , sou meio oficial de refrigeração , apesar de não ter muita experiência com esse fluido refrigerante (r410a) será que se eu me apresentasse numa vaga de refrigeração com minhas experiências , eu conseguiria , já que meu sonho e objetivo é chegar a essse nível ?!?!? OBRIGADO
              com certeza..uma semana com um colega mais experiente e as ferramentas certas sem problema vc vai perceber que não é bicho de 7 cabeças..vc tem que trabalhar dentro das boas práticas na refrigeração..dá uma zapeada no forum e no blog do forum tem muita coisa boa que serve pra gente no dia a dia boa sorte qualquer coisa é só postar abraço

              Comment


              • #52
                Postado originalmente por Otávio Ver Post
                Jairo , eu não sabia que em algum equipamento de refrigeração teria a capacidade de se inserir gás pela alta . " Ora , um equipamento de 20 tr não tem uma pressão bem maior que a pressão da garrafa " ??
                como as pressões de trabalho do 410 A são maiores e a grande maioria do fabricantes aqui no brasil não terem em seus compressores acumuladores de liquido,cameras internas ou separadores de liquido na sucção pra evitar o golpe de liquido nas palhetas e cabeçotes do compressor quando se faz a carga pela linha de gás ou sucção ...lá fora se não me engano quase todas marcas de compressores tem esses acessórios pra golpe de liquido e retorno de oleo alguns nem pedem sifão em desníveis entre as unidades ,,dependendo da marca e e modelo eu instalo sifões só pra garantir ...pelo menos os fabricantes mais tradicionais...aqui em terra brasilis geralmente faço um bom vácuo e quebro ele com o gás refrigerante ...reposição pela alta sem vácuo não é impossível mas é hiper super demorado... ...daí tem uns recursos pra dar uma acelerada nesse processo de vc fechar as valvula de alta por alguns segundos como se fosse fazer vácuo e injetar antes que o sistema de segurança desligue ..geralmente pra se fazer esse procedimento que acho que foi inventado como sempre por nós ,é bom estar em dois tecnicos ...isso pela alta obviamente e se os compressores usados aqui tivessem esses acumuladores e cameras internas vc faria a carga ou recarga pela baixa ..os fabricantes me disseram que usam esse tipo de compressor sem esses incrementos pra baixar os custos pois os compressores que tem esses recursos são bem mais caros ...as vezes faço pela baixa bem light ..é menos demorado ..injeto bem pouco e bem devagar,claro com balança ,vácuo bem feito,enfim procedimento não muda ......mesmo assim é mais rápido...enfim só no brasil mesmo...enfim é um saco...abraço
                Last edited by jairo bertoni; 25/05/14, 19:24.

                Comment


                • #53
                  Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                  ...lá fora se não me engano quase todas marcas de compressores tem esses acessórios pra golpe de liquido e retorno de oleo alguns nem pedem sifão em desníveis entre as unidades
                  Fato Jairo as fabricantes Japonesas não pedem sifão nas instalações pois tem retentores contra golpe de líquido... além dos mini splits serem dotados de compressores scroll e não rotativos como em nosso país Tupiniquim...

                  vide foto compressor scroll

                  http://kaden.watch.impress.co.jp/img...chi_3.jpg.html

                  Comment


                  • #54
                    Recarga de Gás R410A

                    Olá, também tenho duvidas quanto a recarga de gás R410A, vi uma situação igual a minha, mas, no meu caso fui instalar um split inverter panasonic de 9000, fiz as conexões, dei vácuo com a bomba e quando eu havia terminado de instalar o split então fui tirar o manifold do registro de baixa, quando tentei desenroscar o manifold(com o split deligado) vazou uma quantidade considerável de gás. O ar funciona, resfria moderadamente bem, mas as duas conexões, tanto a de baixa quanto a de alta da parte da condensadora ficam soando, indicando que há pouco gás ou está abaixo do minimo necessário dentro do sistema. A minha dúvida é, por exemplo. O sistema veio de fábrica com 850g de gás, suponhamos que vazou 200g, realmente é obrigatório fazer uma recarga completa de gás? Ou seja, injetar 850g de gás dentro do sistema, que já poderia supostamente ter 650g de gás? Se somados essas quantidades teremos 1500Kg de gás dentro do sistema. Com essa quantidade o compressor não teria problemas para operar ou até mesmo quebrar com tamanha quantidade de gás? Desde já estou agradecido, este fórum é muito rico em conteúdo.

                    Comment


                    • #55
                      Postado originalmente por Cícero Freitas Ver Post
                      Galera, só para esclarecer: A pressão lida no manômetro com o equipamento parado não pode servir de parâmetro para a carga de gás, como alguns aqui disseram. Com o equipamento parado, por mais que você consiga colocar mais fluido, a pressão nunca vai ultrapassar a pressão de saturação na temperatura ambiente, mesmo que o sistema tenha 1kg ou 500kg de gás.
                      Além disso, alguns aqui disseam que o cilindro deve ser colocado virado para baixo porque o r410 trabalha com pressão maior, e também porque não vai dar o peso exigido.
                      Na verdade, o cilindro deve ser posto de cabeça para baixo pelo seguinte motivo: o r410 é uma mistura de gases, cada um com um ponto de ebulição diferente, ou seja, se colocado na forma de vapor, o componente da mistura que tiver ponto de ebulição mais baixo vai evaporar primeiro, e não será mantida a proporção da mistura. Já na forma liquida, todos os gases que compõem este fluido vão para o sistema na proporção exata que caracteriza o r410. Quando se muda a proporção, muda-se também as propriedades termodinâmicas do fluido.
                      Parabéns aí amigo melhor resposta.

                      Comment


                      • #56
                        ola bom dia senhores e senhoras tecnicos da refrigeração

                        Comment


                        • #57
                          sou novo aqui no forum desculpe se algo de errado. bom tive um problema recente com k7 eletrolux 36000 btus, defeito apresentado, não ligava a condensadora. feito o procedimento de vefericação, foi constatado que o defeito era na condensadora, resultado, era o presostato aberto ai na linha de alta do motor, feito a substituição voltou a funcionar novamente, quem precisar esta ai dica, tenho muitas outras tambem, mas só vou postar se necessario pra auguem. desde já obrigado por m aceitarem no forum. luiz Jorge de Santarém Pará

                          Comment


                          • #58
                            Postado originalmente por Paulo Orestes Ver Post
                            Recarga de Gás R410A

                            Olá, também tenho duvidas quanto a recarga de gás R410A, vi uma situação igual a minha, mas, no meu caso fui instalar um split inverter panasonic de 9000, fiz as conexões, dei vácuo com a bomba e quando eu havia terminado de instalar o split então fui tirar o manifold do registro de baixa, quando tentei desenroscar o manifold(com o split deligado) vazou uma quantidade considerável de gás. O ar funciona, resfria moderadamente bem, mas as duas conexões, tanto a de baixa quanto a de alta da parte da condensadora ficam soando, indicando que há pouco gás ou está abaixo do minimo necessário dentro do sistema. A minha dúvida é, por exemplo. O sistema veio de fábrica com 850g de gás, suponhamos que vazou 200g, realmente é obrigatório fazer uma recarga completa de gás? Ou seja, injetar 850g de gás dentro do sistema, que já poderia supostamente ter 650g de gás? Se somados essas quantidades teremos 1500Kg de gás dentro do sistema. Com essa quantidade o compressor não teria problemas para operar ou até mesmo quebrar com tamanha quantidade de gás? Desde já estou agradecido, este fórum é muito rico em conteúdo.
                            Pessoal, se alguém puder AJUDAR seria de grande valia!

                            Sei que o R410A é um blend e que por isso teríamos que fazer a carga completa (pois a volatilização diferente faz com que "mistura" 50%/50% seja em tese alterada).

                            As dúvidas são:
                            1) Em quantidades pequenas e com o cilindro para baixo (para que a nova carga seja 50%/50%) posso fazer RECARGA? Afinal as propriedades seriam assim tão alteradas?
                            2) Mesmo sabendo que o balanço muda (talvez para digamos 60%/40%), quais são as consequencias PRATICAS disso? Menor rendimento (qto?) Maior consumo (qto?)...não sei e essa é a maior dúvida.

                            OBRIGADO POR COMPARTILHAREM.

                            Comment


                            • #59
                              Meu conselho é de quando for tirar o manifold apertar com uma mão e desrosquear com a outra para não haver fuga com ele ligado a pressão é mais baixa, outra coisa comprem a mangueira para 410 não adaptadores,sempre vaza na hora da retirada , se vazou muito você não sabe quanto foi de cada componente do gás a melhor pratica é retirar todo gás fazer um vácuo e com balança colocar o que está escrito na maquina se a linha for maior que 7,5 metros verificar no manual quanta gramas a mais deve por e fazer uma carga ´só ai vai funcionar no padrão, sempre com a botija para baixo e com balança eletrônica , espero ter ajudado

                              Comment


                              • #60
                                Bom dia.
                                tenho que teoca um aparelho de ar condicionado, mas nao é possipos troca a tubulação, qual o melhor método de limpeza, sendo que estava um com o R22 e agora vou instalar um R410?
                                Posso usar o gás R141b usando o 410 para emburrar ele?

                                Comment

                                Working...
                                X