Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

carga de gas r410a

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    poxa vejo que esse novo gás vai deixar muita gente de cabelo em pé pois cada um tem sua opniao e sites brasileiros fala coisas diferentes. complicado é saber quem ta falando a verdade! quando o r22 sair de linha vejo q os ar antigos vai tudo pro lixo né? vou começar aqui a mudar o gas do r22 pra r410 pra testar ver se funciona pois acho q sim! sou novo na area mas nada melhor q uma bancada de test!

    Comment


    • #17
      Postado originalmente por Washington Gonzaga Ver Post
      poxa vejo que esse novo gás vai deixar muita gente de cabelo em pé pois cada um tem sua opniao e sites brasileiros fala coisas diferentes. complicado é saber quem ta falando a verdade! quando o r22 sair de linha vejo q os ar antigos vai tudo pro lixo né? vou começar aqui a mudar o gas do r22 pra r410 pra testar ver se funciona pois acho q sim! sou novo na area mas nada melhor q uma bancada de test!
      mas quais são as suas duvidas? por enquanto eu não tenho encontrado problema nenhum..os mesmos cuidados que se tomam com os outros gases tem que se tomar com esse,,,

      geralmente quase todos gases que entraram no mercado para substituir os cfc´s são misturas (blend´s) que requer um certo cuidado na hora da carga ou recarga ,pois na sua grande maioria possuem caracteristicas moleculares e físicas diferentes portanto tem que se promover essa carga na forma liquida, uns dos diferenciais do R410 A em relação à grande maioria dos blend´s é que ele tem pressão de trabalho mais altas em trono de 1,6 vezes maior do que o R 22 que é o gás que ele substitue estamos falando especificamente a respeito do substituto desse gás o R22 outros substituiram o R11 e o R 12 e como a gente sabe que o R 410 A tem um rendimento melhor,não agride a camada de ozonio e tem um fator bem menor em relação ao efeito estufa,bão isso é o que os fabricantes e montadores falam pra gente ...

      a melhor maneira de se trabalhar com esse gás é seguir o que pede o manual dos fabricantes de condicionadores,no caso usar o ferramental certo da maneira certa,ter o manometro específico pra trabalhar com esse gás,balança eletronica, e vácuo,vácuo ,e vácuo feito também do jeito certo ,e o gás tem que ser injetado no sistema na forma liquida daí a exigência do cilindro estar de cabeça para baixo ...vc quebra o vácuo injetando esse gás na forma liquida com uma balança com essa quebra no vácuo já é mais de 80% da carga,depois liga o condicionador no caso de parede a parede hi wall injeta-se pela baixa lentamente em pequenas quantidades até a balança acusar que a carga está completa ...algumas balanças cortam o fluxo quando a carga configurada ou setada está completa por valvulas de serviço com schereder que já vem incorporadas a elas( as coisa estão ficando boas não é?) e que cortam o fluxo de gás quando a carga está completa claro que vc tem que setar ou configurar a balança com o peso da carga que o fabricante pede na etiqueta de dados tecnicos que geralmente vem na unidade externa e nos manuais ... desde já te digo que minha balança é a normal ou seja tem que ficar monitorando o peso...esse ano é ano da feira febrava lá vou dar uma pesquisada a esse respeito se o "dindin" der compro uma...rsrsrs

      nos sistemas acima de 5 tr´s alguns fabricante pedem para fazer isso pela linha de alta,podemos discutir isso mais tarde ...,mas desse jeito que te falei funciona bem nos dois casos...já aconteceu comigo um problema num equipamento de 20 tr´s que se teve que injetar em torno de 10 kilos de gás fiz como te disse acima sendo que o fabricante pedia em seus manuais que se injetasse o gas pela alta ..quebrei o vácuo com o gás na forma liquida pela linha de baixa e depois o restante com o condicionador ligado completei a carga pela alta ..é um pouco demorado mas fica bom...o grande ajudador é o vácuo aliado à balança eletronica ..e logicamente o bom senso mas tenho certeza que os colegas vão postar suas experiencias e nós vamos aprendendo juntos...vou dar uma exprimida em dois engenheiros de produção e aplicação um da hitachi e outro da fujitsu e mais tarde posto o que eles falam a esse respeito abração boa sorte vai postando sua o resultado dos seus testes seja bem vindo jairo
      Last edited by jairo bertoni; 14/05/13, 07:09.

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por Washington Gonzaga Ver Post
        poxa vejo que esse novo gás vai deixar muita gente de cabelo em pé pois cada um tem sua opniao e sites brasileiros fala coisas diferentes. complicado é saber quem ta falando a verdade! quando o r22 sair de linha vejo q os ar antigos vai tudo pro lixo né? vou começar aqui a mudar o gas do r22 pra r410 pra testar ver se funciona pois acho q sim! sou novo na area mas nada melhor q uma bancada de test!
        Espero que vc não esteja querendo dizer que vai colocar o r410a em aparelhos que usam o r22 ...

        Comment


        • #19
          jairo gostei muito do que voce postou so fiquei em duvida quando voce disse que completou a carga de gas com o equipamento ligado pela linha de alta poi o equipamento com expansao na evaporadora trabalha com 270psig na linha de alta sera que nao vai igualar as pressoes do equipamento com o bujao de gas jairo desculpe so estou postando porque realmente eu nao sei abs

          Comment


          • #20
            Postado originalmente por oziro Ver Post
            jairo gostei muito do que voce postou so fiquei em duvida quando voce disse que completou a carga de gas com o equipamento ligado pela linha de alta poi o equipamento com expansao na evaporadora trabalha com 270psig na linha de alta sera que nao vai igualar as pressoes do equipamento com o bujao de gas jairo desculpe so estou postando porque realmente eu nao sei abs
            primeiro a expansão é na evaporadora por valvula de expansão termostática ..esse procedimento é pra split´s acima de 5 tr e a expansão é sempre na evaporadora ...eu questionei isso no começo ...a explicação dada é que na alta a linha é de liquido e na baixa de gás ..se vc injetar liquido na baixa pode dar golpe de liquido no compressor ,além do que na linha de retorno a mistura não seria muito homogenea ..esse equipamento é da hitachi ..inverter ..não sei de outras marcas ..mas como disse na verdade se vc fizer m vácuo legal bem feito só com a quebra do vácuo com o equipamento desligado vc já quase que completa a carga ..mesmo com solenoide na linha de liquido na partida provavelmente o retorno está cheio de liquido e pode ocorrer algum golpe de liquido nessa caso ...quando deu esse problema os tecnicos da hitachi vieram aqui pra minha cidade eles completaram a carga fizemos vários testes ..eles completaram a carga pela baixa também ..achei super demorado pela alta ...não me lembro bem a explicação do sr sergio hazuma mas acho que foi essa que te dei instalei poucas maquinas desse porte ..e foi só essa que deu esse problema ..tive que substituir o inversor e compressor ..mas como disse vou ligar na fábrica amanhã e a noite posto pra vc´s uma coisa mais concreta ..abraço jairo

            Comment


            • #21
              boa tarde, o primeiro passo e vc fazer um vácuo, e identificar quanta gramas de gás utiliza no ar, não se coloca gás por pressão mas por gramas, sobre o botijão estar de cabeça para baixo, e que o r 410 e um blend, blend significa vários gases na sua composição, e ele tem que entrar em fase liquida para ter uma mistura uniforme dos gases. Espero ter ajudado

              Comment


              • #22
                valeu jairo a sua simplicidade experiencia e dicas tira a duvida de muitos que estao a anos no ramo abs

                Comment


                • #23
                  Postado originalmente por oziro Ver Post
                  valeu jairo a sua simplicidade experiencia e dicas tira a duvida de muitos que estao a anos no ramo abs
                  obrigado pelas gentis palavras na verdade estou mais aprendendo do que ensinando..desculpe disse que ia postar as resposta do pessoal da hitachi e fujitsu sobre como proceder e como eles fazem na linha de montagem...deve ter alguma maquina injetora que faz a carga já com a quantidade de gás necessária ou prevista para cada modelo e capacidade de condicionador na correria acabei que esquecendo de ligar mas amanhã prometo que cumpro a promessa abraço

                  Comment


                  • #24
                    olá galera, gostaria de saber por onde é feita e carga de gás do r410 e qual a pressão de trabalho.

                    Comment


                    • #25
                      Recarga

                      Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                      mas quais são as suas duvidas? Por enquanto eu não tenho encontrado problema nenhum..os mesmos cuidados que se tomam com os outros gases tem que se tomar com esse,,,

                      geralmente quase todos gases que entraram no mercado para substituir os cfc´s são misturas (blend´s) que requer um certo cuidado na hora da carga ou recarga ,pois na sua grande maioria possuem caracteristicas moleculares e físicas diferentes portanto tem que se promover essa carga na forma liquida, uns dos diferenciais do r410 a em relação à grande maioria dos blend´s é que ele tem pressão de trabalho mais altas em trono de 1,6 vezes maior do que o r 22 que é o gás que ele substitue estamos falando especificamente a respeito do substituto desse gás o r22 outros substituiram o r11 e o r 12 e como a gente sabe que o r 410 a tem um rendimento melhor,não agride a camada de ozonio e tem um fator bem menor em relação ao efeito estufa,bão isso é o que os fabricantes e montadores falam pra gente ...

