Profissionais do setor da climatização foram convidadas pela Samsung para falarem sobre os desafios encontrados em um mercado predominantemente masculino

São Paulo, março de 2021 – União e capacitação: são essas as chaves para que mais mulheres possam ampliar sua participação no setor de climatização. Na noite da última quarta-feira (17), o Samsung Climatiza, programa de especialização e treinamento para profissionais de instalação e assistência técnica de ar-condicionado, organizou o seu primeiro webinar, com a participação de profissionais do setor que buscam, cada vez mais, debater os desafios desse mercado e incentivar a presença de mais mulheres.

O evento virtual foi apresentado por Natália Monteiro, Instrutora de Treinamento na Allis, parceria da Samsung e com foco na divisão de ar-condicionado da marca, que falou sobre os planos do Samsung Climatiza para continuar a capacitar mais instaladoras pelo país: “O Entre Elas é para isso, ajudar e capacitar cada vez mais mulheres. Fico feliz em ter esse momento, ainda que à distância, mas em breve vamos implantar treinamentos regionais só para mulheres, aproximando ainda mais todas essas profissionais do Brasil”.

A Samsung também foi representada por Adriana Mori, diretora da área de Legal & Compliance e líder do Comitê de Mulheres da companhia. Segundo Mori, é importante colocar em evidência mulheres com histórias inspiradoras para que as novas gerações se sintam encorajadas a buscar espaço no mercado da climatização. “Precisamos sempre colocar esse tema em pauta e discuti-lo, como fazemos em todas as áreas da empresa com o Women at Samsung para incentivar as mulheres a executar trabalhos que antes eram quase exclusivos dos homens. Queremos que o mercado seja mais igualitário, com mulheres que são mães, esposas, ótimas profissionais e líderes em suas empresas”, ponderou.

A primeira edição do Entre Elas contou ainda com cinco convidadas de diferentes áreas do setor de climatização: Joana Canozzi, líder de desenvolvimento de negócios e área técnica da Chemours e vice-presidente do comitê de mulheres da Abrava, Rosana Paixão, engenheira eletricista da Elistec Elétrica, Jossineide Oliveira e Silva, professora do Senai Rondônia e diretora técnica da Vento Sul,  Jô Silva, diretora da Bless Climatização, e Gisieli Severo, técnica de refrigeração da Severo Climatização & Elétrica.

O webinar ficou marcado por histórias de superação, como destacou Rosana Paixão: “Não é fácil e muitas mulheres acabam desistindo. Mas aos poucos estamos mudando esse cenário e nos sobressaindo. Precisamos mudar essa cultura com força, sabedoria e atitude”. Para Jossineide Silva, a “união só tem a fortalecer as mulheres”, enquanto Jô Silva pediu que as próximas gerações enfrentem o medo e se apoiem nas colegas de profissão.

Joana Canozzi e Gisieli Severo ressaltaram a importância dos programas de capacitação e treinamento, como o Samsung Climatiza. “Em 2015, quando comecei a fazer meus treinamentos com fabricantes, praticamente eu era a única mulher e eu morria de medo e vergonha. A criação dos grupos de mulheres foi importante para transformar isso tudo. Hoje, os fabricantes, assim como a Samsung, passaram a dar mais visibilidade a nós mulheres. E o Entre Elas é mais uma iniciativa da Samsung, que abre as portas para as mulheres. É maravilhoso. Não há maior reconhecimento do que ouvir de outras mulheres que somos inspiradoras”, concluiu Severo.

Sobre o Samsung Climatiza

O Samsung Climatiza é um programa de capacitação e treinamento de profissionais de instalação e manutenção de equipamentos de ar-condicionado criado pela Samsung. Além de um site exclusivo, a plataforma também oferece um aplicativo com download gratuito na Play Store.

No app, o instalador encontra todo o catálogo de equipamentos de ar-condicionado da Samsung no Brasil, dicas de instalação e manutenção, suporte técnico online, lista de códigos de erro para consulta, calculadora de capacidade, tutoriais em vídeo, agenda, um espaço de perguntas frequentes e um canal direto com a Samsung através do “Alô, Climatiza” para sanar dúvidas.

Com um scanner de códigos de barra, o aplicativo do Climatiza consegue identificar com precisão o modelo e a versão dos equipamentos Samsung. Além disso, é possível procurar lojas parceiras e indicar aos clientes o melhor lugar para comprar novos produtos ou peças que precisam ser repostas, inclusive com opções para compra online. Assim como no site, os instaladores poderão se inscrever em treinamentos para continuar o processo de capacitação, tão importante para os próprios profissionais, para a Samsung e para os consumidores.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED.

Por Samsung