Estudo mostra que capacidade do país deverá ser excedida na próxima década
EUA Podem Sofrer com Apagões

EUA Podem Sofrer com Apagões: conheça as causas e as alternativas para evitar o problema./Imagem: Reprodução.

De acordo com pesquisa publicada na revista especializada Earth’s Future, a demanda nos Estados Unidos tende a aumentar em 8% no nível mais baixo de consumo e em 13% no período de alto consumo.

O estudo mostra que os EUA podem sofrer com apagões prolongados, causados por mudanças climáticas e aumento no uso de ar-condicionado no verão. A realidade será diferente se elevarem a capacidade de energia e melhorarem a eficiência energética dos aparelhos.

Sem uma ação significativa da população mundial e de governantes, as temperaturas globais provavelmente excederão o limite de 2 graus Celsius até o final do século. A pesquisa é a primeira a projetar equipamentos de ar-condicionado residenciais em larga escala.

O levantamento incorpora a temperatura do ar e os índices de calor, umidade e desconforto observados e previstos com o uso de aparelhos em residências estatisticamente representativas nos Estados Unidos.

A coleta das informações é feita pela Administração de Informações sobre Energia dos EUA (EIA) e ocorreu entre 2005 e 2019.

“Tentamos isolar apenas o impacto das mudanças climáticas”, afirma Renee Obringer, engenheira ambiental da Penn State University e principal autora do novo estudo.

As análises projetaram mudanças na utilização apenas por influência do clima e desconsideram possíveis aumentos populacionais, mudanças na riqueza, comportamento ou outros fatores conhecidos por afetar a demanda de ar-condicionado.

Sistema de Energia Pode Quebrar nos Próximos Anos

Melhorias tecnológicas na eficiência em ares-condicionados devem fornecer o resfriamento adicional necessário para atingir os níveis atuais de conforto após o aumento de 2 graus da temperatura global sem aumento da demanda por eletricidade, conforme o estudo.

Seria necessário aumentar a eficiência de 1% a 8%, dependendo dos padrões estaduais existentes e do crescimento esperado do local.

“É um aviso claro para nós, que não podemos continuar fazendo como hoje, ou nosso sistema de energia vai quebrar nas próximas décadas” declara Susanne Benz, geógrafa e cientista do clima da Universidade Dalhousie em Halifax, que não participou do estudo.

Sem capacidade suficiente para atender à demanda, as concessionárias de energia podem ter que encenar apagões durante ondas de calor para evitar falhas na rede.

Leia também:

Planeta Possui 4,26 Quatrilhões de BTU em Ar-Condicionado
Ar-Condicionado Eficiente Possibilita Economia

“Já vimos isso na Califórnia. Os fornecedores de energia estaduais tiveram que instituir apagões porque não podiam fornecer a eletricidade necessária”, contextualiza Obringer. O estado atribuiu 599 mortes ao calor, mas o número real pode ter sido próximo de 3,9 mil.

Consumo de energia podem chegar a números exorbitantes

Em uma estimativa, o estudo prevê os maiores crescimentos em quilowatts-hora de demanda de eletricidade nas regiões Sul e Sudoeste.

Se as residências do Arizona aumentassem o uso de ar-condicionado pelos previstos 6% necessários para 1,5 graus Celsius de aquecimento global, totalizando 30 por mês, colocaria a demanda adicional de 54,5 milhões de quilowatts-hora na rede elétrica mensalmente.

“Alguns dos maiores aumentos na demanda atual são esperados nos estados do Centro-Oeste, sobrecarregando a capacidade de energia. A demanda adicional de crescimento da temperatura global de 1,5 graus Celsius para 2, pode triplicar a necessidade em Indiana e Ohio”, explica Obringer.

O cuidado com consumo e aparelhos com maior eficiência energética são fundamentais. As fabricantes apostam em estudos e na criação de equipamentos que consomem menos energia e o objetivo é alcançar resultados cada vez mais expressivos nas próximas décadas.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: