Atualizado em 18/11/2019 por Gabriela Giacomini
Redação do Portal WebArCondicionado

Como você define o grau de satisfação dos seus clientes com o seu atendimento? Responda para si mesmo com toda a sinceridade. Você gostaria de receber na sua casa ou no seu estabelecimento comercial um instalador de ar-condicionado como você?

Hoje levantamos esse questionamento considerando um assunto que está em alta nos negócios e precisa ser priorizado se você quer conquistar mais serviços: a experiência do cliente.

Na verdade, esse assunto é aplicável a todos os segmentos, mas hoje iremos falar sobre a importância no setor de ar-condicionado e o que deve ser feito para que isso possibilite bons resultados para o seu desempenho.

Portanto, a seguir você irá ver:

  • Quais são as boas práticas que todo profissional deve seguir
  • O que deve ser proibido nessa atuação
  • Vantagens da boa experiência do cliente

Alguns aspectos dessa jornada podem parecer bastante sutis, mas têm a chance de fazer toda a diferença para a pessoa que está contratando o seu trabalho, trazendo benefícios para você também, como veremos a diante.

Boas práticas que todo Instalador de Ar-Condicionado deve seguir

Qualificação

O primeiro mandamento do nosso manual de como entregar uma ótima experiência ao cliente é investir em qualificação. E não estamos falando exclusivamente em pagar cursos caros e renomados.

Claro que, se você tem a oportunidade de fazer isso, o ideal é aproveitar esse benefício (aliás, você pode ver aqui os últimos Cursos e Eventos do setor), mas nosso foco também engloba o tempo de estudo.

Já publicamos aqui em nosso blog uma postagem sobre a prostituição do setor de ar-condicionado, e recebemos muitos comentários de profissionais desestimulados devido à existência de muitos “penduradores” de ar – ou seja, pessoas que se dizem profissionais e atuam sem ter um embasamento técnico, o que acaba desvalorizando a profissão por cobrarem valores inferiores.

Com certeza o mau desempenho desse “serviço” acaba sendo percebido pelo cliente posteriormente, que se dará conta da importância de contratar um profissional qualificado, e não ir pelo “mais barato”.

Portanto, fazer um serviço limpo e competente são pré-requisitos para satisfazer a clientela. Estudar e atualizar seu conhecimento em climatização são o caminho para oferecer um serviço agradável ao contratante.

Garantia

Além disso, disponibilizar a garantia do serviço prestado também é necessário, se colocando à disposição inclusive para esclarecer possíveis dúvidas e solicitações.

Essa abertura aliada a um bom atendimento pode ser um diferencial do seu trabalho, pois aproxima o cliente e torna o relacionamento um ponto positivo dos seus serviços.

Educação e capricho

Existem outras várias atitudes que podem ser aplicadas no dia a dia de trabalho para garantir um serviço e atendimento de excelência, como executar um trabalho limpo e caprichado, por exemplo. Os profissionais que se preocupam com os detalhes estão um passo à frente dos demais.

Até mesmo um “bom dia!” ou “boa tarde!” dado com um sorriso no rosto pode influenciar para o cliente. Profissionais que conseguem unir competência e uma presença agradável na casa do cliente aumentam as chances de conseguir novos trabalhos.

O que NÃO fazer no serviço ao cliente

Não podemos nos restringir a orientar sobre como melhorar a experiência do usuário sem dar atenção também ao que você NÃO deve fazer. Considerando que explicamos acima sobre como o investimento em conhecimento é importante, fica implícito que não é adequado adentrar no setor sem ter uma instrução apropriada.

Desonestidade

No entanto, precisamos ir além disso, e falar também sobre um fator de peso no jogo: a honestidade do profissional. Possuir o certificado de diversos cursos e anos de experiência podem ser grandes diferenciais, mas podem perder credibilidade caso você minta para o cliente ou aumente o problema, cobrando um preço mais elevado por um conserto simples e assim levando vantagem.

Podemos refletir melhor sobre essa questão com o vídeo abaixo, onde o programa CQC, da Band exibiu um quadro que testava a honestidade de profissionais de diversas áreas. No caso dos técnicos de ar-condicionado, colocaram uma câmera escondida para simular a situação de uma cliente que queria o orçamento de um simples problema no aparelho.

Os valores e as explicações dadas variaram bastante, conforme você pode ver:

Por isso, seja franco com os seus clientes e dê a real situação do problema, favorecendo assim a experiência com o seu serviço.

Falta de senso com Horários

Outra coisa que influencia muito no seu sucesso com o cliente é como você se comporta em situações que podem parecer um detalhe pra você, mas faz uma grande diferença na vida de quem você atende.

Por exemplo: alguma vez você já ligou para um cliente ou entrou em contato fora do horário comercial? Isso não é nem um pouco indicado, pois muitas pessoas se incomodam de serem contatadas por serviços em sua hora de descanso.

Por isso, nunca ligue ou fique mandando mensagem para um cliente depois das 21h ou às 6h, por exemplo. Prefira fazer contato entre as 9h e no máximo até umas 20h, eliminando os riscos de importuná-lo. Caso contrário, você terá grandes chances de perder seu serviço. Anotado?

 

Vantagens da boa experiência do cliente

Após chegar até aqui você pode estar pensando “ok, mas o que eu ganho com tudo isso?”. Afirmamos com toda a certeza de que não são poucos os benefícios resultantes de um cliente satisfeito.

Além da boa reputação e da confiança no seu trabalho que acabam sendo conquistados naturalmente, é preciso considerar que o cliente irá lembrar de você e voltará a te contatar para possíveis pedidos de manutenção preventiva e corretiva, sendo uma grande oportunidade de fidelizá-lo.

Além disso, o cliente que passa por boas experiências ajuda na divulgação do seu serviço automaticamente, indicando o seu contato para outras pessoas que precisam de um profissional atencioso e capacitado. Detalhes como esse podem aumentar o seu faturamento e fortalecer o seu trabalho, trazendo resultados positivos no final do mês.

Viu só como é importante pensar na experiência do cliente? Esperamos que você priorize essas observações no seu serviço e tenha um ótimo retorno. Se quiser, compartilhe com a gente um comentário sobre o seu relacionamento com o seu público.