Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

carga de gas r410a

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Eduardo7
    replied
    Postado originalmente por Washington Gonzaga Ver Post
    poxa vejo que esse novo gás vai deixar muita gente de cabelo em pé pois cada um tem sua opniao e sites brasileiros fala coisas diferentes. complicado é saber quem ta falando a verdade! quando o r22 sair de linha vejo q os ar antigos vai tudo pro lixo né? vou começar aqui a mudar o gas do r22 pra r410 pra testar ver se funciona pois acho q sim! sou novo na area mas nada melhor q uma bancada de test!
    Espero que vc não esteja querendo dizer que vai colocar o r410a em aparelhos que usam o r22 ...

    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por Washington Gonzaga Ver Post
    poxa vejo que esse novo gás vai deixar muita gente de cabelo em pé pois cada um tem sua opniao e sites brasileiros fala coisas diferentes. complicado é saber quem ta falando a verdade! quando o r22 sair de linha vejo q os ar antigos vai tudo pro lixo né? vou começar aqui a mudar o gas do r22 pra r410 pra testar ver se funciona pois acho q sim! sou novo na area mas nada melhor q uma bancada de test!
    mas quais são as suas duvidas? por enquanto eu não tenho encontrado problema nenhum..os mesmos cuidados que se tomam com os outros gases tem que se tomar com esse,,,

    geralmente quase todos gases que entraram no mercado para substituir os cfc´s são misturas (blend´s) que requer um certo cuidado na hora da carga ou recarga ,pois na sua grande maioria possuem caracteristicas moleculares e físicas diferentes portanto tem que se promover essa carga na forma liquida, uns dos diferenciais do R410 A em relação à grande maioria dos blend´s é que ele tem pressão de trabalho mais altas em trono de 1,6 vezes maior do que o R 22 que é o gás que ele substitue estamos falando especificamente a respeito do substituto desse gás o R22 outros substituiram o R11 e o R 12 e como a gente sabe que o R 410 A tem um rendimento melhor,não agride a camada de ozonio e tem um fator bem menor em relação ao efeito estufa,bão isso é o que os fabricantes e montadores falam pra gente ...

    a melhor maneira de se trabalhar com esse gás é seguir o que pede o manual dos fabricantes de condicionadores,no caso usar o ferramental certo da maneira certa,ter o manometro específico pra trabalhar com esse gás,balança eletronica, e vácuo,vácuo ,e vácuo feito também do jeito certo ,e o gás tem que ser injetado no sistema na forma liquida daí a exigência do cilindro estar de cabeça para baixo ...vc quebra o vácuo injetando esse gás na forma liquida com uma balança com essa quebra no vácuo já é mais de 80% da carga,depois liga o condicionador no caso de parede a parede hi wall injeta-se pela baixa lentamente em pequenas quantidades até a balança acusar que a carga está completa ...algumas balanças cortam o fluxo quando a carga configurada ou setada está completa por valvulas de serviço com schereder que já vem incorporadas a elas( as coisa estão ficando boas não é?) e que cortam o fluxo de gás quando a carga está completa claro que vc tem que setar ou configurar a balança com o peso da carga que o fabricante pede na etiqueta de dados tecnicos que geralmente vem na unidade externa e nos manuais ... desde já te digo que minha balança é a normal ou seja tem que ficar monitorando o peso...esse ano é ano da feira febrava lá vou dar uma pesquisada a esse respeito se o "dindin" der compro uma...rsrsrs

    nos sistemas acima de 5 tr´s alguns fabricante pedem para fazer isso pela linha de alta,podemos discutir isso mais tarde ...,mas desse jeito que te falei funciona bem nos dois casos...já aconteceu comigo um problema num equipamento de 20 tr´s que se teve que injetar em torno de 10 kilos de gás fiz como te disse acima sendo que o fabricante pedia em seus manuais que se injetasse o gas pela alta ..quebrei o vácuo com o gás na forma liquida pela linha de baixa e depois o restante com o condicionador ligado completei a carga pela alta ..é um pouco demorado mas fica bom...o grande ajudador é o vácuo aliado à balança eletronica ..e logicamente o bom senso mas tenho certeza que os colegas vão postar suas experiencias e nós vamos aprendendo juntos...vou dar uma exprimida em dois engenheiros de produção e aplicação um da hitachi e outro da fujitsu e mais tarde posto o que eles falam a esse respeito abração boa sorte vai postando sua o resultado dos seus testes seja bem vindo jairo
    Last edited by jairo bertoni; 14/05/13, 07:09.

    Leave a comment:


  • Washington Gonzaga
    replied
    poxa vejo que esse novo gás vai deixar muita gente de cabelo em pé pois cada um tem sua opniao e sites brasileiros fala coisas diferentes. complicado é saber quem ta falando a verdade! quando o r22 sair de linha vejo q os ar antigos vai tudo pro lixo né? vou começar aqui a mudar o gas do r22 pra r410 pra testar ver se funciona pois acho q sim! sou novo na area mas nada melhor q uma bancada de test!

    Leave a comment:


  • Bruno Damião
    replied
    acabei de ter uma aula de R410.
    parabens a todos.

    Leave a comment:


  • Cícero Freitas
    replied
    Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
    Parabéns Cícero! Ótima explicação.
    Valeu, Eduardo.

    Leave a comment:


  • Eduardo7
    replied
    Postado originalmente por Cícero Freitas Ver Post
    Galera, só para esclarecer: A pressão lida no manômetro com o equipamento parado não pode servir de parâmetro para a carga de gás, como alguns aqui disseram. Com o equipamento parado, por mais que você consiga colocar mais fluido, a pressão nunca vai ultrapassar a pressão de saturação na temperatura ambiente, mesmo que o sistema tenha 1kg ou 500kg de gás.
    Além disso, alguns aqui disseam que o cilindro deve ser colocado virado para baixo porque o r410 trabalha com pressão maior, e também porque não vai dar o peso exigido.
    Na verdade, o cilindro deve ser posto de cabeça para baixo pelo seguinte motivo: o r410 é uma mistura de gases, cada um com um ponto de ebulição diferente, ou seja, se colocado na forma de vapor, o componente da mistura que tiver ponto de ebulição mais baixo vai evaporar primeiro, e não será mantida a proporção da mistura. Já na forma liquida, todos os gases que compõem este fluido vão para o sistema na proporção exata que caracteriza o r410. Quando se muda a proporção, muda-se também as propriedades termodinâmicas do fluido.
    Parabéns Cícero! Ótima explicação.

    Leave a comment:


  • oziro
    replied
    sou daqueles tecnico ainda a moda antiga sem muitos termos tecnicos por isso me descupem se me expressei mal mais ainda chego la abs

    Leave a comment:


  • Cícero Freitas
    replied
    Galera, só para esclarecer: A pressão lida no manômetro com o equipamento parado não pode servir de parâmetro para a carga de gás, como alguns aqui disseram. Com o equipamento parado, por mais que você consiga colocar mais fluido, a pressão nunca vai ultrapassar a pressão de saturação na temperatura ambiente, mesmo que o sistema tenha 1kg ou 500kg de gás.
    Além disso, alguns aqui disseam que o cilindro deve ser colocado virado para baixo porque o r410 trabalha com pressão maior, e também porque não vai dar o peso exigido.
    Na verdade, o cilindro deve ser posto de cabeça para baixo pelo seguinte motivo: o r410 é uma mistura de gases, cada um com um ponto de ebulição diferente, ou seja, se colocado na forma de vapor, o componente da mistura que tiver ponto de ebulição mais baixo vai evaporar primeiro, e não será mantida a proporção da mistura. Já na forma liquida, todos os gases que compõem este fluido vão para o sistema na proporção exata que caracteriza o r410. Quando se muda a proporção, muda-se também as propriedades termodinâmicas do fluido.

    Leave a comment:


  • wallace sabino
    replied
    costumo colocar 128 psi

    Leave a comment:


  • oziro
    replied
    lourival se voce quer fazer uma carga correta voce deve ter uma balanca colocar o bujao de cabeça par baixo e com o ar condicionado desligado apos completar a carga voce deve aguardar pelo menos 20 minutos ate que o fruido se expanda ai voce ja pode ligar o ar nao esqueça voce nao pode colocar fruido na forma liquida com o ar funcionando pois vai fazer calço hidraulico e vai travar o compressor se voce colocar r 410a na forma gasosa a carga vai ficar falsa nao vai dar o peso exigido pelo fabricante um abraços a todos

    Leave a comment:


  • lourival
    replied
    amigo nivaldo nao se pode vira o botijao de cabesa para baicho no transporte nao p recarga do sistema abraço

    Leave a comment:


  • nivaldo.bru
    replied
    André, boa noite meu amigo.
    Sou novo no assunto R410A, porem no recipiente onde é envasado esse gás p/ Du pont...vem um desenho na forma de aviso que não pode virar o bujão de ponta cabeça...inclusive o que vc citou é correto, pois o SUVA 410A é uma mistura de fluidos e deve entrar no estado liquido p/ dentro da maquina.
    Abraços!

    Nivaldo.

    Leave a comment:


  • lourival
    replied
    valel a dica andre encontrei obrigado

    Leave a comment:


  • lourival
    replied
    boa noite pesoal alguem sabe me indicar um site que eu posa compra um bom detector de fuga do r410 obrigado

    Leave a comment:


  • lourival
    replied
    valeu a dica AED obrigado

    Leave a comment:

Working...
X