Por ABEMEC-RS

ABEMEC-RS organiza seminário sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) no dia 03 de dezembro na Ulbra

O correto uso do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) garante a boa qualidade do ar do ambiente melhorando a saúde das pessoas que utilizam naquele local, pois um aparelho de ar-condicionado operando com eficiência evita a proliferação de ácaros, fungos e bactérias causadoras de problemas respiratórios. Além disso, o PMOC prevê economia de energia do aparelho e aumenta sua vida útil. Isto reduz gastos com manutenção, compra de materiais e economia na conta de luz.

Segundo o presidente da ABEMEC-DF (Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, secção DF), Gutemberg Rios, a qualidade do ar provido por esses aparelhos é uma questão de saúde pública.

— Nesse contexto, o debate do PMOC faz-se necessário diante dos riscos que a falta de manutenção e controle desses aparelhos pode ocasionar ao seu público usuário, como doenças e outros problemas. — Complementa Rios.

O PMOC está previsto pelo Ministério da Saúde desde 1998 através da portaria nº 3.523. Mas apenas em 2018 foi publicada a Lei nº 13.589 que passou a exigir o PMOC em todo edifício de uso público ou coletivo que possua ambientes com sistema de ar interior climatizado artificialmente.

O Seminário Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial (SEIEMI) sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) ocorrerá no dia 03 de dezembro, na Ulbra, em Canoas, das 15h às 21h40.

Devido às precauções com o Coronavírus todas as medidas de segurança serão tomadas e o ambiente será desinfectado pela equipe da GHS Brasil, empresa parceria do evento.

O evento é organizado pela ABEMEC-RS, em conjunto com a ABEMEC-DF e Engenharia & Prosa, e patrocinado pelo sistema CONFEA-CREA, MÚTUA e GHS Brasil. Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla no link https://www.sympla.com.br/seiemi-pmoc-rs__785427.