                      A melhor maneira de se trabalhar com esse gás é seguir o que pede o manual dos fabricantes de condicionadores,no caso usar o ferramental certo da maneira certa,ter o manometro específico pra trabalhar com esse gás,balança eletronica, e vácuo,vácuo ,e vácuo feito também do jeito certo ,e o gás tem que ser injetado no sistema na forma liquida daí a exigência do cilindro estar de cabeça para baixo ...vc quebra o vácuo injetando esse gás na forma liquida com uma balança com essa quebra no vácuo já é mais de 80% da carga,depois liga o condicionador no caso de parede a parede hi wall injeta-se pela baixa lentamente em pequenas quantidades até a balança acusar que a carga está completa ...algumas balanças cortam o fluxo quando a carga configurada ou setada está completa por valvulas de serviço com schereder que já vem incorporadas a elas( as coisa estão ficando boas não é?) e que cortam o fluxo de gás quando a carga está completa claro que vc tem que setar ou configurar a balança com o peso da carga que o fabricante pede na etiqueta de dados tecnicos que geralmente vem na unidade externa e nos manuais ... Desde já te digo que minha balança é a normal ou seja tem que ficar monitorando o peso...esse ano é ano da feira febrava lá vou dar uma pesquisada a esse respeito se o "dindin" der compro uma...rsrsrs

                      nos sistemas acima de 5 tr´s alguns fabricante pedem para fazer isso pela linha de alta,podemos discutir isso mais tarde ...,mas desse jeito que te falei funciona bem nos dois casos...já aconteceu comigo um problema num equipamento de 20 tr´s que se teve que injetar em torno de 10 kilos de gás fiz como te disse acima sendo que o fabricante pedia em seus manuais que se injetasse o gas pela alta ..quebrei o vácuo com o gás na forma liquida pela linha de baixa e depois o restante com o condicionador ligado completei a carga pela alta ..é um pouco demorado mas fica bom...o grande ajudador é o vácuo aliado à balança eletronica ..e logicamente o bom senso mas tenho certeza que os colegas vão postar suas experiencias e nós vamos aprendendo juntos...vou dar uma exprimida em dois engenheiros de produção e aplicação um da hitachi e outro da fujitsu e mais tarde posto o que eles falam a esse respeito abração boa sorte vai postando sua o resultado dos seus testes seja bem vindo jairo
                      0la jairo poderia me passar como tu faz o vacuo e recarga passo a passo pois faço*mais tenho duvidas se ta correto

                      Comment


                      • #26
                        galera,

                        estou bem satisfeito de ter entrado neste forum.
                        Agradeço a todos pelas dicas.

                        Comment


                        • #27
                          Postado originalmente por AUGUSTO CESAR Ver Post
                          galera,

                          estou bem satisfeito de ter entrado neste forum.
                          Agradeço a todos pelas dicas.
                          ok seja bem vindo...mas no que o forum te ajudou?

                          Comment


                          • #28
                            Boa noite pessoal, comecei a trabalhar com refrigeração a poucos dias e estou com dúvidas na recarga do r410a.
                            Não estou atendendo clientes por enquanto.
                            Ocorre que retirei um ar condicionado de um quarto aqui de casa e passei o mesmo para a sala de tv, porém as primeiras flanges ficaram ruins e vazou gás.
                            Já comprei a botija de r410a porém estou com dúvidas quanto como injetá-lo no sistema.
                            Li as explicações a cima porém não consegui esclarecer algumas dúvidas.

                            1º Dúvida: Tem como fazer a carga sem o uso da balança ?
                            2º Dúvida: devo injetá-lo com o compressor desligado ?
                            3º Dúvida: No meu caso, será uma recarga parcial, pois já tem refrigerante, porém não está completo; Na etiqueta indica que a carga ideal é 650g, como saber agora o quanto colocar para chegar a esse valor ?



                            Sé for possível, aqueles mais experientes poderiam deixar um passo a passo para nós iniciantes podermos seguir e assim não errar.
                            Graças a Deus estou errando no meu, o de casa, pior seria errar no ar do cliente.

                            Desde já agradeço, e espero não estar atrapalhando.
                            Last edited by José Henrique; 29/01/14, 20:17.

                            Comment


                            • #29
                              bom dia sei que nao passo ligar o compressor em quanto esto caregando gas na forma liquido nem carregar com o compressor ligado usando r410a pergunto como faço se o botijao estiver pela metade e nao atingir a pressao ideal alquem saberia explicar desde ja obrigado
                              Last edited by Lourival Silva; 09/02/14, 14:27.

                              Comment


                              • #30
                                jose vc tem que retirar todo gas que restou no sistema jugar fora o r410 noa se pode fazer recarga pois ele e uma mistura de dois gazes e tem que carregar com o butijao de cabesa para baixo para no desbalansiar a mistura depois faz o vacuo e carrega pelo poso coloca as 650g que pede o fabricante pronto tudo ok

                                Comment

                                Working...
                                X